terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Crível ou Incrível?

O que é considerado incrível? Bem, pelo dicionário, algo sobre o qual não se pode crer. O que sai do convencional, do esperado, do previsível. Algo incrível pode ser visto como uma mentira ou algo que não acontece pelo simples fato de não poder ser explicado pela razão humana. Entretanto banalizamos o uso da palavra "incrível" quando a colocamos no meio de uma frase para classificar algo que foi, no máximo, "legal".
"Incrível" deveria ser usado somente quando falasse de algo sem justificativa. Que acontece a despeito de todas as probabilidades. Alguém que escapa de um acidente aparentemente fatal, algo que despenca de um lugar seguro sem que ninguém o tenha tocado, uma situação que foge à explicação lógica. Costumo dizer que é muita pretensão humana querer explicar tudo o que acontece. A ciência se utiliza da regra para prever o que acontecerá na situação seguinte, por isso, busca os padrões, as coisas tangíveis e explicáveis. Mas como ignorar histórias que, apesar de não terem explicação, continuam acontecendo aqui e ali? Histórias inimagináveis em que a realidade simples não acredita ser possível. Por outro lado, os olhos se traem vendo aquilo que não poderia ser, mas é. Nessa hora imagino aquela cena clássica de esfregar os olhos para tentar provocar uma nova imagem. Como disse Shakespeare "Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que julga a nossa vã Filosofia." E  quer saber sinceramente? Acho que é bem por aí! Como acreditar em um corpo humano completamente ao contrário do normal? Mas ele existe. Como explicar que em meio a uma multidão se possa achar um rosto conhecido em um lugar absolutamente improvável? Mas isso acontece. Quando pequena, fui a um show no Rio de Janeiro (tudo bem, eu já tive meus maus momentos... o show era do Menudo!) e o grupo com o qual eu fui partiu de Teresópolis. Em meio a milhares de pessoas, quando chegamos à arquibancada, encontramos com um primo que havia ido de Petrópolis. Qual era a probabilidade disso acontecer? Ou em outra vez, no Réveillon de Copacabana, com cerca de 3 milhões de pessoas, encontramos amigos com os quais não havíamos combinado. É como achar agulha em um palheiro. Incrível, mas acontece.
Por que nos recusamos a acreditar naquilo que foge à nossa compreensão embora esteja estampado na nossa cara? Porque nossos olhos aprenderam a enxergar assim. Sou absolutamente a favor da ciência, mas como produto do Homem ela também é falha. E que bom que é! Seria muito chato se tudo fosse passível de  comprovação, previsão, regularidade. 
Incrível é algo que excede à nossa compreensão, mas de tão real nos salta ao olhos tornando-se incontestável. Milagre, magia, energia cósmica, fé. O mundo não é cartesiano. Não é matemático. O mundo é um emaranhado de coisas que acontecem para nos mostrar que vale a pena acreditar. Seja no que for!

Que a vida siga nos surpreendendo. Que o dia de hoje seja sempre melhor do que ontem e que os milagres permaneçam acontecendo...

Até!

4 comentários:

  1. E desejo, do fundo do coração, que muuuitos milagres aconteçam na sua vida!!!!! Isso é realmente INCRÍVEL e a gente CRÊ nisso, não é???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... q muitos milagres aconteçam nas vidas de todos...afinal a vida é feita de pequenos milagres diários, não? Nós cremos! rs
      bjs

      Excluir
  2. Isso! É a esperança - e as nossas muitas interrogações - que nos faz caminhar. É preciso estar atento aos milagres da vida!
    Muito bom te reencontrar, amiga.
    Bj no seu coração.
    Sua mais nova leitora, Roseli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, amiga, eu tb amei te encontrar aquele dia. É uma honra tê-la como leitora desse espacinho que é tão meu e ao mesmo tempo tão de todo mundo. Que ele ajude a despertar reflexões, risos, esperança e faça os milagres de todo dia acontecerem para vc tb!
      Bj enorme.

      Excluir