domingo, 20 de maio de 2012

A vida em seu curso natural

Alguém certa vez disse que a vida é como um imenso transatlântico. Há quem aproveite todos os espetáculos, eventos, jantares e coisas boas que a viagem tem para oferecer. Mas há aqueles, entretanto, que só pensam em chegar ao seu destino. Sempre me considerei do primeiro grupo. Sempre fui de aproveitar cada pequeno prazer que a vida pode me proporcionar. Costumo brincar dizendo que trabalho como uma formiga, mas mantenho a minha alma de cigarra. Porém, em alguns momentos, me pego aprisionada a chegar no objetivo, seja ele qual for. Não estou dizendo que o bacana é viver sem rumo. Viver de um jeito que se conforma com tudo, pois tanto faz conquistar ou não alguma coisa. A questão é que se o caminho não pode ser apreciado, muito menos o fim dele dará o sentido da caminhada. Em outras palavras, os fins não justificam os meios... ao menos, não todas as vezes!
A vida é feita de pequenos momentos. Conhecer pessoas novas, novos lugares, experimentar sensações diferentes, fazer o bem, esquecer uma situação ruim, dar mais importância ao que é bom... disso é feito o caminho de cada um.
Costumamos ficar tão preocupados com o fim de um período que não apreciamos o seu decorrer. Um exemplo simples é a semana. Ficamos tão loucos para a chegada do fim de semana que não sabemos, muitas vezes, dizer o que aconteceu de positivo na segunda ou na quinta-feira. Mas se pararmos para pensar, é muito triste sabermos que de cada sete, apenas 3 dias são verdadeiramente vividos. E os outros quatro? No fim de um ano é muito tempo sem significado. Imagine então durante uma vida inteira!?
Hoje é domingo. A tendência natural de um dia como hoje é esperar que ele passe rápido, para que a semana, igualmente, voe. Já observou o tanto que você deixa de estar no presente para estar no futuro? Isto, ao contrário do que imaginamos, faz com que aquele momento chato do qual queremos nos livrar torna-se ainda mais pesado! Quando estamos aqui e agora damos sentido às coisas. Mudar esta realidade não é tarefa fácil, mas não é impossível, tampouco. Que tal, então, fazer diferente esta semana?
Aí vai a dica:
1 - Segunda-feira - Faça um caminho diferente do que está acostumado. Observe tudo ao seu redor.
2 - Terça-feira - Experimente, ainda que por alguns minutos, focar simplesmente em uma única tarefa que não seja prazer para você. Prestar atenção em uma aula, ou em um texto denso, na arrumação de algum ambiente, etc.
3 - Quarta-feira - Faça uma atividade física qualquer. Uma caminhada ou corrida no parque, dançar em casa, jogar uma partida de volei com amigos.
4 - Quinta-feira - Acorde 30 minutos mais cedo e perceba como é interessante fazer as coisas com calma.
5 - Sexta-feira - Procure experimentar alguma comida que você nunca teve coragem. Você pode se surpreender e perceber que não comia por puro preconceito.
No fim de semana, você usa o seu tempo para fazer o que quiser. Aproveite para estabelecer novos desafios para a outra semana e viva-a em cada momento.
Se você conseguir fazer pelo menos uma dessas coisas, certamente a sua semana será diferente, interessante, significativa. Viver é isso! Um dia de cada vez...
Semana passada disseram algo para mim que agora repito aqui: "Curta! Aproveite! Deixe que as coisas aconteçam no seu momento certo!"

É isso o que eu desejo... para mim e para você!

Até mais!

Ps.: Ontem vivi um desses momentos memoráveis que fizeram o meu dia diferente. Estive com pessoas novas, compartilhando histórias e ideias novas, experimentando lugares, rostos e situações igualmente novas. Fiz pessoas felizes, me fiz feliz também! Agradeço ao meu namorado que me permitiu participar daquele momento tão simples e, ao mesmo tempo, tão especial!

6 comentários:

  1. Nossa como eu vivo so por viver,nunca tinha parado pra ver realmente como o dia é...Sempre reclamei,reclamei e reclamei,mas nunca tinha parado para refletir sobre as coisas positivas que acontecem do meu dia a dia! Esse texto pra mim foi um despertado.Parabéns kika pelo dia de hj e pelo texto ! bjim

    ResponderExcluir
  2. obrigada, Sunâmita! A ideia do texto é, de fato, despertar para o tempo que passa sem a gente se dar conta... fico feliz de ter provocado isso em vc! bjs

    ResponderExcluir
  3. '...trabalho como uma formiga, mas mantenho a minha alma de cigarra." Simplesmente PERFEITO!!!!! Me identifico com isso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, Fernanda... eu falo sempre isso, pq eu me recuso a me render ao sistema...rs... o trabalho é importante, mas é UM aspecto da minha vida, não o único! bjs

      Excluir
  4. É... Cris você disse tudo mesmo, sempre achei que é por isso que a vida está passando rápido demais. Queremos estar no futuro o tempo todo até mesmo... chegar na sexta rsrs vejo isso sempre no facebook ufaaa amanhã é sexta, compartilhe. Precisamos ir devagar... sempre apreciando, coisas, lugares, curtindo os momentos a cada segundo. Desejo à você tb... Curta, viva cada instante. Adorei o texto. Preciso viver sem pressa!!! Bjos. JakJak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jak, a gente se apressa tanto para fazer as coisas que gosta, que não se dá conta que todo dia é um bom dia pra ser feliz ao menos um pouquinho... o que a gente não pensa é que o tempo não para, não espera e não volta! É isso... bjs

      Excluir