domingo, 15 de setembro de 2013

Cabeça vazia...

"Cabeça vazia, oficina do diabo!" Minha avó dizia isso. Quando era mais jovem não entendia muito bem o que isto representava. Na verdade, a frase em questão quer dizer mais do que o seu simples significado. Além do sentido em si, entra em questão a crença, a espiritualidade. Se você não acredita no divino, não acredita, igualmente, naquilo que não é! Aí, entra uma outra frase dela, minha avó: "A maior façanha do diabo é nos convencer de que ele não existe". Mais uma daquelas frases que eu não alcançava o significado. Com o passar dos anos, a vida adulta, as preocupações, os medos e problemas me fizeram compreender as colocações da minha avó. E em cada momento que eu me pego pensando bobagens, criando confusões onde não existem, ou me sentindo fraca sobre as coisas que preciso decidir, eu me lembro destas frases. E aí, faço uma oração (qualquer uma!), procuro perceber porque me sinto deste jeito e, aos poucos, vou me desfazendo do meu incômodo! Por que isto acontece? O que isto tem a ver com as frases no começo do texto? É simples! Todas as vezes que você deixa sua cabeça sem ocupação dá espaço para o mal se aproximar. Temos tanta consciência de nossa fragilidade humana que vivemos em uma corda bamba. Isto nos torna suscetíveis à toda sorte de acontecimentos. É mais fácil povoarmos nossa cabecinha com maus pensamentos do que bons, porque sabemos que em algum momento seremos surpreendidos por alguma coisa ruim, e não queremos isso! O único antídoto para isto é ocupar o tempo. Não estou falando de se entupir de trabalho, até porque canalizar toda a energia em uma coisa só também é sinal de que algo não vai bem! Mas manter a mente ocupada com coisas produtivas, e que trazem prazer, é fundamental para não permitirmos que os pensamentos negativos se instalem. Segundo a crença da minha avó, que também é a minha, isto é o diabo agindo na nossa vida. Quando estamos com Deus tudo parece claro, ordenado e feliz. Não há lugar para tristeza, preocupação ou baixo astral. Por isso, pensei em algumas coisas que eu faço para não permitir que a minha cabecinha louca entre em parafuso de vez!

Vá além - não acredite que você é capaz de controlar tudo, porque você não é! Quando colocamos em um Ser Supremo a nossa vida, fica mais fácil levá-la. Não é pedir que Ele faça todas as nossas vontades, porque isto é "mimo". É compreender que alguém possa cuidar de você melhor do que você mesmo. Não precisa acreditar no mesmo Deus que eu. Pode ter vários deuses, energias, luzes ou qualquer outro nome que te faça bem! Vale do mesmo jeito.

Ocupe-se! - encontre coisas que te tragam felicidade como cozinhar para alguém, fazer um jardim, dar banho no cachorro, fazer artesanato, passear no sol, cuidar de outras pessoas. Este último, em particular, costuma trazer mais benefícios do que qualquer outro.

Conheça você mesmo - aprenda a lidar com seus próprios limites. Observe aquilo que te traz algum incômodo e evite passar por situações que causam mais estresse. Não é necessário ficar caçando aborrecimentos, embora façamos isto sem perceber muitas vezes. Fique atento a isto, pois em geral, a maioria é evitável.

E para finalizar, procure o lado bom das coisas, ria de si mesmo e entenda que viver é isto! Não há bem que dure para sempre, mas não há mal que nunca acabe... é assim vamos! Um dia após o outro...

Até mais.

4 comentários:

  1. Eu AMEEI o texto ! Você a cada dia se supera ! PRABÉENS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Julia... há dias em que os textos vêm... sozinhos... talvez seja a inspiração divina que eu falei neste mesmo texto...Bjs!

      Excluir
  2. Concordo Cris, temos que fazer uma faxina de vez enquanto e não deixar que pensamentos ruins entrem em nossas vidas em momentos de distração. Adorei o texto.

    Beijoss.
    Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certamente, Carla.. uma faxina na casa, no corpo e, sobretudo, na mente... quando temos coisas demais bloqueando a passagem não deixamos os raios de sol entrarem... e eles certamente deixam tudo mais claro!
      bjs e obrigada pelo carinho!

      Excluir