domingo, 12 de janeiro de 2014

Heranças...

Coliseu de Roma
Que eu gosto de história e que minhas viagens, em geral, têm o objetivo de explorar a "alma" dos lugares todo mundo que me conhece sabe. Pois nesta viagem, que embarquei há cerca de 10 dias, este gosto tomou outra proporção. Ganhou um caráter mais afetivo do que todas as anteriores e, além disso, a possibilidade de descobrir um tempo que nem as minhas mais remotas intenções poderiam desejar. Se a Europa é conhecida como Velho Continente, o que dizer de Roma, com seu imponente império, outrora tão poderoso e que até hoje guarda resquícios - e relíquias - de sua grandiosidade?
Assis - Perugia
Mais uma vez fico em um impasse... não sei se procuro respeitar alguma ordem cronológica, fazendo com que os fatos tenham mais sentido para mim, ou se vou escrevendo de acordo com a minha vontade e minha memória, independente de quando aconteceu. Só para esclarecer, a jornada desta vez começa na Itália e termina na França. Passa pelas cidades de Roma, Assis, Florença, Veneza, Milão, Como e Paris. Com exceção da última, tudo é novidade para mim, ou quase! Sendo descendente de italianos, passei toda a minha vida ouvindo alguma história de referência italiana e nutrindo, ao mesmo tempo, o desejo de conhecer de perto minhas raízes. E Paris, sendo a minha cidade "queridinha", retorno como quem toma conta do que nem mesmo lhe pertence, só para ver de perto o que andam fazendo com aquilo que lhe é tão caro ainda que alheio aos seus domínios. Neste exato momento, no quarto de um hotel qualquer em Milão, constato tristemente que a viagem já passou da metade do seu tempo. Amanhã embarco para a última etapa já com saudades do que foi visto, vivido, experimentado, degustado... ah! Como se degusta por aqui... ao mesmo tempo que tudo parece tão desconhecido, há um gostinho de casa e coisa conhecida que me remete ao mais íntimo da minha história!
Sou do tipo que aproveita tudo que uma viagem pode oferecer e, geralmente, gosto de tudo! Os momentos ou situações não tão interessantes eu faço questão de esquecer, portanto se me perguntar se um ou outro lugar vale a pena conhecer, sempre vou dizer que vale... ainda que seja para não retornar lá. Mas acho que as visões variam muito e aquilo que eu procuro pode ser diferente do que o outro procura, logo, sempre se ganha alguma coisa visitando lugares. De modo geral vou listar coisas boas e ruins, cuidados a se tomar ou programas que são imperdíveis. O resto fica por conta de cada um. 

Passeio de Gôndola - Veneza

Bem, neste momento é tudo o que posso dizer. Estando curioso para saber mais aguarde os próximos posts... tenho certeza de que não vai se arrepender!

Embarque no próximo trem rumo a esse mundo fantástico!

Arrivederci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário