sábado, 27 de abril de 2013

Adultos são chatos...

Adultos são chatos. Os que não são é porque conservam a alma infantil. Adultos são responsáveis, sensatos, sérios, maduros. Ou deveriam. Quando nos tornamos adultos? Será quando casamos ou saímos de casa? Quando deixamos de ser filhos para sermos pais? E que espécie de adulto somos quando nos recusamos a crescer? Problemáticos, diriam os especialistas. Crescer é inevitável. Somos arrastados pelas mudanças e se nos desviamos delas na próxima esquina elas nos atropelam. Não tem jeito. O destino de uma criança feliz é se tornar um adulto chato. Bom mesmo é ser adolescente. Nem lá, nem cá. Pena que eles não saibam disso. Ser adolescente é ter uma energia inesgotável, um futuro infinito, uma imortalidade momentânea. O adolescente pode tudo, e o que ele não pode, ele dribla. Ser adolescente é ter uma capacidade imensa de rir da vida, de dar de ombros para os conselhos dos mais velhos, é achar que nada o atinge. Eles são capazes de mergulhar de cabeça tão intensamente nas coisas que isso lhes permite declarar estar em um relacionamento sério quando este tem apenas uma semana de vida. E assim será, até o próximo relacionamento sério. O que, para eles, nem é constrangedor!
Faço questão de, dentro da minha chatice de adulta, conservar alguns hábitos que mais se parecem com os de uma adolescente. Talvez o intenso contato que mantenho com eles me facilite. Continuo cantando muito, sobretudo enquanto dirijo, e nem me importo se passo como louca que fala sozinha. Rio mais do que a maioria das pessoas que conheço. Choro na mesma proporção. Falo o que penso, ainda que com jeitinho. Gosto de piadas bobas, seriados de TV, deitar na cama e não fazer nada por uma tarde inteira e me sentir ótima com isso. Tenho mania de achar que dou conta de tudo, que está tudo errado em volta, que os romances são tudo o que realmente importa na vida. Aliás, a palavra "TUDO" deve ter sido inventada por um adolescente, afinal, os extremos fazem parte dessa etapa. 
Não posso negar que tenho meus momentos adultos. Sou obrigada a tê-los. Não gosto, mas tenho. Trabalho, respondo por meus atos, cuido de outras pessoas. Preciso ser mais que adulta em certas situações. Essa é a vida. 
Que possamos então ser adultos com uma alma mais colorida. 
Que no fim de semana possamos tirar a fantasia e voltar a ser docemente irresponsáveis.
Que o mundo seja cada vez mais repleto de crianças e que os problemas nos deem as costas.

Que seja agora! Que seja sempre...

Até mais.

2 comentários: