segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Lista de pequenas memórias da infância

Um grupo de amigos meus estudou na mesma escola. Não a minha. Dia desses relembravam pessoas, lugares e passagens vividas naqueles tempos. Fiquei com inveja. Não tinha com quem compartilhar. Já que eu não pertencia àquelas memórias, resolvi listar aqui as minhas próprias. Sei que são só minhas. A mim pertencem. Mas sei também que muitas outras pessoas podem se apropriar delas, já que talvez tenham passado pelos mesmos lugares nesse tempo que insisto em chamar de meu.
A primeira lembrança que tenho é do pátio monumental para os meus poucos seis anos. Todo de paralelepípedo era um convite a um joelho ralado, fato ignorado por todos que se dispunham a correr por ali. Lembro do vento que batia no meu cabelo. 
Lembro da cantina e do pão com queijo ou só com manteiga na chapa. Lembro das fichinhas de plástico para comprá-las. Lembro do copo de refrigerante de papel encerado com a marca do fabricante e dos famosos selos que recortávamos em troca de io-iôs. E a febre do io-iô? Como esquecer? Passeio com o cachorrinho, torre e balanço eram apenas algumas das muitas manobras que tentávamos fazer... em vão.
Lembro do "santo", nome dado ao ponto de encontro sob uma estátua de São José, se não me engano. Do tucano, outro ponto importante da escola, onde um viveiro trazia majestoso um tucano que tentávamos chamar atenção durante todo o recreio. Pobrezinho!
Lembro do parquinho aberto onde ficava esperando minha mãe me buscar. Adorava o brinquedo de girar. 
Da minha primeira escola lembro ainda da fila, da oração na entrada e das músicas que eram cantadas antes de irmos para a sala. Lembro do dia em que a professora nos trocava de lugar. Ficávamos todos encostados no quadro, em fila, enquanto ela ia nos chamando e distribuindo nos novos assentos. Achava divertido. Talvez porque isso tomasse um tempo da aula. Lembro dos desenhos do mural que eu copiava sempre que terminava o meu dever. 
Lembro da primeira folha dos meus cadernos onde minha mãe, muito habilidosa, enfeitava com uma figura de revista em quadrinho e completava com desenho dos dois lados de forma que era quase impossível perceber onde terminava a gravura, onde começava o seu desenho. Lembro de ficar em pé ao seu lado enquanto ela fazia isso. E o dia de encapar os cadernos? Ah! Esse dia era especial. Sempre fui apressada e quando acabava o ano eu já queria o material do ano seguinte. Talvez porque eu destruísse o meu todos os anos! Das provas me lembro muito pouco. 
Lembro mesmo dos ensaios do coral, das festas juninas e até do teatrinho que algumas mães resolveram encenar para nós na semana da criança. Aquela semana, aliás, foi um sonho! Uma semana inteira só de atividades legais. Provavelmente não foi o que aconteceu, mas é como me lembro e isso basta.
Lembro de uma festa do dia do soldado onde nos vestimos de roupa de papel crepom verde, representando o exército, e fui para casa, orgulhosa, vestida daquele jeito. Todo mundo me olhando na rua e eu achando o máximo!
Lembro da capela, lugar onde vivi tantos momentos felizes e importantes da minha vida que, até hoje, me transmite serenidade, força e representa um porto seguro. Vou lá sempre que preciso me encontrar.
Lembro de tantas coisas que poderia ficar aqui por horas escrevendo. E isso é apenas da minha primeira escola, onde estudei do pré até a segunda série. 

Tempo bom. Tenho amigos daquela época até hoje. Outros fui fazendo pelo caminho e só depois descobri que também fazem parte deste período da minha vida. Coincidências... ou não!

Desejo que suas memórias sejam tão ricas e felizes como as minhas...

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário