quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Eu desafio, tu desafias...

Li em várias páginas do Facebook, em geral de adolescentes, o tal do "desafio dos 50 dias". Confesso que nunca entendi muito bem a razão disso, nem como funciona. Para mim é um monte de tarefas meio sem sentido, propostas por não sei quem e fiscalizadas por outras que sabe Deus quem são! No entanto, a palavra "desafio" me chama atenção.
Eu sou uma pessoa movida a desafio. Não entendo as pessoas que conseguem passar anos e anos fazendo sempre a mesma coisa, do mesmo jeito. Para mim é uma tarefa hercúlea não mudar tudo. Sinto uma vontade quase incontrolável de provocar mudanças o tempo todo. Isso, de certa forma, também não é bom. O equilíbrio entre os dois comportamentos seria o ideal, no meu ponto de vista.
Mas voltando aos desafios, apesar de não captar qual é a do joguinho do Facebook, fico curiosa e movida pela ideia do "fazer diferente". Ano passado, propus algo assim aos meus alunos. Era um pequeno desafio, uma tarefa que deveriam executar (e registrar!) durante um fim de semana. Na aula seguinte, tiveram que trazer a prova de que a tarefa havia sido feita, assim como a sensação causada em cada um. É claro que não me pouparam de participar também. Eu me lembro que a tarefa que eu me propus era a de desarrumar a mala no dia em que chegasse, já que naquele final de semana eu viajaria (vale lembrar que eu já disse que detesto desarrumar a mala!). E assim foi. Só posso dizer que foi um sucesso a experiência. Sentirem-se desafiados, embora a ação fosse escolhida por eles mesmos, fez com que fossem obrigados a sair da mesmice. Percebi que vários levaram a sério e conseguiram ao final explicar como havia sido difícil. Tiveram que dominar a preguiça, reverter a tendência instalada de fazer o de sempre, mudar o hábito para poder realizar a tarefa. Comigo não foi diferente. O compromisso firmado com meus alunos foi crucial para que eu conseguisse ir adiante.
Gosto de me propor coisas assim. Meu desafio para março já está estabelecido: é percorrer os 5km da Corrida das Estações, da Adidas. Fiz a inscrição, estou me preparando e, quer saber? Estou mesmo me sentindo "a poderosa" (rs). Eu já estava querendo fazer isso há tempos, mas só agora me senti motivada o suficiente para encarar a empreitada! Posso dizer que estou muito feliz.
Daqui para frente vou estabelecer um grande desafio para cada mês. Você, leitor, saberá qual é. Seja para mudar o corpo, a atitude, o pensamento, ou o que quer que seja.
Quer se desafiar também?

Que tal escrever aqui nos comentários qual será o seu desafio e propor uma data limite para executá-lo. Assim "tomamos conta" uns dos outros. Vamos?

Até breve.

12 comentários:

  1. Adorei, senti vontade de me desafiar ...mas não tenho noção de como fazer isso rs
    bjbj (Gabi'Resendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Gabi! A ideia é escolher alguma coisa que para você seja difícil de fazer. Vale qualquer coisa! Pode ser estudar alguma matéria, arrumar o quarto, não falar palavrão, fazer alguma boa ação. Qualquer coisa q exija uma mudança de comportamento. Escolha algo que seja possível, pq se for muito grande a tendência é desistir! Estou curiosa para saber qual é o seu desafio. Não esqueça de estabelecer uma data e nos contar! he he he. bjs e boa sorte!

      Excluir
  2. Eu cultivo um hábito semelhante, que é me envolver em mini-projetos. Cada projeto que entro é sempre em alguma área que desconheço, pois o objetivo dos projetos é justamente aprender.
    Alguns projetos se desdobraram de forma curiosa, como minhas aventuras em programação, violão, noções de idiomas "exóticos" e editoração gráfica.
    Com seus desafios você vai perceber que pode fazer coisas que nem suspeitava. Se tudo na vida é hábito, então torne "ultrapassar limites" um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, Leonardo! O grande barato do desafio é exatamente ultrapassar os próprios limites, ultrapassar o estabelecido para cada um. Fazer disso um hábito é bastante difícil, mas dá um enorme prazer. Nunca havia pensado no sentido de mini-projetos, mas é uma ideia interessante! Nesse caso, pra mim, valeria o exercício da disciplina já que esta é, definitivamente, uma característica que eu não tenho! Bj e obrigada pela sua participação sempre enriquecedora!
      Ps.: Fiquei curiosa em saber quais seriam estes idiomas exóticos. rs
      Ps2.: Qual será o desafio que vc vai se propor aqui? Esse é o propósito da brincadeira! Desafio e prazo.

      Excluir
    2. Fico feliz por saber que fui útil. Não conheço nenhum macete para se criar disciplina. A única coisa que percebo é que ela está mais ligada à motivação do que ao desejo de se fazer algo corretamente. Enfim.
      Sobre os idiomas, eu já fiquei umas semanas estudandao hindi e mandarin, mas não me lembro mais nada deles. Estudo japonês a quase três anos - esse sim levei mais a sério. O legal dessas línguas orientais é que as diferenças gramaticais são tantas que você acaba por refletir sobre a estrutura de nosso idioma.
      Como desafio... não sei... já faz tempo que sempre "deixo para amanhã" um livro que tinha vontade de escrever. Talvez agora seja uma hora boa para começar, pois estou farte de inspiração.

      Excluir
    3. É sempre mto interessante conhecer coisas novas... acho sempre válido... mais legal ainda é estabelecer esse paralelo com que a gente já conhece, como vc falou dos idiomas.
      UAU! Escrever um livro? Baita desafio... sabe q tb tenho pensado nisso? Só ainda não sei bem sobre o q... boa sorte na empreitada.
      Meus desafios são bem mais modestos. Para março é o da corrida... vou pensar em algo para abril! bj

      Excluir
    4. Pois é, a meta é meio ambiciosa demais (principalmente levando em conta o pouco tempo que tenho tido).
      Talvez um capítulo seja uma meta mais razoável, hehehe.
      Sobre a corrida, pegue leve no começo por causa do calor que tem feito - mas também não beba água rápido demais (você já deve saber dessas coisas, mas não custa reforçar).

      Excluir
    5. Ah... acho esta uma meta mais razoável! Não duvidando da sua capacidade, claro! Mas...
      Sobre a corrida, valeu a dica. Estou na academia, me preparando, mas eu não devo correr, correr não..rs... vou caminhar mais... é isso! bj

      Excluir
  3. No início desse ano eu fiz a lista de "101 coisas em 1001 dias", não sei já ouviu falar. É um prazo maior e requer bastante dedicação, até porque se trata de quase 3 anos. Nela coloquei desafios um pouco mais "fáceis" de cumprir como mudanças de hábitos, algo que eu queira comprar há um tempo e nunca consigo, fazer algumas doações, cursos, entre outras coisas, e desafios um pouco mais ousados, que requerem planejamento para serem cumpridos, como viagens com a família, com a melhor amiga, morar sozinha e por aí vai ... Eu tô adorando me esforçar pra cumprir o que foi estabelecido, o único problema é que sou MUITO ansiosa e quero fazer tudo logo, quero logo ver os resultados, rs. Beijos, Rel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Rel, que bacana!
      Sem dúvida requer muita atenção. Diria até que requer treino no exercício de se desafiar. É muito fácil, num prazo longo, se perder, né?
      Admiro sua capacidade e sei que vai conseguir. Um passo de cada vez...
      bjs... adorei sua visita e participação, viu?

      Excluir
  4. Meu desafio? Abstrair em alguns momentos tensos...rsss.
    bjs vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah... esse é, sem dúvida, um grande desafio... mas a proposta aqui é algo bem concreto e com data marcada! rs.... e então? qual será o desafio, Vanessa? bj

      Excluir