quinta-feira, 28 de março de 2013

'Lava' roupa todo dia...

Quando alguma coisa me aborrece, principalmente se me deixa irritada, costumo debruçar no tanque para lavar roupa. Insano? Esquisito? Talvez um pouco de cada, não sei. O que eu sei é que um bom trabalho braçal é capaz de fazer maravilhas em uma cabecinha confusa. A cada peça esfregada parece que vão embora com a água todos os pensamentos inoportunos. Há quem prefira fazer uma faxina. Também serve. Compras de supermercado eu não aconselho, uma vez que o estado de humor alterado pode fazer um estrago no cartão de crédito. Para mim, bom mesmo é lavar roupa. Gosto da tarefa por ser um trabalho limpo. Mexer com a água e com os cheirinhos gostosos dos amaciantes renova as minhas forças. Lendo isso você pode estar me vendo em pleno século XIX, a beira de um rio, batendo a roupa contra a pedra, mas não é bem assim! (rs). É claro que eu não tomo para mim a tarefa que cabe à máquina. Eu elejo aqui e ali umas poucas roupas delicadas que merecem uma atenção especial. Os próprios bordados e miudezas que elas carregam me trazem a noção de que assim como elas exigem carinho, as situações que me fizeram recorrer ao gesto, também. O passo-a-passo da tarefa exige cuidado. Separo as peças por cores. Molho-as delicadamente e só então escolho a forma de lavá-las, pois para cada uma há uma técnica diferente. Enquanto as enxáguo e as coloco para secar, uma a uma em sua ordem, vou igualmente colocando em ordem meus pensamentos. Lavar roupa a mão me concede a pausa necessária para refletir sobre o meu momento. Se o sol estiver aparecendo, então, a tarefa fica indiscutivelmente melhor. Aos poucos a nuvem negra que pairava no ar vai se dissipando e transforma o céu cinzento em um perfeito céu azul. 
De todos os afazeres domésticos, este é sem dúvida o meu favorito. Não que eu seja uma dedicada e fervorosa dona de casa. Sou antes profissional do que "do lar". Mas certamente dentre todos os trabalhos, lavar roupas é mais do que um ato de cuidar da casa; é cuidar de mim!
Se você ainda não experimentou cansar os braços para descansar a cabeça eu sugiro que tente. Você vai se surpreender com o tanto de coisas que pode aprender sobre você mesmo com o simples gesto de se abandonar temporariamente...

Até!

2 comentários:

  1. É isso ai! Lavar roupa ajuda e muito a pensar e por as coisas no lugar. Tirar manchas então... De camisas de filhos na escola é um desafio que me motiva a vencer obstáculos da vida.Porque a "máquina" de lavar não faz tudo e não resolve todas as coisas, tem que ser você. Agora... Você já leu o texto de Graciliano Ramos quando ele compara a escrita ao trabalho das lavadeiras do rio? Tem a ver... Bj

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Roseli... nada como um bom trabalho braçal para pensar (e não pensar!) nas coisas da vida. Valeu a dica da leitura. Com certeza vou procurar. Obrigada pela visita, pelo comentário e pelo carinho de sempre! bjs

    ResponderExcluir