quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Happy Valentine's Day!

Que o Brasil agrega à sua história vários elementos de outros povos não é novidade, até porque nós mesmos somos o somatório desses costumes. Dos mais recentes está o dia de São Valentim como mais uma data para se comemorar o dia dos namorados. Em outros países como França, Inglaterra e Estados Unidos, o dia 14 de fevereiro é o eleito para a celebração dos amantes, bem diferente do nosso tradicional 12 de junho. Mas você sabe por que esse dia começou a ser considerado assim? Reza a lenda que Valentim era bispo de Roma. Na época o governo acreditava que os jovens solteiros se alistavam mais facilmente no exército e, por isso, proibia os casamentos. Entretanto, Valentim continuou celebrando-os, o que o levou à prisão e, posteriormente, a uma morte trágica. Estando na prisão ele conheceu a filha do carcereiro que era cega. Os dois se apaixonaram e por causa desse amor ela voltou a enxergar. Mais tarde, ele foi considerado santo e protetor dos namorados. No Brasil há quem diga que o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho por ser a véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, mas a ideia mais difundida é a de que a data foi criada com fins comerciais já que junho é um mês de vendas fracas. De um jeito ou de outro, é difícil não se deixar afetar pela data. Quem tem um par, gosta de celebrá-la com juras de amor e comemorações dos mais diferentes tipos. Quem está sozinho prefere, na maioria das vezes, riscar o dia do calendário! O que me impressiona quando se fala de amor é a relação direta que se faz dele com as tragédias. Romeu e Julieta, Píramo e Tisbe, e o próprio São Valentim. Que feitiço é esse que não permite às pessoas terem não um final feliz, mas uma relação feliz? Algo que se possa comemorar não só nas datas feitas para isso, mas que permita ter um pouquinho de felicidade todos os dias? Por que as histórias de amor são sempre tão permeadas de drama sugerindo que ser feliz com alguém é coisa tão impossível quanto a imortalidade? Os próprios contos de fadas, os filmes e as novelas reproduzidas todos os dias enfocam o sofrimento como sendo parte do processo amoroso. Somente no fim de tudo é que se encontra a felicidade, o que, por sua vez, também não é mostrado já que o "felizes para sempre" acontece no dia do casamento. Como seria a vida da Cinderela no dia seguinte? No ano seguinte? A convivência com o príncipe, os filhos, os problemas na escola ou no trabalho... É claro que isso não passa de uma brincadeira, mas há que se pensar! O mundo não é feito de Príncipes Encantados e beijos de amor poderosos, mas de pessoas comuns que se encontram, se perdem, se acham de novo e constroem a própria história. Que possamos, então, celebrar o amor, os romances, as histórias felizes não só no dia 14 de fevereiro ou 12 de junho, mas em todos os momentos que merecerem uma comemoração. Por que não todos os dias? Se hoje está bom, comemore... simples assim! 
Desejo a proteção de São Valentim a todos os casais apaixonados. 
Desejo a proteção de São Valentim para aqueles que buscam seus pares.
Desejo a proteção de São Valentim para você, para mim, para que o amor vença sempre!

Feliz dia dos Namorados...
Ame... ame muito e celebre isso.

Até mais

4 comentários:

  1. O mundo não é feito de Príncipes Encantados e beijos de amor poderosos, mas de pessoas comuns que se encontram, se perdem, se acham de novo e constroem a própria história. Adorei essa parte... Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e não é verdade??? rsrsrs...
      Dito por outra pessoa tem mais graça do q dito por mim mesma... rs... bjs!

      Excluir
  2. Aaaaaaaaaaaaaaah... que fofo.
    Cris, amei muito o texto e também não entendo porque o sofrimento faz parte da construção de uma relação feliz... Mas torço pra que isso não aconteça comigo e com mais ningué... É tão bom quando uma relação se constrói na felicidade do cotidiano.

    E por falar nisso no dia de São Valentim eu completei 10 meses de namoro. Bodas de pintinhos. :D HAHAHAHA...

    Um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Flavia... como disse, o texto veio da nossa conversa mais cedo sobre esse dia. Pois é... eu não sei quem inventou que amor tem que rimar com dor... não deveria ser assim né? Pq as melhores relações são aquelas capazes de encontrar a felicidade todos os dias. Tb torço por relacionamentos saudáveis!
      Parabéns pelo aniversário... fico muuuuito feliz, viu? rsrsrs

      bjs

      Excluir