sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Amigas, amigas, receitas a parte!

Sou uma pessoa sensível. Quem vê nem acredita muito, mas eu sou. E sou sensível em aspectos diferentes. Geralmente confundimos sensibilidade com delicadeza. Dizemos até de forma pejorativa que alguém "é muito sensível" como sinal de "frescura". Minha sensibilidade é no sentido literal da palavra: de sentir em demasia. Tudo me afeta. Seja no aspecto físico - calor demais ou frio demais me causam "alergia"- seja no aspecto emocional - choro e rio com a mesma facilidade - ou ainda no aspecto... como podemos dizer... intangível! O que isso significa? Bem, quer dizer que capto as coisas no ar com muita facilidade. Sou como uma antena ligada 24 horas por dia. Quando chego a tomar conhecimento de alguma coisa, no fundo eu já sabia há tempos. Isto faz com que eu "selecione" as pessoas no momento em que as conheço. Dificilmente me engano. Por conta disso, posso dizer tenho muitas pessoas especiais por perto! Sou feliz porque sei que tenho amigos queridos ao meu lado. Seria injusto citar apenas alguns, pois muitos mereceriam destaque, porém preciso mencionar aqui um desses nomes, pois foi a partir de um comentário seu aqui no blog, que eu estou escrevendo agora este post. A Marcinha! Marcinha é uma dessas minhas pessoas queridas. Dessas que a gente bate o olho e sabe de cara que vai virar amiga. Nos conhecemos há pouco tempo, mas o vínculo de amizade que temos vai além das explicações racionais. Simplesmente somos...
Pois bem, ela passou aqui e deixou um comentário no post "Parati para comer..." se queixando por não ter a receita do crepe que eu havia comido. Por isso, Marcinha, segue agora a receita do crepe, com direito a fotos tiradas por quem comeu (minha irmã! rs) e aprovou, ok? Pode fazer sem medo que vai dar certo.

Crepe

2 xícaras de leite
8 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 ovos
1/2 xícara de óleo

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. A massa deve ficar líquida, mas com uma espessura de mingau ralo. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco mais de leite. Se ficar muito líquido, acrescente um pouquinho de farinha. Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo. Despeje um pouco de massa no centro e gire delicadamente a frigideira para que a massa se espalhe para as bordas, fazendo um disco fininho. Ao observar que a parte de baixo já está se soltando, passe uma espátula para ajudar a desprender e vire o disco para que doure dos dois lados. Você pode rechear o crepe com salgados ou doces.
Crepe Salgado
Para recheio salgado, vire o disco com a parte mais crua para baixo, e sobre a massa, acrescente o recheio bem no centro. Dobre as laterais sobre o recheio pressionando com a espátula para selar a massa. Dobre um lado, depois o outro, e as pontas uma sobre a outra, formando um quadrado. Vire o crepe e deixe ficar mais douradinho. Eu hoje fiz de queijo, presunto e orégano. Outras sugestões são: frango, strogonoff, queijos fortes, carne seca, cebola, entre outros.

Recheio de Queijo e Presunto

Já os crepes doces não são fechados. Após dourar os dois lados da massa, transfira o disco para um prato, coloque o recheio em toda a massa, dobre ao meio e novamente ao meio, formando um triângulo. O recheio do meu foi nutella e banana, igual ao que eu comi em Paraty (tá lá no post que eu mencionei acima!), porém, além da calda de chocolate em cima, eu decorei também com castanha de caju picadinha. Ficou muito bom!
Vale a pena fazer!

A borda mostra como é fininha a massa
É isso!

Para finalizar, agradeço mais uma vez à Marcinha que fez com que a minha tarde fosse deliciosa! Cozinha, risadas, família, crianças, confusão... perfeito!

Até mais.

10 comentários:

  1. Cris, fiquei muito emocionada com o post, de coração...fico muito feliz em sermos amigas. Obrigada pelo carinho. Nossa amizade é mesmo sem explicação. É uma amizade daquelas que não precisa fazer nenhum esforço para que permaneça. É como se fôssemos amigas de infância...é muito bom ter uma amiga como você. Num olhar percebe que algo está acontecendo... E fico mais feliz ainda em saber que lhe proporcionei um momento em família, que é ótimo e tudo para me proporcionar a alegria de fazer uma receita que já foi testada e aprovada... garantia que dará certo,rs. Novamente Obrigada! Bjs!!! Marcinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Marcinha... o blog é personalizado. A cada dia alguém que é querido para mim se encontra um pouquinho aqui...
      O dia foi mesmo maravilhoso e sim, foi proporcionado por vc!... espero que tenha gostado da receita e que faça, pois é boa mesmo! bjs

      Excluir
  2. Eu estava lá...realmente perfeito!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lu... a ideia foi da Marcinha, mas nós que aproveitamos... he he he

      Excluir
  3. meu marido como bom franco lusitano acrescenta uma colher de sopa de rum no crepe fica uma delicia ele é um chef de cuisine e tanto beijos Milena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Milena... boa dica... na próxima vou experimentar! bjs

      Excluir
    2. ah lembrei de algo mais
      pq vc nao fala do dilema filosofico de desocupar um espaço indo para outro, a dor da transiçao e a novidade do novo.
      pode ser uma mais velha indo p mesmo endereço c uma area maior ou a mais nova pensando querendo indo p um outro... bj

      Excluir
    3. boa... adorei a ideia... assim q baixar a inspiração eu escrevo sobre isso! A mudança nem é o dilema, mas o que está em volta...kkkkk... gostei mesmo da sugestão!
      O legal é q o blog chegou em um estágio que as pessoas pedem para eu escrever sobre algumas coisas...rs

      Excluir
  4. bem, vamos la

    uma dica p vc > http://www.radar55.com/noticia/rio_de_janeiro/gastronomia/crepe_delicioso/1884.html

    xii nao ficou em html
    copia e cola
    E VISITA
    lembrando de ligar p primo qdo for! ;)

    aproveita a inspiraçao e escreve um post (eh assim q fala) sobre o reveillon pessoal (seu 17, meu 24...)

    q tal uma materia sobre queijos tb?

    mas vc fala tanto de lugares distantes, pq nao divulga a serra fluminense, principalmente a cidade do pedro. ainda mais depois de um ano da chuva

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei todas as sugestões... vou usá-las, com certeza...
      Sobre o reveillon, deixo para falar no dia mesmo!

      Agora a minha sugestão: Anote em q post vc deixou comentários para ver as respostas depois... kkkkk...bjs

      Excluir