domingo, 20 de abril de 2014

Top 5 - Itália

Todas as vezes que viajo prometo escrever sobre todas as dicas, passeios imperdíveis e comidas maravilhosas que experimentei. Da Itália falei pouco. Não por falta de belezas ou atrativos. Muito pelo contrário. A Itália é meu berço, minha segunda pátria. Trago no sangue as heranças de lá. Cada passo naquela terra teve significado mais do que especial. Por que, então, não escrevi muito? Sei lá! Talvez por não ter tido tempo, talvez por ter visto coisas demais. Resolvi então me redimir e destacar as melhores 5 experiências da Itália para dar ainda mais gostinho a quem estiver indo para lá ou, simplesmente, a quem queira conhecer um pouquinho mais.

Pietà, Michelangelo
# 5 - As obras de arte -  Pietà e David de Michelangelo, e a Última Ceia de Leonardo da Vinci. Não há como não ficar maravilhado com elas. O problema é que você precisa percorrer boa parte do país para conseguir ver estas três. a Pietà fica dentro da Basílica de San Pietro, no Vaticano. O acesso a ela é tão simples que surpreende. Chegamos a duvidar se é ela mesmo. Fica ali humilde, em um cantinho da igreja, recatada, quase passando despercebida a olhos menos atentos. O David, ao contrário, mostra-se imponente, gigantesco e com uma precisão anatômica que fica fácil esquecer que é todo feito de pedra. Tem um realismo que impressiona. Mas não se engane! O verdadeiro David fica dentro da Galleria dell"Academia e não em praça pública como muitos pensam. Há sim uma réplica lá, mas apenas para lembrar onde ficava originalmente a estátua quando foi feita. Para admirá-la, terá que ir à Florença. Por lá também vale a pena visitar na Galleria degli Uffizi os quadros Nascimento da Vênus e A Primavera, ambos de Botticelli. E por último, mas não menos importante, a Última Ceia de Leonardo da Vinci. Espetacular! Fica em Milão e para vê-la é necessário ter muita antecedência, já que os ingressos para visitação encerram-se, em média, 2 meses antes da própria visita. Vale a pena se programar para comprar pela internet, caso contrário não será possível chegar até lá.
Davi de Michelangelo
# 4 - Os trens - viajar pela Itália é, sem dúvida, muito mais fácil de trem. Estacionar nas suas ruas estreitas não é tarefa muito fácil e além disso você não precisa se preocupar em localizar estradas e cidades. Assim como em muitos outros países da Europa, a malha ferroviária italiana é admirável. Há trens em vários horários, muitos deles com cara de metrô (e até com integração para eles!) e as passagens são relativamente baratas. Para os trechos mais extensos é interessante comprar antecipadamente pela internet. Já para viagens mais curtinhas há uma infinidade de máquinas nas estações onde você compra o bilhete por conta própria. A maioria dos trens têm banheiro e alguns, os frecciargento e frecciarosso, têm também acesso à internet por um preço quase simbólico pelo período de 24 horas. 
# 3 - Comida - se você está de dieta e vai viajar para a Itália, desista! Não da viagem, mas da dieta! Eu sou fã assumida de massas, mas este prato lá se eleva a outro patamar. Muitas pessoas me disseram que as porções não eram generosas e o cozimento deixava a desejar. O macarrão aldente seria quase um "quebra dente". Mas as minhas experiências gastronômicas na Itália apenas confirmaram o que eu já sabia. Eles seguem várias etapas nas refeições e as quantidades são substanciais. O sabor é divino e eles fazem jus ao título de "inventores" dessa brincadeira. Mangia che ti fa bene... literalmente!
cioccolato e pistacchio
# 2 - Gelato - embora também seja de comer, o sorvete italiano merece um lugar de destaque. É tão gostoso que mesmo no inverno se toma todos os dias. Os meus favoritos são os de chocolate e o de pistache. Chocolate está no plural porque há uma boa variedade de sabores à base dele. A cremosidade do sorvete é inacreditável. Outra coisa curiosa é que sempre são servidos dois sabores ou mais, due gusti, como eles falam. Nunca é uma única bola. Além disso, não utilizam concha para servir, mas pás, assim batem o sorvete antes de colocar na casquinha tornando-o ainda mais cremoso. Experimentei em todas as cidades que visitei e em todas foi espetacular!
Vista de Assis
# 1 - Assis - a cidade de São Francisco de Assis é para mim o número 1 da Itália. Independente de crença ou religião o lugar é mágico, lindo, especial. É fácil chegar lá de trem indo de Roma. Dá para ir e voltar no mesmo dia. Há uma boa estrutura para o turista com bons restaurantes e algumas pousadas. É toda medieval, com paredes de pedra e uma atmosfera de harmonia muito convidativa. Vale a pena conhecer. Estando na Itália é destino obrigatório. Foi o lugar onde mais tirei fotos! Se der a sorte do céu estar azul, fica perfeito!  

É isso. Falar da Itália é "chover no molhado" mas eu não podia deixar de registrar estas impressões... mesmo que muito tempo depois!
Nascimento da Vênus, Botticelli

Ps1: A ordem dos tópicos não é por importância. Eu não colocaria o sorvete mais importante que as obras de arte! É pelo fato desse ser muito mais acessível e agradar a todos os públicos.
Ps2: Os inventores do macarrão foram os chineses, mas os italianos, sem dúvida, aperfeiçoaram e popularizaram, por isso a citação.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário