segunda-feira, 22 de julho de 2013

Boa Ação!

Assim como há um sem número de canais de televisão - e programas - destrutivos, há os que nos brindam diariamente com belas imagens. Só para situar, quem convive comigo já me ouviu comentar nos últimos tempos que não assisto mais os canais abertos. E por que? Bem, primeiro porque eu gosto bastante daqueles programas que não acrescentam muito à vida de ninguém, entretanto não interferem negativamente. E segundo porque a tevê aberta, exatamente por ter um público que dá eco aos acontecimentos, explora de maneira massacrante qualquer mísera notícia que aparece. E eu estou simplesmente farta disto. Estou me tornando uma alienada por gosto e opção. Estou cansada de más notícias e optei por viver no "país das maravilhas". Se estou certa ou errada eu não sei, no entanto também não estou esperando aprovação da minha atitude.
Voltando ao começo desta história, tenho visto algumas coisas bastante interessantes, principalmente nos intervalos dos programas. São pequenas demonstrações de pessoas que pensam exatamente como eu! Pessoas que se cansaram de esperar por dias melhores e resolveram, por conta própria, fazer alguma coisa para mudar isto. A historinha que, na verdade, preenche os intervalos comerciais chama-se "Cenas Urbanas". Ele mostra pessoas comuns com ideias um tanto incomuns. Devo dizer que sinto até uma "invejinha" por eles terem coragem de fazer o que eu só tenho no pensamento. O episódio que acabei de assistir falava de uma mulher que aprendeu a fazer tricô com sua avó e faz capas para os postes de São Paulo. Louco, né? Mas foi a forma que ela encontrou de despertar reação nas pessoas. Foi uma maneira de desligar o piloto automático de quem passa por ali. O interessante é que ela mesma teve que aprender a lidar com a frustração de ver arrancada sua peça por alguém que não compreendeu a beleza do gesto. Talvez ela também tenha que ter ligado o seu piloto automático para continuar insistindo na ideia. A questão é que de fato a paisagem fica mais bonita e colorida. Achei importante ela explicar que como o tricô é feito para vestir remete ao cuidado, ao carinho que se deve ter, também, com a cidade.
O meio utilizado para transmitir a mensagem que se deseja nem sempre é a melhor, mas neste caso acho que o fim justifica. Um casal espalha pela cidade, embaixo dos viadutos e nos muros abandonados, gigantescos cartazes com a frase "Mais amor, por favor!". Simplesmente genial. Transmite duas mensagens em uma só. Fala do sentimento que é tão amplo que abraça a todos os seres do mundo, e fala da gentileza que é a única coisa capaz de fazer mudanças neste mundo tão louco em que estamos vivendo. E por fim, mas não menos interessante, um outro episódio que mostra um grupo de educadores que sai pelas ruas da cidade cantando e distribuindo rosas. O curioso disto é que quando eles entregam as flores deixam claro que ela deve ser dada a outra pessoa. E esta pessoa deve ser desconhecida. Quem não gosta de ser presenteado com uma flor? Ainda mais gratuitamente, sem motivos aparentes! Eles ainda explicam que o gesto de ganhar a rosa deixa a pessoa feliz, porém, a alegria de quem passa o presente adiante é maior e mais duradoura.
Fico realmente tocada por estas ações...
Que possamos ter muito mais exemplos como estes mundo afora.
 
 
Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário