sábado, 24 de dezembro de 2011

Arruma a mala aê!

Que viajar é bom demais, eu não tenho dúvida! Assim como também não tenho dúvida de que arrumar a mala é muito chato! Mais chato que isso, só desfazê-la na volta... mas isso é papo para depois!
Pois bem. As férias estão aí, a maioria das pessoas aproveita este tempo para sair da rotina, fazer algo diferente, conhecer lugares ou simplesmente rever amigos.
Quando você arruma a sua mala, você é do tipo contido ou do tipo esbanjador?
O contido é aquele que leva pouquíssimas peças que combinam entre si, e não se dá a opção de acordar naquele dia de não-quero-essa-roupa-hoje! Já o esbanjador é aquele que leva duas malas e uma valise para passar um fim de semana. Convenhamos: Nem tanto, nem tão pouco! Você já parou para pensar em como se arruma uma mala? Você é do tipo que nunca pensou nisso, mas gostaria de aprender? Se você acha uma bobagem tudo isso, e que esse post não serve para você, pode encerrar a leitura por aqui mesmo, foi um prazer, e a gente se vê em outro texto mais oportuno. Mas se você é do tipo que aprender nunca é demais e pensa que na verdade estava mesmo procurando saber um pouco mais sobre o assunto, seu lugar é aqui! Portanto, relaxe, aproveite a leitura e já vá escolhendo o roteiro. 
É claro que o tamanho da mala e a preparação para arrumá-la dependem da "dimensão" dessa viagem. Quanto mais longa, ou mais distante, maior o tempo de antecedência, porque há mais detalhes a se arrumar. Vamos imaginar uma viagem de 7 a 10 dias de duração!

- Uma semana antes:
Prepare uma lista com tudo o que você precisa providenciar. Separe em categorias como: Comprar, Lavar, Separar (Roupas e Acessórios), Extras. De preferência deixe em um lugar visível, pois você pode ir acrescentando o que for lembrando aos poucos.
Defina os tipos de programa que fará na viagem, assim você pode selecionar o estilo que pretende adotar durante esses dias. Se houver algum evento formal, ou noturno, você precisará separar roupas e acessórios específicos.
Se a sua hospedagem for em casa de amigos ou parentes, onde você tenha a possibilidade de lavar algumas roupas, sua necessidade de peças, diminui bastante.

- 4 dias antes:
Providencie a compra do que você precisará usar enquanto estiver viajando. A antecedência é necessária, pois pode acontecer de não encontrar em um só dia o que você está procurando. Assim ainda dá tempo. Algumas coisas mais simples podem ser compradas no local onde você irá, porém, vale a pena lembrar que em todo destino turístico as coisas custam mais caro. Não se esqueça de comprar alguns analgésicos que esteja acostumado, assim como protetor solar, shampoo, sabonete, creme dental e escova de dente para viagem.
É hora também de lavar as roupas ou sapatos que pretende colocar na mala. Esta antecedência permite que as roupas sequem mesmo se o tempo estiver chuvoso e frio. Isso, claro, para quem não tem secadora. Caso seja necessário, recorra a uma lavanderia.
Carregue pilhas, baterias e verifique se o cartão de memória da câmera fotográfica está vazio.
Verifique a previsão do tempo. Hoje em dia a maioria dos sites já fornece a previsão, com alguma segurança, para até 10 dias de antecedência. Isto o ajudará a se planejar. Alguns sites são:

- 1 dia antes:
Carregue seu celular, caso vá levá-lo na viagem. Aproveite e já coloque o carregador em um lugar onde você não vá esquecer.
É o momento de arrumar a mala. Recorra à lista e separe em cima da cama (ou outro lugar que prefira!) tudo o que você escreveu. É uma boa hora para verificar se não andou exagerando na escolha das peças. Coloque as peças maiores e mais pesadas por baixo. Evite colocar peças claras no fundo da mala, pois podem sujar. Há quem prefira enrolar (como um rocambole) as camisetas. Eu prefiro dobrá-las de um tamanho proporcional ao tamanho da mala para criar menos volume. Os objetos extras, como secador de cabelos, escovas, necessaires, devem ser colocados entre as roupas, nos vãos que se formam. Os acessórios devem ser usados com parcimônia, para não carregar coisas demais, portanto, escolha apenas um ou dois cintos, pares de brincos ou pulseiras, e lenços. No caso dos sapatos leve um par bem confortável para andar (pode ser tênis), um mais "arrumadinho" e um chinelo. Isso basta. Quanto às meias e roupas íntimas, leve sempre de 3 a 5 peças a mais do que o número de dias que durar a viagem. Uma boa maneira de carregá-las é usar aqueles saquinhos de malha que tantas sapatarias oferecem. Fica tudo organizado, e você pode separar um deles para colocar as roupas sujas. Assim, na volta você não mistura a roupa limpa com a roupa usada. Partes de baixo (calças, shorts ou saias) podem ser umas 3, pois elas se repetem. Já as camisetas, blusinhas ou camisas, leve cerca de 2 a 5 a mais do que o tempo da viagem. Não se esqueça de separar uma roupa confortável para viajar na ida e na volta. Leve alguma opção de casaco, tendo em mente que ele precisa combinar com as outras peças que você está levando.
Arrume a mala e vá marcando na sua lista as coisas que já foram guardadas. Pode ser que algum objeto só possa ser colocado na mala na hora de sair. Assim você não esquece nada e não precisa revirar o que já está arrumado para verificar se um determinado objeto já foi guardado. Para terminar, reveja a lista e faça os ajustes finais. Evite levar a mala muito cheia, pois algumas comprinhas são inevitáveis e assim não faltará espaço na volta. Além disso, não sei explicar por qual razão, as roupas "crescem" na viagem e o mesmo espaço que se usou na ida, não comporta a mesma quantidade de peças na volta. Não sei porque, só sei que é assim!
Verifique, por último, se está com toda a documentação necessária guardada.
Depois é só fechar a mala. (Se tiver que sentar em cima para conseguir fechar, desfaça a mala e comece de novo! Brincadeira! (rs)... mas reveja algumas escolhas... tem coisa desnecessária aí!)

É isso! Espero ter ajudado...

Bon voyage

Até a volta...

Um comentário:

  1. Detesto fazer malas...chego a sentir um "troço" no estômago só em pensar...mas ao contrario das outras pessoas, adoro desarrumá-las!!! Acho tão mais fácil ao chegar, separar o que está sujo (para lavar) e guardar o que não foi usado. Num instantinho, minhas roupas voltam para o lugar!!!!

    ResponderExcluir