sábado, 27 de outubro de 2012

Bom dia? Só se for para você!

Ontem lancei um "desafio" aos meus alunos do 1º ano do ensino médio. Perguntei a eles sobre o que havia ficado deste ano, uma vez que a entrada neste segmento impõe ao aluno uma postura diferente daquela dos anos anteriores. Para mim, surpreendentemente, um dos alunos respondeu: Nada! Esta resposta caiu como uma bomba na minha cabeça. Não por ter feito parte de um ano que pareceu nulo para ele, mas por pensar em como podem 365 dias passar em vão. Dias estes que não retornarão nunca mais! Isto é pesado demais para mim. 
É claro que existe uma certa preguiça de pensar na pergunta que foi feita. Muitas vezes um período ruim faz com que a gente apague todo o resto, por defesa, bloqueio ou coisa que o valha. Mas a questão é que passar um ano em branco é de se parar para pensar! O que eu tenho feito dos meus dias?
No dia dos professores li um texto postado por uma amiga minha no site da Allere* e, depois de ter sentido uma pontinha de inveja por não ter sido escrito por mim (rs!), fez com que eu parasse para analisar um pouco mais as coisas. (Talvez eu analise demais. Ontem esta foi uma das palavras que meus alunos usaram para me definir: pensativa, analítica...). O texto em questão trazia uma pergunta ao mesmo tempo simples e crucial. Dizia: O que valeu a pena hoje?
Há dias com tantos acontecimentos que temos até dificuldade em selecionar as coisas que fizeram aquele dia valer a pena. Já outros, tão improdutivos e mornos, nos fazem acreditar que foram realmente inúteis. Mas dentro de um ano, qual o balanço que você faz sobre o valor dos seus dias? Já se fez esta pergunta? O que você tem feito para que os seus dias valham a pena? Será que só os grandes acontecimentos merecem registro ou o simples fato de acordar se sentindo bem seria um motivo para isso? De modo geral, e eu já falei isso aqui, só damos o devido valor ao estar bem quando não estamos!
Não é por acaso que existe uma grande corrente de pessoas que, nas redes sociais, deseja bom dia aos amigos, como se isso fosse quase uma intimação ao prazer de viver! É como se estas pessoas já tivessem despertado para isto e se sentissem no dever de passar adiante a sua ideia. Acho bacana e acho ainda mais bacana usar um canal assim para expressar sentimentos que, muitas vezes, pessoalmente não conseguimos.
Se mesmo depois de ler isso você ainda achar que a maioria dos seus dias não têm valor, observe como o horário de verão tem deixado as tardes mais longas e lindas. E se der para assistir ao por-do-sol, não perca esta oportunidade. É mágico!
Observe crianças brincando em um parquinho, como se o movimento em volta ficasse em câmera lenta. Parecem bichinhos testando a própria capacidade do corpo em se esticar, encolher, saltar. Perceba como eles caem e se levantam com uma facilidade que não devíamos perder ao longo dos anos.
Tome um sorvete de um sabor novo. Há tantas opções hoje em dia que é um crime permanecer nos mesmos gostos de sempre e aí, no fim do dia, você vai poder dizer que valeu a pena experimentar algo novo... mesmo que seja para não repeti-lo nunca mais!
Visite um site de algum assunto interessante para você. Demore-se nisso. Planeje uma viagem que provavelmente você nem vá fazer um dia, ou programe-se para torná-la real.
Faça um elogio a alguém e perceba a reação que a pessoa tem ao seu comentário. É engraçado como a maioria das pessoas não se sente confortável com isso e tenta se justificar em contrário. Diga a ele que elogios devem ser apenas agradecidos, não justificados. (Meu irmão me ensinou isso!)
Tome um banho demorado, cante no chuveiro ou faça outra coisa que você não tenha tido muito tempo ultimamente. Traz um bem-estar inigualável.
E se puder, caminhe, corra, ande de bicicleta, fique em um parque por um tempo. Se der, vá com alguém. Fica muito mais divertido. Mas se não puder, vá sozinho mesmo e exercite o prazer de sua companhia. A maioria das pessoas que eu conheço não sabe ter prazer com isso. Vá ao cinema sozinho alguma vez... é libertador.
E quando se deitar, no fim do dia, não se esqueça de trazer à tona tudo o que aconteceu. Por menor que seja. Sempre há um motivo para que seu dia tenha valido a pena. Se não encontrar, tente no dia seguinte. Aos poucos se pega o jeito...

Depois disso seus dias nunca serão como simples datas no calendário.

Até breve!

*Allere Estimulação Pedagógica (www.allere.com.br)

4 comentários:

  1. Professora não se preocupe porque esse ano muitas coisas valeram a pena para mim, tanto na vida escolar (profissional) tanto na vida pessoal... Os momentos bons vão ficar na memoria e os ruins, me faz crescer cada dia mais! Mais é sempre bom parar para fazer uma reflexão sobre a vida, o que ando fazendo ou deixando de fazer, se estou ou se sou realmente feliz...
    Beijos,
    LeehValente

    ResponderExcluir
  2. Ah, Leticia, fico mto feliz de saber disso... de verdade! Refletir é muito importante para trilhar os melhores caminhos... vc vai longe, menina! Já te disse isso? bjs

    ResponderExcluir
  3. Fico pensando nisso, também. Sobre esses dias que parecem que passaram despercebidos. Embora, eu tenha um olhar bastante curioso para a minha vida, e por isso, reconheço que meus dias são presentes e que carregam muito do que sou (coisas acontecem. O que fazemos com esses fatos, nos diz quem somos, acho), mas, às vezes, por mais que eu tenha consciência e sentido disso tudo, escapo... e me percebo num lugar "despercebido". Quando eu falo: "nossa, a semana passou tão rápido, nem percebi!" me preocupo, percebo o deslize de vida e retomo a curiosidade de perceber as gotículas vitais de cada dia!
    Eu tava com saudade deste seu espaço e reafirmo aqui, minha saudade de vc!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um desafio perceber o que os olhos estão acostumados... eu te entendo!
      Este espaço é seu, não por suas visitas, mas também pq vc ajudou a construí-lo... venha sempre que possível, sempre que quiser, sempre que precisar de uma conexão e um eco com os seus pensamentos... bjs.. tb estava com saudade de vc por aqui...

      Excluir