segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Como é bom viajar!

Todas as vezes que eu viajo fico louca para contar aqui no blog as novidades, as dicas, as histórias legais. Mas aí o tempo vai passando, muita coisa vai acontecendo e eu começo a me perder. Fico tentando colocar os assuntos na ordem em que aconteceram, mas nem sempre a inspiração é para falar sobre o primeiro deles. Aí começo uma batalha interna entre fazer o que eu desejo e o que eu devo. Como não chego a nenhuma conclusão, acabo paralisada. Hoje resolvi me descongelar! Achei que introduzindo o assunto a partir da minha "angústia", talvez fosse mais fácil entrar no clima novamente. Quem sabe?
Esta viagem teve um caráter diferente das anteriores. Como me foi possível desta vez, eu acabei criando quase uma "fotonovela" dos lugares que eu ia visitando, das coisas que eu ia conhecendo e vivenciando. Meus amigos próximos acompanharam e se manifestaram a cada foto ou comentário postado. Isso foi muito legal! Foi como se junto comigo estivessem viajando todos eles. Como se eu pudesse dividir a emoção do momento com todos aqueles que me são caros. É claro que isto acaba tirando um pouco da expectativa, no entanto sei que há muito ainda por contar, mostrar, comentar. Difícil, como eu disse, é colocar ordem na casa. Por isso, resolvi seguir meus instintos e começar por onde me der vontade... 
Só para esclarecer e situar quem estiver lendo, a ordem dos lugares que eu visitei foi: Munique, Viena, Praga  e, finalmente, Londres. De resto, as histórias serão permeadas pela minha emoção em contá-las e na minha vontade (maior ou menor) de partilhá-las. Foram 17 dias de intensa programação, muito frio, comidas gostosas, línguas estranhas e muito desejo de desvendar o desconhecido. Aliás, viajar é algo que traz uma coragem e uma vontade de fazer coisas (que normalmente você não faria) que chega a ser surpreendente. Quer conhecer seus limites e capacidades? Viaje! É como se fôssemos revestidos de uma personalidade nova. O anonimato nos confere isto. Posso dizer que é, de certa forma, libertador!
Viajar para a Europa, especificamente, é uma aula de História permanente. É tudo tão antigo que a energia que move aquele lugar é o resultado das tantas pessoas que passaram por ali. Eu costumo ter uma facilidade grande de captar isso e, por esta razão, evito os lugares que me causam desconforto. Eu gosto das emoções positivas, onde até mesmo um toque de magia faça parte do momento. Desta vez experimentei uma sensação nova: a de perceber como é a neve. Não aquela acumulada no chão que torna as paisagens meio iguais, tingidas de branco e um escuro das árvores sem folhas, mas aquela neve que cai inesperadamente, ainda que a despeito do céu azul que faz na hora. Aquela neve que não planeja o próprio voo e cai em espiral tornando a atmosfera um cenário de fantasia. Esta viagem foi mesmo especial. Vivenciei tantas novidades que fica difícil catalogá-las... mas para quê? O bom é vivê-las... Decidi, inclusive, tirar muito menos fotos do que nas viagens anteriores. Elas não traduzem o momento. Elas podem, no máximo, convidar o espectador a conhecer a mesma coisa, mas certamente a sua impressão também será diferente da minha. Há muitas formas de ver, sentir, perceber, conhecer algo. Há muitos ângulos a explorar e muito o que compreender. Por isso desejo, acima de qualquer coisa, que os próximos textos que eu colocar aqui sobre a viagem da qual eu acabei de retornar, sirvam como um despertador, não como uma verdade absoluta. 
Neve e Céu Azul! (Praga - República Tcheca)

Saia. Veja. Viva.

Até!

4 comentários:

  1. Saudades amiga! Ch disse que tenho que me encontrar com vc. logo pra te encher de perguntas... rss... mas não vou fazer essa maldade com vc.
    Vou deixar vc. chegar , colocar a casa no lugar e aí sim a gente marca uma pizza. Ok?
    Adorei esse post... é bem assim mesmo...p viver plenamente tem que se desfrutar... rss...bjos. Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amiga, saudades tb! Será um enorme prazer responder a todas as suas perguntas... tem muuuuuita coisa para contar! Logo marcaremos...
      Que bom que gostou... que bom que concorda... rs... bjs

      Excluir
  2. Olá Cris...deu para curtir né. Isso é perceptível no seu comentário e claro nas fotos. Viajar para a Europa, especificamente, é uma aula de História permanente né, pois bem, poderia ter me levado (rsrsrs) para aprofundar meus conhecimentos. Quem sabe da próxima né? Bjs e até breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Marcela! Deu pra curtir muito... vou postar as outras fotos no face e, aos pouquinhos, vou atualizando o blog. Vc tem razão no seu comentário. uma viagem à Europa deveria ser algo obrigatório nos cursos de História, sabia? Deveria fazer parte do investimento... mesmo para quem vai dar aula de História do Brasil apenas... pq ela tb descende daquela... td de bom! Lembrei mto de vc lá. Vc leu o post chamado Schönbrunn? Se não o fez, faça... vc vai gostar! bjs

      Excluir