domingo, 24 de junho de 2012

Açúcar e afeto

Conheci a Nancy pela internet. Para ser sincera, não me lembro se foi em um grupo de discussão sobre algum assunto específico ou em uma simples sala de bate-papo. Sim, eu frequentei essas salas em uma época da minha vida, mas como muitas outras coisas, já passou. Houve um tempo em que era possível estabelecer uma conversa interessante e amigável com desconhecidos que, por alguma razão, estavam presentes naquele "local", naquele momento... em muitos momentos. Pois como ia dizendo, foi num desses "canais virtuais" que eu a conheci. Uma pessoa que já passou por inúmeros desafios e que o acordar todos os dias já era, por si só, um grande enfrentamento. Ela é uma dessas pessoas, porém, que mantêm a esperança de que cada dia será melhor e que se as coisas não estão lá tão boas, as experiências positivas possam se sobressair às ruins. Nunca estive pessoalmente com ela, mas posso imaginar que a doçura e a serenidade da sua origem nipônica confiram a ela uma incrível capacidade de enxergar o mundo de maneira especial. Em compensação sua brasilidade traz para o seu humor um olhar afiado, de quem não perde um único lance, de quem é rápida na tarefa de tirar do mundo sempre uma nova lição.
Pois não é que nos últimos tempos a Nancy deu de colocar no Facebook fotos de comidinhas irresistíveis? A mais recente eu não resisti. Pedi a receita e a autorização para colocá-la aqui no blog. Como é de costume, executei-a  primeiro, para então postá-la como dica. Quem gosta de cozinhar, sabe que as receitas originais a gente só faz pela primeira vez, pois, a partir da segunda, já modificamos uma coisinha aqui e ali e colocamos do nosso jeitinho. Tirando a parte do licor, eu executei como ela está, mas em virtude do resultado eu tenho duas sugestões a dar: o creme pode ser feito apenas meia receita. A proporção está desigual. Se quiser, faça a receita toda para comer depois... é muito gostoso! (rs). Mas para o bolo, basta a metade. Outra dica é deixar o creme na geladeira por algumas horas antes de usar, porque a consistência fica melhor. Como eu adoro inventar moda, pretendo dar uma mexida neste creme, mas agora, vai a receita original. Sugiro que faça, porque é muito prático, rápido e delicioso.


Bolo de Chocolate com Creme e Morangos

Massa:
1 xícara de chá de leite morno
3 ovos
4 colheres de sopa de margarina derretida
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de chocolate em pó
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
 
Bata bem todos os ingredientes da massa no liquidificador
Coloque em uma fôrma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo
Asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180º graus), pré-aquecido.

Recheio e cobertura
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de açúcar
1 lata de leite condensado
10 colheres de sopa cheia de leite em pó
1 caixa de creme de leite
1 caixa de morangos
 
Bata na batedeira a manteiga, o açúcar, o leite em pó e o leite condensado. Quando ficar bem homogêneo, adicione o creme de leite e misture bem com uma colher. Corte o bolo ao meio, molhe com leite e licor Amarula, recheie com uma parte do creme e com morangos frescos picadinhos. Coloque a outra metade do bolo por cima, molhe novamente e cubra o bolo com o restante do creme. Decore com morangos frescos. Leve para gelar por no mínimo 4 horas e sirva.

Importante: A massa do bolo fica bem líquida. Parece que está errado, mas não está. Se você tiver duas formas iguais e pouca habilidade para cortar bolos ao meio, asse em duas assadeiras. Vai ficar pouca massa no fundo, mas ele cresce. Eu reguei os bolos com creme de leite, apenas. Fica menos doce, mas é de acordo com o critério de cada um.


Faz aí... é bom demais!

Até.

10 comentários:

  1. Inevitável ler tudo isso e não querer olhar a Nancy no Facebook!

    Lindo o que vc escreveu sobre ela! Tem gente que aparece de um jeito ou de outro para deixar alguma mensagem para a gente. No caso de vcs foi por meio da internet, o que não limitou nem um pouco o contato!

    Sobre o bolo, ficou com pinta de que está uma gostosura só!

    Como vc bem sabe, a única coisa que dou conta de fazer é o seu creme de chocolate... rs Cada um com a sua limitação rs! Sugiro, então, que vc, moça das mais prendadas que já conheci, faça um para a nossa próxima reunião :P

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... ela é mesmo uma guerreira!
      Poxa Pat, eu coloquei essa receita pensando em vc... rs... ela é de liquidificador... vc não viu? Mole, mole... mas td bem, eu vou quebrar o seu galho até vc criar coragem! Levarei um na próxima reunião, ok? rs

      bjs

      Excluir
  2. Kika, minha linda amiga e confidente de madrugadas afora! Adorei o comentário sempre tão delicado e carinhoso!
    Fico feliz por ter sido brindada com esse encontro virtual mas que de tão intenso e sincero, quase consigo sentir o cheiro do seu abraço!
    Te acompanho faz bastante tempo, não é verdade?! Já estive (virtualmente) com vc até nas suas aventuras internacionais! Olha que chique! rss
    Vc me emociona! E com vc não tem essa de monotonia, né? Nada vira rotina! rss
    Agradeço ao Papai Do Céu por ter colocado um Anjo de Luz no meu caminho!
    Nada é por acaso e só pessoas sensíveis e especiais como vc, entendem a importância de uma amizade, ainda que virtual, que dure, que seja sincera e que acrescentem algo de bom na nossa dura caminhada! Encontrá-la é para mim um presente muito precioso!
    Posso passar tempos sem conversar mas é só dar um start que a coisa flui! Engraçado e gostoso, como a vida deve ser! E quem for do bem, pode chegar! rss
    Vamos nos divertir, não é mesmo?! É só o que se leva dessa vida!

    Com carinho e com afeto...

    Nancy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Nancy... depois do seu comentário eu fico até sem palavras. Fico emocionada de ver a forma especial como me vê. É realmente engraçado como a vida coloca no nosso caminho pessoas que acrescentam tanto, com tão pouco. Lembro sempre da sua história, da sua luta e isso sempre serve de inspiração para o meu dia. O que levo de você - e talvez seja por isso que nos aproximamos - é que a vida deve ser divertida... somos assim né... e isso é o que vale!
      Pois é, qdo lembro dessa "aventura internacional" é que me dou conta do tempo que nos conhecemos... pelo menos 7 anos... mto legal... temos que nos encontrar né? Aliás, coisa prometida há tempos... qdo vier para os lados de cá, é só me avisar... vamos rir um pouco de tudo! Felicidade é a palavra de ordem... sempre... beijo enorme com muito carinho!

      Excluir
  3. Nossaaaaaaa assim voce me mata' kkkk
    Que Delicia, claro que eu vou tentar com uma ajudinha, mas vou'
    Esse texto me fez lembrar alguns amigos virtuas..
    Muito bom Cris ... bjs

    ResponderExcluir
  4. Até eu que não gosto de bolo fiquei com vontade de experimentar esse aí hein prof;HAHAHA.Ótimo post, beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Leticia.. esse é campeão... faz sim que vc vai adorar!!!! bjs

      Excluir
  5. Poxa... vc bem que poderia levar um prontinho feito por vc lá para a E.M.O.C.
    Que tal a idéia...
    Eu adorei!!!!!
    Bjos.
    Jac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... providenciarei um qqr hora dessas...rs... pode deixar! bjs

      Excluir