terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cozinha & carnaval

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de carnaval... já falei isso inúmeras vezes. Outra coisa da qual gosto muito é de cozinhar, o que também é de conhecimento de muita gente! Há tempos não exercitava tanto a minha capacidade culinária como hoje. Unindo duas paixões então, não tenho como explicar! Ainda mais agregando o elemento "pessoas queridas" a esta mistura. 
Conversei com a minha irmã dia desses sobre usar um dos dias do carnaval, uma vez que não iríamos viajar, para cozinhar. Ano passado fiz um monte de empanadas argentinas na casa dela e ela adorou. Na ocasião uma próxima rodada ficou programada, mas o tempo que corre com uma pressa sem limites não permitia colocar em prática a ideia. Foi então que sugeri fazermos isso agora. Mas, já que faríamos as empanadas, por que não fazer mais alguma coisa? Incluí nesta brincadeira a Challah (pão judaico) e o enrolado de queijo e presunto, receita que aprendi com ela e que há muito não executava. Estava feita a "festa". A empreitada era ousada uma vez que demandaria um bom punhado de tempo, materiais e disposição. Como trabalho não nos mete medo, começamos a bagunça. O primeiro passo foi listar todos os ingredientes necessários e dar uma chegadinha ao mercado. Em seguida fizemos o que precisava de mais etapas para ficar pronto, no caso a Challah que, como qualquer pão, necessita de tempo para crescer. Depois foram os recheios que precisavam estar frios para colocar sobre as massas, as outras massas mais simples e, por ultimo, a junção de tudo. Foram quatro horas de muito trabalho, muitas piadas, gargalhadas e imensa alegria, bem ao estilo do carnaval. Ao fundo, o som das marchinhas de um CD maravilhoso que ganhei de presente. Tudo perfeito!
A minha tarde não pode ser descrita ou reproduzida em outra situação, mas as receitas, essas sim podem ser repetidas por aí e, quem sabe, até gerarem momentos tão espetaculares como os meus de hoje.
O pão judaico e as empanadas já têm suas receitas escritas aqui. Para fazê-las, acesse os posts "Quem quer pão?" e "Você tem fome de quê?", respectivamente. Ambos são de novembro de 2011.
Já a receita do enrolado de queijo e presunto, também conhecido em alguns lugares como "joelho", eu revelo aqui embaixo. É tão fácil de fazer que eu sugiro aproveitar o último dia do carnaval para experimentar.

Enrolado de Queijo e Presunto

1 kg de farinha de trigo
100 g de fermento biológico fresco (4 envelopes de fermento biológico seco)
2 xícaras de leite morno
2 xícaras de óleo
1 colher de chá de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de sal
300 g de mussarela
200 g de presunto
2 tomates picados sem semente
Orégano a gosto

Misture o fermento, o leite morno e o açúcar. Deixe o fermento começar a ativar (vai criar uma esponja, aumentando um pouco de volume. Isto leva alguns minutos). Acrescente o óleo, os ovos, o sal e a farinha. Como tem muito óleo, ela não gruda nas mãos. Caso seja necessário, acrescente um pouco mais de farinha, porém lembre-se que a massa é esponjosa e bastante oleosa, portanto não exagere na quantidade. Divida em 3 ou 4 partes, dependendo do tamanho dos pães que deseja fazer. Abra a massa e coloque fatias de mussarela, presunto, tomate, orégano e salpique uma pitada de sal por último. Enrole como um rocambole e feche as bordas para o recheio não sair. Pincele com gema por cima e coloque em uma assadeira em forno médio até ficar dourado. Repita o mesmo processo com as outras partes de massa. Esta quantidade de queijo e presunto é suficiente para toda a receita. Caso prefira pode ser recheado com frango desfiado, calabresa, peito de peru e, em qualquer destas opções, pode ser acrescentada cebola refogada em rodelas. É uma delícia!

Para que você tenha vontade de fazer também, aí vai uma foto do que foi feito hoje...



Bom apetite!

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário