quinta-feira, 30 de maio de 2013

Apenas considerações...

Neste momento estou em Portugal e, disso, muita gente sabe. O que talvez muita gente não saiba é que apesar das tantas diferenças entre nós, temos lá nossas muitas semelhanças. Se você pensou no idioma como primeira opção, talvez tenha se enganado. Tudo bem, falamos a mesma língua, mas a verdade é que muitas vezes me peguei tentando entender o que falavam bem ao meu lado. Não só a pronúncia, mas igualmente o emprego de algumas palavras, não lembra em nada que possuímos o mesmo princípio linguístico! Hoje mesmo em uma loja o vendedor nos perguntou se o objeto comprado era "oferta". Fiz cara de quem não entendeu, pois se o produto estava em oferta não era eu, mas ele mesmo, a informar. Mas a sua pergunta era somente se aquele objeto era "presente para alguém"! Ou quando ouço falar de restauração quando estão falando sobre restaurantes... E por aí vai como a bebida fresca ao invés de gelada e os "cêntimos" para  substituir os nossos centavos.
Quando penso nas semelhanças estou falando mesmo é da alma. Do desejo de agradar, da alegria que torna o lugar acolhedor. Estou falando das cores que contagiam os olhos, do céu azul, do jeito falastrão e lamurioso que só pode ter aquele que também é capaz de sentir - e nomear - a saudade! O português é apegado às suas raízes e é lindo ver como ele valoriza seus produtos, dizendo sem constrangimento das suas imensas qualidades. É um povo vibrante, apaixonado e consciente de suas penúrias.
Se somos descendentes deles, podemos ficar felizes por herdarmos marcas indeléveis dessa "latinidade" que torna a nós, brasileiros, um povo que se identifica onde quer que vá, que é bem recebido onde chega e que deixa seu traço por onde passa... E para isto, devemos um "muito obrigado" aos portugueses... Com toda certeza!

Até a volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário