sábado, 27 de julho de 2013

Comida = aconchego

Que sou de família italiana todo mundo que me conhece sabe. O tipo físico, o sobrenome e os gostos não negam. O que muita gente não acredita é que eu goste (e saiba!) cozinhar. Não adianta! Minha cara não convence... 
Mas voltando às raízes, acho que nenhuma comida no mundo é mais aconchegante do que a italiana. É uma comida com cara de casa-de-vó, uma comida que aquece, conforta e remete a boas sensações. Não conheço ninguém que não goste de, pelo menos, um prato da cozinha italiana. Eu adoro! Há quem não viva sem um arroz com feijão. Eu não vivo sem macarrão. 
Quando associamos massas com o frio fica ainda mais perfeito. Foi por isto que hoje, neste inverno gostoso que não dá vontade nem de abrir a janela ainda que tenha sol, resolvi fazer um risotto para acompanhar a beleza do dia. Para quem não sabe, o risotto verdadeiro precisa de um arroz específico (arbóreo ou carnaroli) para ser feito. Por conter mais amido do que o arroz-nosso-de-cada-dia ele torna o prato muito mais cremoso. A receita é muito simples, como a de qualquer risotto. Basta os ingredientes certos, uma dose de paciência, dedicação e voilà, seu risotto está pronto! Dá para impressionar bem com esta receita... mãos a obra!

Risotto de Gorgonzola

2 xícaras de arroz arbóreo* (ou carnaroli) sem lavar
130g de queijo gorgonzola
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1/2 taça de vinho branco seco
1,5 litro de caldo de legumes
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
cheiro verde a gosto

Faça o caldo de legumes. O ideal é fazer o caldo com ingredientes naturais, mas se não puder ou não souber dissolva um cubinho de caldo de legumes na água fervente. Como o cubinho já tem muito sódio eu optei por temperar um pouco mais apenas com ervas finas desidratadas e pimenta do reino. Se preferir, coloque 2 cubinhos.
Em uma panela aqueça o azeite. Frite a cebola e o alho. Acrescente o arroz e mexa sempre até fritar levemente. Acrescente umas duas conchas do caldo, que deve estar fervendo, e continue mexendo. Acrescente o vinho e mexa mais um pouco. O ideal é usar o fogo baixo. Coloque a gorgonzola picada, mas reserve um pouquinho para acrescentar no final do preparo. Vá acrescentando o caldo de legumes mexendo sempre. O arroz demora a cozinhar, portanto a quantidade sugerida do caldo deve ser toda utilizada para esta quantidade de arroz. Quando o arroz estiver no ponto ideal de cozimento, que deve ser aldente (nem muito cru, nem muito cozido), acrescente o restante da gorgonzola. Mexa e, se necessário, corrija o sal. Em seguida desligue o fogo e coloque a manteiga e o parmesão. Acrescente o cheiro verde, mexa e tampe a panela. Deixe descansar por uns 3 minutos. Sirva a seguir.

Importante: O risotto é um prato que deve ser consumido na hora em que é feito. Não fica bom se deixar guardado. O arroz carnaroli é tão apropriado quanto o arbóreo, porém é mais difícil de ser encontrado. Esta receita serve bem de 2 a 3 pessoas. Pode ser consumido como prato único ou ser acompanhado de carne vermelha ou salada.

Experimente! Será um sucesso com certeza...

Bom Apetite.

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Adorei a receita.
    Adoro massa e queijo!
    Um beijo
    Janaína

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bom... então faz aí... (ou já fez?) É sucesso garantido! rs

    bjs

    ResponderExcluir