sexta-feira, 1 de março de 2013

Vida que segue... sempre!

"Vida que segue!" Gosto muito desta frase. É como se a vida ganhasse vida própria. Como se não dependesse de cada um de nós para existir. E, de fato, não depende! Nós passamos pela vida. Se ela passa por nós, há algo de errado na sentença. Difícil mesmo é fazer que a vida aconteça agora e não daqui a pouco. Eu sei, a temática é batida. Mas igualmente é ignorada! E por quê? O que ficamos esperando acontecer para que a vida, de fato, aconteça? Não sei. 
Ter planos é fundamental. Viver só pensando neles é renunciar ao presente. Já disse isso em algum lugar... talvez esteja apenas me repetindo! O fato é que isso é tão verdadeiro quanto é verdadeira a nossa dificuldade de praticar. De repente me deu vontade de não esbravejar mais a cada segunda-feira de manhã, ou não reclamar mais a cada coisa que não sai do jeito que eu queria. Mas isso é só por agora, depois eu volto ao normal! Hoje ouvi uma frase curiosa em que a pessoa, defendendo uma vida não saudável, alegou que a morte chega para todos, então, que não fazia muito sentido ficar se poupando. Não sei se concordo totalmente, mas é uma forma interessante de ver a vida e isso, eu não posso negar! Somos corretos, andamos na linha, fazemos o que diz a cartilha. Estamos vivendo ou apenas nos preparando para algo que no futuro nem se sabe se virá? Para responder a este dilema, criei uma teoria para mim: se me faz feliz deixar de comer algo porque não é bom para a minha saúde, eu faço. Mas se deixar de comê-lo, em nome sei lá de que, é um sacrifício enorme, para que fazer isso? Acho que esta tática serve para muitas coisas. Vale lembrar que estou falando de coisas lícitas e que realmente merecem ser discutidas. Sou careta e não faço qualquer apologia a coisas que são realmente nocivas. Outra frase interessante com que me deparei dia desses, pintada em um muro, foi: "Temos medos bobos e coragens absurdas". Sabe que é isso mesmo? Aliás o medo para mim é uma incógnita. A explicação para ele existir é servir de limite para que possamos preservar a nossa vida, em uma primeira análise, mas a verdade é que sentir medo está na minha listinha de "piores coisas do mundo". O medo paralisa, fragiliza, impede a racionalização... enfim, cria uma confusão sem tamanho. Estou trabalhando nisso! As pessoas me veem como alguém corajosa e talvez eu seja mesmo, mas só eu sei os monstros de medo que eu combato para me dominar. O resultado? Ah... paisagens surpreendentes... dentro e fora de mim!
Para terminar este texto um tanto confuso, (preciso dizer que há tempos não escrevia um texto com tanta rapidez como foi este! Simplesmente veio.) uma outra frase que vi hoje e que traduz bem a pessoa que eu sou: "Vai. E, se der medo, vai com medo mesmo!"

Este sim é o meu projeto de vida...

Até!

2 comentários:

  1. Só para ilustrar.... Tenho medos bobos e coragens absurdas... é de autoria de Clarice Lispector. Adoro essa frase.... tenho ela estampada no meu perfil do facebook na parte de citações. Acho que me traduz a beça. rsss.... bjos Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssima pela informação! Achava que a frase não me era estranha, mas curiosamente não fui atrás da autoria! Nada como ter amigos que contribuem para sermos quem somos, não? rs
      Obrigada pela visita, pelo comentário, pela participação mais do que "luxuosa" e por ser minha amiga... rs... bjs

      Excluir