quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada!

Há tempos o espelho reflete o mesmo rosto. Imagem igual, atitudes, idem! Em time que está ganhando não se mexe, reza a lenda. Mas até que ponto o conforto da mesmice não revela uma certa estagnação diante da vida?
Quando uma pessoa se separa depois de um relacionamento de anos, qual é a primeira atitude que se toma? Mudança de visual. E por que? Porque o lado de fora reflete o que está por dentro. Quando mudamos de visual, temos a oportunidade de nos reinventar. Quando mudamos a nossa cara, e nos tornamos estranhos para nós mesmos no espelho, nos damos a chance de descobrir características escondidas, marcas que nem nos lembrávamos mais. Cada mecha de cabelo que vai embora, leva com ela um sem número de sentimentos, incômodos, lembranças e pequenas coisas que habitaram nosso corpo durante muito tempo (isso me fez lembrar uma imagem muito engraçada: do Capitão Caverna tirando tudo pelos cabelos do seu corpo! rs).
Um corte de cabelo é mais do que apenas mexer na aparência. Principalmente se você muda radicalmente, de longo para curto, essa atitude exige desprendimento. Você sabe quantos anos, em média, leva um cabelo para ir da raiz até o meio das costas? No mínimo 3 anos. Em outras palavras, um cabelo comprido traz com ele três anos da sua vida. Você já parou para pensar no que fez durante este tempo? Muita coisa, certamente. Por isso é tão difícil se desfazer das madeixas... elas contam história.
O cabelo é muito mais do que a moldura do rosto. Ele reflete emoções. Tem um termo, em inglês (que traduzido não tem a mesma graça!), que reflete muito bem a relação que uma pessoa tem com o seu cabelo. A expressão é "bad hair day", ou "dia ruim para o cabelo". Não há quem nunca tenha passado por isso! Um dia, ele simplesmente acorda de mau humor. Nem lavando dá jeito. E quando acontece de você marcar o cabeleireiro para dar uma boa mexida e ele, simplesmente, acorda lindo? Definitivamente, ele tem vida própria.
Mas, voltando às mudanças de visual, desejo a você, leitor, que tome coragem de aproveitar este fim de ano, desapegar daquilo que te prende, cortar, literalmente, a ligação com o que ficou para trás, e se arriscar a viver um novo "VOCÊ"!

Eu vou fazer isso hoje!

Boa Sorte!

E só para finalizar, um trechinho de uma música do Alceu Valença, que me parece muito oportuno:
"O que é que houve, meu amor, você cortou os seus cabelos?
- Foi a tesoura do desejo, do desejo mesmo de mudar!"


Até breve

6 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo...linda, linda!!!!! Ainda não aprovei o corte, mas adorei o texto!!! Ai, quero "mudar" também...

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão Cris. Nada como mudar o visual, mesmo que vc mesmo se estranhe no começo, rsrs. Tô anciosa prá ver como ficou seu corte de cabelo. Beijos!!! Marcinha

    ResponderExcluir
  3. Ah, pois é, Luciana... agora acho q vc entendeu pq eu decidi cortar o cabelo... foi a tesoura do desejo de mudar!rs
    Acho q vai aprovar o corte... logo logo vc vê!
    bjs e adorei o comentário...

    ResponderExcluir
  4. É, Marcinha... o meu gesto de cortar não foi tão bonito e generoso quanto o seu, mas ele também reflete uma mudança interna... vou tentar tirar uma foto! O seu ficou liiiindo... já falei né? bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa não conhecia essa música... show!! O cabelo tb. ficou tudo de bommm... bjs. Vanessa.

    ResponderExcluir
  6. a música é perfeita pro texto né? rs... chama Tesoura do Desejo, do Alceu Valença. Obrigada, querida... ta adorei meu cabelo! rs... uma nova mulher... rsrsrs. bjs

    ResponderExcluir