domingo, 29 de setembro de 2013

Só e bem acompanhado!

O que você sente quando vê alguém sozinho fazendo um programa que "deveria" ser coletivo? Pena, tristeza, medo de pensar se isto acontecesse com você? Há quem admita que não faz determinadas coisas sem companhia, mas a maioria das pessoas diz que não vê problema nisso. No entanto não costuma colocar a ideia em prática.
Dia desses eu saí sozinha. E não foi a primeira vez. Não estou falando de ir a um evento onde você encontrará outras pessoas conhecidas. Estou falando de sair e voltar para casa tendo como companhia apenas você mesmo! Se pudesse resumir em uma palavra esta sensação, seria como "libertador". É triste depender de outras pessoas para tornar o seu dia mais significativo. Como disse o poeta "É impossível ser feliz sozinho". Concordo em gênero, número e grau, mas em lugar nenhum ele disse que isto dizia respeito às 24 horas do seu dia. Na minha compreensão, isto faz referência a uma vida solitária e não a uns poucos momentos de uma solidão requerida.
Se você que está lendo agora faz parte do grupo que se compadece de quem sai sozinho e sem rumo por aí, saiba que a solidão está muito mais dentro de nós mesmos do que no mundo do lado de fora. Prega a outra máxima, que a sua melhor companhia é você mesmo. Se nem eu gosto de estar comigo, quem irá? É claro que ter com quem dividir as emoções e experiências, rir das coisas que acontecem ou tecer um simples comentário sobre o que se vê fazem parte da tarefa social de se mover para fora dos limites de casa, mas a grande questão é: Até que ponto se deixa de viver um pouquinho a cada dia pelo simples fato de não ter alguém para dar o braço?
Na minha trajetória já experimentei ir sozinha ao cinema, a um show, ao shopping, museu e parque. Já andei sozinha de patins, bicicleta e corri. Já sentei em um jardim para ler, já sentei em um banco para observar os pedestres, já caminhei por aí. Acredite! Sair sozinho é a melhor oportunidade de se conectar consigo e com seus pensamentos. Tomar a iniciativa de começar uma jornada (seja ela qual for!) por conta própria dá a sensação de que se pode tudo, se pode qualquer coisa.
A solidão é uma questão de estado de espirito e não de número de pessoas. É possível estar em uma multidão e se sentir a pessoa mais solitária do mundo, quem nunca ouviu isso? Ser solitário é não ter com quem contar, é não ter com quem dividir as alegrias e angústias, e se sentir mal sendo assim. Solitário é o rabugento, o que está sempre de mal com a vida, o que prefere o cinza aos dias de sol. Ser solitário depende de cada um. Depende de como se vê o mundo, os problemas e as adversidades. Porque ser solitário é não compartilhar das belezas da vida e das pessoas a despeito de seus erros e defeitos.
Ser solitário é isso! Curiosamente é quase a mesma palavra que solidário! O engraçado é que se aquele promove o isolamento, este agrega!
Se você é o tipo de pessoa que sente solidão, procure desfrutar da sua própria companhia. Invista em você mesmo. Entenda que você é avulso e independente, não sozinho!
Tenho certeza de que os seus momentos nunca mais serão vistos da mesma forma. Sejam eles sós ou acompanhados!


Até breve...

2 comentários:

  1. Se tem uma coisa que eu detesto é fazer qualquer coisa sozinha! Na maioria das vezes deixo de comer porque não tenho companhia... Acho que nunca parei pra pensar no quanto posso aproveitar de mim mesma nos momentos em que não tenho ninguém comigo...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Rel, a maioria das pessoas age assim como vc descreveu! Você não está sozinha! rs...
    Posso te assegurar que a sua companhia é maravilhosa. Experimente conhecê-la... verá que é libertador, como eu falei! Os outros vem e vão... nós permanecemos conosco e, ao contrário do que se pensa, não tem nada de triste nisso! Bjs

    ResponderExcluir