sábado, 15 de setembro de 2012

Qual é a cor do seu medo?

O medo é incômodo de se sentir em qualquer circunstância. Muitas vezes ele é tão paralisante que nem mesmo gostamos de pensar sobre ele. Alguns medos são confessáveis, outros não são, sequer, identificados por nós. O desconforto faz com que a gente se sinta frágil, impotente, incapaz. Por outro lado o medo é um limite maravilhoso que nos impede de fazer loucuras e colocar em risco nossa própria vida. Não fosse por ele, sairíamos por aí nos jogando em precipícios ou atingindo velocidades absurdas a bordo de um carro. Esta semana aprendi um pouco mais sobre ele. Estive na feira de conhecimento da escola de um dos meus sobrinhos e o trabalho dele era exatamente sobre este assunto. Ele me disse, inclusive, que medo todos os animais sentem e é isto que mostra ao organismo que está na hora de agir, normalmente para fugir de algum predador, mas o que eu achei mais bacana - e que eu não sabia!- é que o ser humano é o único animal que é capaz de sentir medo de ter medo. Legal, né? Posso assegurar que este é, de longe, o meu maior pavor.
Sempre tive mania de atribuir cores às coisas. Leia "Bege?" e você vai entender do que eu estou falando. E não é que existe um teste que mostra através da cor que você escolher, qual é a "natureza" do seu medo? Quer saber? Então me diga: Qual é a cor do seu medo?

Sem pensar muito, feche os olhos e visualize qual das cores abaixo melhor descreve o seu medo! Agora é só ler a definição:




Preto - Ele provoca em seu ser uma tendência reacional que lhe faz nem querer ver o objeto, a causa ou o alvo desse medo. O medo preto, sem dúvida alguma, demonstra um processo que envolve um intenso e profundo sentimento, com um alto grau de sofrimento e pode estar sendo arrastado há bastante tempo em sua vida. 
Muito interessante, é que esse não querer ver chega a ocasionar uma real possibilidade disso acontecer. Por vezes, a reação de defesa é tão intensa que a pessoa ou os aspectos envolvidos em todo o processo realmente "não são vistos". Ocorre o que é chamada supressão que é uma reação de defesa tão forte e profunda que ela nos faz nem perceber que aquilo ali está. Mas, o "re"contato com o objeto do medo acaba sendo inevitável em alguns momentos e, assim, cada vez que ele aflora parece ainda mais profundo e intenso. No medo preto, não são incomuns as sensações ruins permanecerem mesmo quando se procura livrar do processo com tratamentos, terapias, força de vontade ou por outra das diversas formas possíveis. 

Branco - Evitamento das situações que envolvem o próprio medo ou evitamento em reviver as situações que geraram o processo desde quando esse medo passou a existir em sua vida. Procure observar e lembrar-se: a partir do momento em que algo ocorreu e, após a própria vivência do fato, existe um cuidado tão intenso para não se vivenciar aquilo novamente, um evitamento tão forte, que parece que tudo sempre leva você a vivenciar a "proximidade" do que se tem tentado evitar. 
Os medos brancos demonstram DEFESA! 
Uma tentativa de se proteger de alguém ou de algo que possa gerar sofrimento em qualquer área da vida. A falta de domínio perante determinadas situações da vida leva a pessoa do medo branco a procurar se proteger, a evitar confronto ou enfrentamento. A passividade é, comumente, a reação mais natural nos indivíduos que enfrentam um medo deste tipo. 

Rosa - A razão de você estar vivenciando isso é uma profunda carência de amor, de toque, de carinho, de atos que possam suprir suas necessidades afetivas, mas que partam de outras pessoas, de um outro alguém, daquela pessoa que pode lhe proporcionar o sentido de suprimento de amor e doação que vem faltando em suas vivências e experiências. 
Se você analisar bem esse processo que causa o medo rosa, passou a existir após a perda de um ente que supria essas necessidades afetivas em seu ser ou após a perda de alguém que negava essa afetividade a você e, a partir disso, a sensação de não mais poder "acertar" sua carência em relação àquela pessoa nutre um vazio, uma sensação de incompletude e de que não vai dar tempo de se realizar afetivamente. Comumente, se essa é uma realidade que se mantém em sua vida há algum tempo, essa perda pode se relacionar ao princípio de carência de amor materno ou paterno, pela perda física, distanciamento ou morte desses seres queridos ou, mesmo, pela possível "presença ausente", aquela onde mesmo a pessoa estando ao nosso lado ela não se doa, não supre as carências afetivas. 

Violeta (lilás até o roxo)A razão desse processo é a falta de domínio que você experimenta perante os objetivos de sua vida, perante as coisas que você quer alcançar ou que você tem que alcançar para você e ou também para todos que de você dependem. 
A sensação de "não saber o que", ou de "não saber se quer", ou de "se ter dúvida em conseguir ou em ser capaz de", por vezes, causam desconfortos consideráveis nas pessoas dos medos violetas. 
É quase sempre presente uma dúvida:.."até onde aquilo que faço é por mim ou por outras pessoas? Afinal, é "aqui" que posso ganhar dinheiro para me sustentar e, também, àquelas pessoas que dependem de mim, mas o que eu gostaria de verdade era de estar atuando em tal coisa... Aí sim eu me sentiria realizado!... Quem sabe um dia... A realização pessoal é quase sempre inexistente.
Ainda mais complicado é quando tudo parece bem, mas em alguns casos, a pessoa nutre uma culpa ilógica por se permitir ser feliz naquilo que faz, com aquilo que tem, etc. A sensação, nesses casos, pode ser a de uma auto-reprovação - "como posso ter ou querer algo quando tantos não têm". 

Azul Claro -  A principal razão da vivência do medo azul claro é a forte necessidade experimentada por quem o vivencia em se libertar de algo ou de alguém. Entretanto, pode ser que esteja difícil reconhecer "o que", exatamente, está invadindo seu ser e gerando esse sentimento ou impedindo um sentido de liberdade ou mesmo "do que" ela está tentando se libertar ou quer se livrar, já que sensações de falta de lógica ocorrem constantemente e invadem a pessoa confundindo suas razões e causando uma grande dificuldade no encarar dos fatos e, até mesmo, estimulando certa fuga que deixa para mais tarde a decisão, a definição ou o redirecionamento daquilo que não vem ocorrendo como ela gostaria.  A necessidade de SER LIVRE para atuar, para alcançar, para ir e voltar é intensa. A busca da liberdade para alguns, no momento em que os medos azuis claros os afligem, está acima de tudo.  

Azul Escuro A razão de você estar vivenciando esse medo é porque, em algum momento de sua vida, você bloqueou sua sensibilidade ao decidir se defender de algo que você considerava um sofrimento: "é melhor não sentir, pois isso pode doer..."
A escolha dessa freqüência de cor demonstra que vem ocorrendo uma descentralização de seu próprio ser e, ou foi a própria descentralização que ocasionou o seu medo ou ela passou a existir em sua vida a partir do fato que o levou a vivenciar esse sentimento de medo. A falta de domínio sobre o processo, decorrente do impedimento da livre expressão da sensibilidade, atrai para sua vida contínuas situações onde pessoas de seu relacionamento lhe incomodam ao tentar obrigar você a agir de determinada forma ou a tentar impedir que sua ação transcorra da maneira como você decidiu ou como você prefere. Um sentido de invasão e desrespeito às suas próprias vontades e necessidades interiores acaba ocorrendo e você nem mesmo percebe que, exatamente, sua própria vibração freqüencial é que acaba atraindo essa situação para sua vida. 


VerdeO medo verde demonstra acima de tudo uma perda de direção em relação às situações que envolvem o próprio medo ou em reviver as situações que geraram o processo desde quando esse medo passou a existir em sua vida. Procure observar e lembrar-se: a partir do momento em que ocorreu uma vivência que ocasionou o medo e após a percepção desse fato, existe uma seqüência de pensamentos conflituosos e negativos que sempre levam você a desanimar e a sentir-se sem capacidade de reconhecer metas para atingir seus objetivos. 
Os medos verdes demonstram, também, um conjunto de incertezas, ou certezas negativas, que vêm turvando seus objetivos e você já não consegue reconhecer o que quer alcançar em sua vida. Uma tentativa de você acertar sempre desenvolve um perfeccionismo, fazendo-o sofrer para realizar as coisas. 

LaranjaIsso significa que você vem sentindo a vida como um fardo muito pesado. A falta de controle da situação, quando percebida por você, lhe causa um grande desconforto. É como se a cada estímulo ou a cada nova experiência que desencadeia a vivência do medo, um turbilhão de emoções desconexas, trazendo um sentido ilógico de "fim", de "impossibilidade de suprimento" ou de "falta de nutrimento". Em reação ativa, por vezes aguda, ocorre uma tentativa intensa de reter "aquilo" que lhe parece faltar, ou que lhe parece necessário. Ocorre como se dentro de você houvesse um contínuo escoamento de suprimentos que nunca lhe permitem vivenciar uma sensação de plenitude.
Em alguns casos, o "aquilo" referido acima, pode ser "alguém" e, nesses casos, "aprisionar" esse alguém parece ser a única conduta possível para uma tentativa de saciar o vazio e preencher essa lacuna. Também as culpas acabam sendo pontos de tormenta para quem vivencia os medos laranja. Culpa pelo que fez ou pelo que deveria ter feito e não fez. Parece sempre necessário muito esforço para pouco resultado. 

AmareloSe você visualizou o amarelo, é comum você reagir impulsiva ou instintivamente aos estímulos. Por isso, algumas vezes, pode acabar criando conflitos para você mesmo e entre as pessoas com quem você convive. Em muitas dessas ocasiões, ao final, pode acontecer de todos se desentenderem e você, muitas vezes se sente injustiçado. Se isso ocorre, o mais comum é você sentir uma certa raiva ou dos fatos ou dos envolvidos ou, por outro lado, prefere nem dar atenção ao fato, mas no fundo sofre. Também, pode estar nutrindo um arrependimento que procura não demonstrar - é melhor não ser visto com essa fraqueza e, afinal, isso não mudaria o quadro... Em todos os casos você se entristece por não compreender como e porque as coisas sempre acabam assim... No medo amarelo a sensação de, injustamente, "não ser amado" pelas pessoas é presente. Comumente, o amarelo demonstra dificuldades de uma vivência sexual plena, harmônica e com a plenitude do prazer sexual. Se isso estiver ocorrendo em sua vida, procure expressar a sua sexualidade "sentindo mais do que pensando", atenta(o) em receber, em ter prazer, mas, acima e, ainda, em dar prazer e aprender a ter nesse ato o seu maior prazer! 

Vermelho - É preciso voltar a acreditar na melhoria da vida. O desacreditar nas coisas ou pessoas, desistir das lutas, e alimentar as dúvidas entre o "devo fazer" ou o "devo entregar os pontos", não vai levar você a lugar algum. As sensações de incapacidade e impotência são decorrentes da sua análise perante as situações de perigo que precisam ser eliminadas.
A freqüência vermelha alimenta a realidade concreta da vida, a do nutrimento material e do poder financeiro. Tudo, sempre, como base de sobrevivência. 
Quando você tinge uma situação de vermelho, como nesse caso o seu medo, isso demonstra que a situação que lhe causa o medo está gerando em sua vida uma luta intensa e contínua, a qualquer custo. Você tem que chegar, conseguir algo, mas nem sabe bem porque, não observa a verdadeira razão e necessidade disso, e, no fundo, nem sabe bem aonde chegar. Sem dúvida, seu medo sempre expressa a preocupação em cuidar de evitar perdas, principalmente daqueles aspectos que lhe parecem primordiais à sua sobrevivência. 


Marrom - Não há uma definição de medo específica para esta cor. Para poder defini-lo, você deve avaliar quais as cores que misturaria para dar a sua tonalidade de marrom ou a tonalidade do marrom de seu medo. 
Como isso não tem que respeitar as cores realmente necessárias para a obtenção da tonalidade marrom, suas cores podem escolhidas independente de resultarem em marrom e serão elas as que devem ser lidas para o "diagnóstico" individual do medo. 
Basta que você defina, sensivelmente, quais as cores que vc misturaria para fazer o marrom e ler as duas ou três ou mais cores escolhidas. Em cada uma dessas suas escolhas você terá um pouquinho de seu medo descrito.

Cinza - É preciso deixar de fugir! É necessário voltar a enfrentar suas dificuldades, seus conflitos, seus fantasmas... O evitamento e a fuga não resolvem e nem são defesas efetivas. Não adianta querer nem pensar ou nem enxergar as possibilidades que envolvem os seus processos. Você só sabe o que existe por trás de uma porta quando resolve abri-la! 
Você já pode estar viciado em se desvalorizar por se achar tão descrente de suas capacidades em vencer. Essa desvalorização é mais intensa quando o estímulo do medo está aflorado em você. É como se a causa desse medo, do qual foge, fizesse você perceber uma impotência perante o fato e isso demonstrasse sua fraqueza o que leva à desvalorização e gera a descrença. 
É preciso resgatar seus valores e deixar fluir a vida com confiança. Sem dúvidas... Para que a confiança seja possível precisamos aceitar certos aspectos da realidade que fazem parte da natureza cíclica do mundo relativo em que vivemos. Para aceitar precisamos compreender. Essa aceitação é um dos grandes desafios que vivenciamos e que temos que encarar para vencer. 


Se quiser saber mais detalhes e ler a definição completa da sua cor, acesse: 


Este é o site de onde tirei o teste! Desejo que possa se conhecer mais um pouquinho através disto!

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário