segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Oktober...

E não é que outubro chegou? Para nós ele já é o décimo mês do ano, entretanto seu nome se deve ao calendário romano, onde ele era apenas o oitavo, já que o ano começava em março. Nas minhas pesquisas por informações curiosas e absolutamente inúteis, descobri que outubro começa sempre no mesmo dia da semana que janeiro, exceto quando o ano é bissexto. Como nesses anos fevereiro passar a ter 29 dias, altera o resto do ano. 
Outubro para mim já tem carinha de lazer. As férias se aproximam, há alguns feriados e apesar do cansaço ganhamos um incentivo pela vizinhança do fim do ano. É ainda neste mês que o comércio comemora as duas  últimas festas antes do Natal. Até pouco tempo atrás, era apenas o dia da criança que movimentava o mês, mas com o dia das bruxas caindo no gosto dos brasileiros, esta também passou a ser uma das comemorações temáticas do ano. Passando isso, "tchantchan"... é Natal!!!
Eu sempre gostei do mês de outubro. Acho um mês festivo, alegre, colorido, vivo. Em outubro planejamos a viagem do fim do ano, começamos a pensar nas mudanças que desejamos para o ano seguinte. É também nesta época que buscamos rever as coisas que não saíram como planejadas e prometemos não repeti-las no futuro. Os ares já estão diferentes e os dias já apontam para um clima de confraternização. Há quem só veja o lado ruim das coisas e já começa a sofrer por antecedência com todo o caos que se torna a nossa vida no fim do ano. O trânsito tumultuado, os gastos excessivos, as filas quilométricas e a falta daqueles produtos que antes eram tão fáceis de encontrar. Mas se olharmos pelo lado positivo, parece que as noites ficam mais bonitas e convidativas, os sorrisos mais largos, o colorido das sacolas preenchem os espaços vazios entre um pedestre e outro da calçada. 
Outubro ainda traz uma mudança que eu, particularmente, adoro! É nessa época que começa o horário de verão. Tudo bem que os primeiros dias são um pouco mais sacrificantes, quem acorda muito cedo passa a acordar no meio da noite, mas tudo isso vale a pena quando o que está em questão é ter mais umas horinhas de sol todos os dias. Para ser mais exata, este ano ele começa na madrugada do dia 20 para o dia 21. Passado o período de adaptação, o horário de verão é a própria cara da alegria. Ficamos mais bem dispostos, produzimos mais, aproveitamos mais a vida. Parece que o período de 24 horas ganha um tempinho a mais. Ficamos mais animados, otimistas e felizes. 
Sugiro então, que se você não é muito fã deste "movimento", procure encará-lo como algo passageiro, pois se não podemos competir com o "rival", devemos nos unir a ele. Ao invés, então, de resmungar por 4 meses sobre o seu inconformismo pela mudança do horário, tente aproveitar para fazer algo que não costuma fazer quando o avançar da noite chega mais cedo. Vá caminhar, dar uma volta, encontrar algum amigo... qualquer coisa que tire o foco do que você não considera bom. Desta forma, tenho certeza que ele passará ainda mais rápido... 

O que eu desejo mesmo é que neste mês, que está apenas começando, os seus dias sejam recheados de surpresas maravilhosas e de bons ventos que possam trazer a magia que torna a nossa vida espetacular!...
... Com, ou sem, horário de verão.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário