sábado, 8 de março de 2014

Manual de bem-viver!

Aposto que o que te atraiu a ler este texto foi o nome "manual". Com a nossa (cada vez maior!) vontade de não ter que pensar, ter um manual que nos indique exatamente o que fazer é tudo o que queremos. Entretanto, seguidamente ao título, o primeiro parágrafo é aquele que vende o texto. E nele que você decide se vai ou não continuar lendo.
...
Ainda está aí? Então vamos ao que interessa porque isso não é uma pegadinha!
1 - Acorde cedo com frequência. Mais cedo do que você consideraria bom. Assim você terá mais tempo e
a agradável sensação de que seu dia está rendendo. Isso causa bem-estar.
2 - Acorde tarde uma vez ou outra. Tão importante quanto fazer o tempo render  é deixar simplesmente ele passar livre e despretensioso. Não temos que ser produtivos sempre!
3 - Coma coisas saudáveis a maior parte do tempo. De vez em quando se entregue ao prazer de um bom brigadeiro, pizza ou refrigerante (ou tudo junto!). Seu organismo não vai ter um colapso por conta de uns excessos eventuais.
4 - Aproxime-se de pessoas que te fazem bem, que torcem pela sua felicidade. Amigos não são só aqueles que te amparam na dor, mas o que comemoram a sua alegria.
5 - Afaste-se de todos que te colocam para baixo. Seja no trabalho, no clube, na internet. Nós não precisamos de gente negativa. Já chega todo tipo de problemas pelos quais temos que passar na vida. Pode parecer "piegas" mas é verdade. Gente colorida é muito mais interessante!
6 - Fuja de discussões inúteis. Você não vai convencer o outro a mudar e, dependendo do assunto, vai sentir seu coração bater mais rápido, um calor incômodo percorrer seu corpo e isso não pode fazer bem!
7 - Acredite em Deus. Ou em Buda, Maomé, Anjos, Santos ou Orixás! Dá um enorme conforto entregar
seus problemas a quem pode realmente resolver. Frequente grupos que falem sobre o assunto, como cultos, missas, reuniões.
8 - Tenha contato com crianças e entre no faz-de-conta delas. Sair momentaneamente da dura realidade do dia-a-dia faz um bem terrível!
9 - Veja e leia menos jornal. Cerca de 90% das tragédias e histórias absurdas que você toma ciência não alteram em nada a sua vida. Uma certa alienação voluntária é necessária para acordarmos esperançosos todos os dias. Os jornais matam a nossa capacidade de acreditar em dias melhores!
10 - Faça uma atividade física. Dê preferência a alguma que seja prazerosa. Caso contrário abandonará na primeira oportunidade.
11 - Comprometa-se. Vale qualquer coisa! Uma dieta, um orfanato ou asilo, uma família que precisa de ajuda, um amigo ou uma causa.
12 - Aprofunde-se nas coisas. Envolva-se sem medo de se arrepender. A superficialidade com que vivemos hoje em dia é espantosa.
13 - Encontre-se periodicamente com amigos. Eles nos fazem rir, resgatam quem nós éramos em outras épocas e são implacáveis ao lembrar dos nossos momentos mais "podres". Isso rende boas histórias.
14 - Chore mais e ria mais. Conte histórias, teste sua memória. Relembre fatos agradáveis e sinta novamente as sensações que experimentou naqueles momentos.
15 - Veja fotografias. Tente se lembrar de todas as pessoas e lugares que aparecem nelas. Compartilhe suas sensações.
16 - Ouça com atenção. Desabafe sempre que necessário. Troque informações.
17 - Viva intensamente. Esteja aqui e agora. Aproveite cada minuto. O que for bom, guarde.
18 - Descarte o que você não usar mais. Dê o destino adequado para cada coisa. Jogue fora objetos quebrados, velhos, sem utilidade, sentimentos ruins, lembranças tristes. Doe tudo que puder ser aproveitado por outras pessoas.
19 - Dance e cante. Não importa de que maneira e para qual plateia. Apenas sinta a música e se manifeste.
20 - Saia. Veja a vida do lado de fora. Após ler isso combine um passeio legal, uma voltinha na rua, qualquer coisa que te faça feliz...

... Inspire-se!

Até a próxima.


2 comentários:

  1. Não tinha visto esse!!! Adorei!!!! ;-) bjs. Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Poxa amiga, que bom! E eu não tinha visto esse seu comentário... bjs...

    ResponderExcluir