sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ocupe seu tempo crescendo

Fim de ano. Hora de fazer um balanço de tudo o que passou e de traçar metas para o que se aproxima. Você já se perguntou, de verdade, o que deseja mudar para o próximo período? Ontem conversava com uma amiga sobre isso e, apesar de parecer loucura, perguntei a ela se realmente desejava se cuidar. Parece loucura porque pensar que se nós mesmos não queremos o nosso bem, quem irá? Mas não é bem assim. A nossa cabeça é tão louca que é capaz de nos boicotar. De conseguir que não façamos nada só para que no final as coisas não saiam como o planejado. Já até falei sobre isso aqui em alguns outros textos. Talvez isto seja mais para mim do que para qualquer outra pessoa, mas enfim... Agora repito aqui a mesma questão. Você está realmente querendo mudar? Querendo que as coisas funcionem?
Se a sua resposta é sim, acho bom começar a pensar. Você sabe a diferença entre objetivo e meta? A distinção entre eles talvez seja o diferencial que você precisa para fazer os planos darem certo. Objetivo é aquilo que queremos atingir. A meta é o objetivo quantificado. Meta prevê números. Quer um exemplo? Meu objetivo em 2013 é emagrecer. Minha meta é emagrecer 5 kg até março. Percebeu a diferença? Quando você traça uma meta você se sente mais envolvido, mais propenso a cumprir. A partir daí, é necessário traçar um plano para que a sua meta seja alcançada, senão, você vai deixá-la cair no esquecimento. Nesse momento você vai definir os passos que precisa percorrer até que chegue ao seu destino. No exemplo que eu dei, procure fazer um plano de alimentação e exercícios semanais, eleja uma roupa que você quer caber perfeitamente dentro, junte-se a um grupo para fazer caminhada, baixe um aplicativo que te ajude a controlar as atividades. Mas é importantíssimo que você registre tudo. Quanto mais você escreve os seus planos, mais se compromete a fazer o que está se propondo. Outra dica valiosa é pensar em coisas que só dependam de você para acontecerem. Desejar que uma determinada pessoa se apaixone por você, que você ganhe na loteria ou que descubra que um parente milionário lhe deixou uma herança, além de ser imprevisível, depende muito mais do destino do que das suas atitudes, portanto, é perda de tempo. Quanto mais simples e possíveis forem os projetos, maiores são as chances de sucesso.
Outra coisa fundamental é não colocar coisas muito distantes, objetivos para se cumprir por 10 meses, por exemplo, pois a chance de você desistir deles no meio do caminho é muito grande.
De resto vale a pena se comprometer com coisas simples, como ter mais tempo para você mesmo, dar mais atenção a alguém que está precisando, se comprometer a fazer um elogio por dia a alguém, fazer uma oração por aquela pessoa que perturba sua vida, adotar uma instituição de caridade, doar suas roupas usadas a cada estação. Os projetos para um ano novo podem não ser palpáveis, que gerem ganhos imediatos, ou que façam diferença direta na sua vida. Os projetos podem estar muito mais associados ao desprendimento de si mesmo, que é tão difícil quanto necessário.
De uma forma ou de outra, recicle suas energias, seus sentimentos, perdoe e se perdoe. Você não é perfeito, assim como eu também não sou. Estamos aqui a cada novo ciclo para enterdermos que a vida é um momento de aprendizado constante. 
Por isso, encerro este texto com uma frase retirada de um objeto que ganhei há tempos de uma pessoa muito especial, que diz:


Que 2013 seja um ano mais do que especial e que possibilite a todos nós muito crescimento!

Até lá.

4 comentários:

  1. Adorei a reflexão que me trouxe seu texto.
    É preciso crescer a cada dia, valorizando as pequenas coisas, que se tornam grandiosas na medida em que dão sentido a nossa vida: amar mais, doar-se aos que precisam, ouvir, calar-se, partilhar, ver e alegrar-se com meu filhos crescendo... Ter tempo pra mim...
    Um beijo e um poema de Drummond sobre o ano velho:

    Ao ano velho e caduco,
    que se despede cansado,
    daqui de Joaquim Nabuco
    venho dizer: Obrigado!

    Pelo que deste não deste
    (nem tudo se logra obter),
    pela franja azul-celeste
    que ainda se pode ver;

    pela brisa de Ipanema
    com cheiro de sal e viagens;
    por esse ou aquele poema
    e sua ronda de imagens

    pelo pouco de água clara
    que o Prefeito nos mandou,
    e pela delícia rara
    com que a rua o festejou;

    pelo riso das meninas
    a passear de bicicleta;
    pelas doces, pelas finas
    emoções da tarde quieta;

    pela santa luminosa
    que em carro de ouro sorria
    e, qual fantástica rosa,
    transformava a noite em dia;

    pela visita do neto,
    que veio e que voltará;
    pela corrente de afeto
    que a vida sempre nos dá;

    por tudo que o acaso trouxe,
    ou melhor, o coração,
    de leve, tranquilo e doce,
    e que não cabe na mão;

    da minha varanda
    aqui te agradeço, pois
    a graça do sentimento
    ilumina este momento.

    -Carlos Drummond de Andrade-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A-DO-REI seu comentário... adorei pelo comentário... adorei por ser seu... fico feliz qdo provoco reflexões... sinto que atingi meu objetivo! Amei o poema... venha sempre que sentir vontade... bjs!

      Excluir
  2. É isso Kiki... vamos aos poucos que chegamos lá! Certo?
    Bjs

    ResponderExcluir