quinta-feira, 18 de julho de 2013

Top 5 - Portugal

Às vezes me surpreendo com a quantidade de pessoas que me pedem dicas de viagem. Primeiro porque eu não viajei tanto assim e segundo porque acham que eu já viajei tanto que me pedem informações de lugares até que eu nunca fui. Mas pensando nisso eu resolvi fazer um "top 5" de Portugal. Já tem um tempinho que voltei de lá, mas algumas coisas são memoráveis.
É claro que as coisas que agradam a uma pessoa nem sempre vão agradar a todas. Isto depende da circunstância, do gosto, da sorte... de modo geral separei algumas situações que são comuns a todos os turistas. Então, aí vão 5 coisas que eu considero interessantes por lá.
#5 - Transporte - O transporte em Portugal é bastante eficiente. Ônibus, taxis, metrô - no caso de Lisboa - e os charmosos "elétricos", que se assemelham aos nossos bondes de "Santa Tereza", são ótimos meios de se chegar onde quiser. Para os mais aventureiros tem até os "tuk-tuk", aqueles carrinhos indianos que sobem e descem as ladeiras do Porto e de Lisboa levando os turistas. É só escolher a melhor opção de acordo com o trajeto, o espírito de aventura e o bolso.
#4 - Pastel de Nata - São docinhos tipicamente portugueses feito de massa folhada assada e recheada com um creme de ovos e natas. Eu não sabia, até ir para lá, que o Pastel de Nata e o Pastel de Belém são a mesma coisa. O que torna o nome diferente é a região de procedência, sendo o segundo mais usado em Lisboa. O tal pastelzinho é uma das coisas imperdíveis por lá. Mesmo quando é ruim, ainda é bom! Facilmente encontrados em qualquer loja de comida, os pastéis de nata encantam os visitantes - e os moradores -  tornando os passeios pela cidade muito mais saborosos (e calóricos, claro!). Altamente recomendados...
#3 - Banheiros - Nas minhas andanças europeias nenhum outro lugar ofereceu tantos banheiros públicos como as cidades que visitei em Portugal. Tanto na rua quanto nos parques, shoppings e monumentos em geral, os banheiros por lá são um caso a parte. Tudo bem que não se trata de uma atração turística, mas só quem viaja e passa o dia todo na rua sabe a sensação de encontrar um banheiro limpo depois de beber muita água (ou até uma cervejinha!). Os banheiros de Portugal (e coloco o país todo porque nas cidades que visitei a situação foi a mesma) estão sempre limpos, com papel, sabonete e muitos deles com protetor de assento. Aliás, isto me chamou tanto a atenção que resolvi escrever este post quando saía do banheiro do Castelo dos Mouros em Sintra. É claro que não entrei em todos os banheiros do país, e pode acontecer de você que está lendo este texto tenha vivido situação diferente, mas a questão é que na maioria dos lugares que visitei encontrei condições bastante favoráveis no quesito "banheiro"!
#2 - Frutas - Sou uma confessa apaixonada por frutas vermelhas e silvestres de todo tipo. Quase enlouqueço com um punhado de morangos, cerejas, framboesas, amoras ou mirtilos. A Europa é o paraíso para estas frutas e seus admiradores, como eu. Pois em Portugal isso ganha um significado ainda mais especial. Morangos e cerejas lá são vendidos por peso. Sim, há bancas destas frutas e você escolhe as que quer comprar como se fossem laranjas ou tomates. Além de lindas, enormes e cheirosas, têm um sabor espetacular. Enquanto caminhava nas ruas do Porto sempre carregava comigo um saco de morangos que ia comendo pelo caminho. Alguns deles chegavam quase ao tamanho da palma de minha mão.
Além destas, havia um monte de outras frutas, mais comuns por aqui, mas igualmente bonitas e bem cuidadas à disposição de quem quisesse levá-las para casa. O  melhor disso tudo é que o preço de algumas é infinitamente mais convidativo do que aqui. Lembro-me de um exemplo que era uma caixa de 2 kg de cereja pelo equivalente a R$10,00. É ou não é para se fartar de comer?

#1 - Passeios de barco - Os rios em Portugal são um atrativo a parte. São limpos, de cor azulada e representam um verdadeiro convite a um passeio. Para se ter uma ideia, a Torre de Belém, que é tão famosa, fica à beira do Rio Tejo, e não do mar como muita gente imagina. Há passeios para todos os gostos e bolsos. Eu experimentei uma voltinha no Rio Douro, na cidade do Porto e outra, mais demorada, no Tejo em Lisboa. Achei que os dois valeram a pena. Mas se me permite um conselho: leve um bom casaco, pois o vento é cortante. E se ficar na área descoberta, um bom protetor solar também é recomendado.

De um jeito ou de outro, em Portugal há programa para todo tipo de pessoa.

Faça seu roteiro e divirta-se!

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário