segunda-feira, 14 de abril de 2014

Envelheço na cidade II

Estou em fase de reavaliação! Já disse isso no texto anterior com o mesmo título. Fazer quarenta anos não é para qualquer um. Aliás, é um injustiça a desvalorização que nós humanos fazemos da nossa idade. Se uma empresa faz 40 anos de existência isso é motivo de comemoração. Demonstra solidez, confiabilidade. Por que será, então, que em se tratando de pessoas a mesma idade passa a ser sinônimo de velhice?
Pois eu estou vivendo a máxima de que a vida começa aos quarenta. Reservei este tempo para mudar o que não funciona mais. É engraçado como uma simples alteração no calendário faz uma reviravolta na cabeça.
E a sensação que eu tenho é de que isto ainda vai durar. Não é como em todos os aniversários, que o dia é especial e ponto, no dia seguinte tudo volta ao normal. Desta vez tudo está diferente! Estou com a sensação de mudanças em curso há mais de um mês! Na verdade cada vez que escrevo em algum lugar a minha idade eu sinto um "pesinho". Arriscaria até a dizer que os 41 serão mais fáceis.
Não sou a pessoa "mais diferente" do mundo, mas sou "mais diferente" do que muitas pessoas que conheço. E em se tratando de idade, minha crise não foi com a proximidade dos 40, mas acredite, dos 25. Eu me lembro como foi difícil e pesado na minha cabeça fazer essa idade. Em parte, talvez, porque já havia me conscientizado de que era adulta e tinha entrado em um processo de ida sem volta, mas também porque naquela ocasião minha vida precisava mesmo de muitas mudanças. De um jeito ou de outro, aquela idade foi mais difícil que a de agora. Fazer quarenta anos, por sua vez, me deu o aval para uma série de coisas. Uma delas é me permitir ser mais ridícula - ou menos autocensurada! - que antes. Não estou falando de sair por aí de forma inadequada, seja na vestimenta ou comportamento, estou falando de não me proibir ou me tolher o tempo todo, como fiz muitas vezes. Não vou ser apedrejada se alguém me vir com o esmalte descascando ou se meu cabelo estiver mostrando algumas raízes brancas. Quero estar bem fisicamente por uma questão de saúde, muito mais do que de estética. Roupas servem para embelezar o corpo e disfarçar o que não está bom! Cada vez mais falo o que penso ao mesmo tempo que me calo quando convém. Estou aprendendo, a duras penas, a guardar meus pensamentos para mim, pois expô-los me trará mais descontentamento do que guardá-los. Talvez esta seja a maior conquista que tive aos quarenta: a capacidade de ficar quieta!
Estou aprendendo também aos quarenta que minha carreira profissional já está quase encerrando e que isso não me causa qualquer desconforto. Venho trazendo minha contribuição da melhor maneira que posso e deixando meu legado a quem quiser aproveitá-lo. Devemos não perder de vista que assim como todas as coisas, nós também temos prazo de validade no trabalho. Minha mãe se aposentou assim que foi permitido a ela e sempre falou que devemos saber a hora de sair de cena. O mundo não vai parar se faltarmos em algum momento. Portanto, encerrando os trabalhos em breve e investindo em novos rumos... sejam eles profissionais ou não. Sempre tive uma boa capacidade de mudar e isso é fantástico. Agora não é diferente. Muda a idade, mudam as ideias. Estou pronta para começar.
E se isto servir de inspiração para alguém, que se aproprie e siga em frente!

"Se a palavra vale prata, o silêncio vale ouro!"

Até breve!



4 comentários:

  1. Adorei sua reflexão a respeito da idade, se permitir ser mais ridícula... amei o texto tô chegando lá também... bjim, Val.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Val, que bom que veio me visitar e gostou do texto! Adorei saber que vc agora é seguidora do blog. Venha sempre que quiser... aqui há um pouquinho de muitas coisas... rs... bjs

      Excluir
    2. Adoro blogs... estou sempre descobrindo novos por aí... e o seu é muito bacana, você escreve muito bem. Eu também tenho um e vira e mexe tento atualizá-lo com alguma novidade... depois quando puder dá uma passadinha por lá... bjim. Val. http://casadetrecos.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Poxa, que bom, Val... muito obrigada pelo elogio. Criei o blog para satisfazer a minha vontade de escrever e acabou que tantas pessoas se identificaram com os textos que foram chegando, contribuindo e se apropriando das minhas palavras... que são obviamente resultado das coisas que escuto por aí tb... enfim! venha sempre que quiser... tem coisas antigas que gosto bastante aqui.. passeie qdo sentir vontade...rs... sobre o seu blog, dei uma chegada lá assim que postou o link... adorei! Um luxo... vou visitar sempre, pode ter certeza! bjs

    ResponderExcluir