terça-feira, 23 de outubro de 2012

Os opostos se atraem. Atraem?

Os opostos se atraem, diz o ditado. Eu o complemento dizendo que podem até se atrair, mas não se sustentam. Se tem uma coisa que eu aprendi é que muito mais do que as diferenças, são as semelhanças que fazem um casal permanecer junto... nem que seja a concordância entre cada um fazer o que gosta sem "perturbar" o outro. Mas, "começando do começo", é claro que similaridades não são uma regra quando se trata de vida a dois. Já começa pela forma de pensar que é muito diferente entre homens e mulheres. Além disso tem a criação dada pelos pais, a formação acadêmica, a carreira escolhida e tantas outras coisas para se definir. O que vemos muitas vezes, no entanto, é que apesar de todas as condições adversas, alguns casais têm muitos gostos parecidos e, na minha opinião, é isso o que mais une as pessoas.
Hoje ouvi uma frase interessante a este respeito: "A relação começa na discordância!". Ao ouvir, parei um minuto para processar a informação. Ora, a relação começa nas afinidades, não? - Pensei em um primeiro momento. Porém, em seguida, entendi o que isto queria dizer. O significado da sentença é que quando discordamos é que começamos a nos relacionar, de fato, no sentido de "negociar" nosso papel naquele espaço. Enquanto concordamos fica fácil conduzir-se lado a lado com alguém. Quando começamos a divergir é que exercitamos a relação verdadeira. E, nestas horas, muitas não sobrevivem. Aí entra a questão dos opostos! Uma relação não se faz entre pessoas que concordam em absolutamente tudo. Ela acontece quando temos a capacidade de ceder sem nos agredir, enquanto fazemos feliz quem está conosco. Mas é um caminho de ida e volta. É preciso que ambos estejam dispostos a abrir mão de algumas coisas pelo bem-estar do outro, sem para isto, se submeter aos caprichos alheios. Eu sempre fui contra a ideia de me doar em uma relação. Eu achava que deviam me aceitar do jeito que eu sou e ponto final. Hoje eu aprendi que estar com o outro é saber verdadeiramente o que o faz feliz e ter prazer nisso. Ao contrário do meu pensamento de outros tempos, hoje eu vejo que as relações bacanas são aquelas onde ambos são companheiros e ao invés de tentarem impor seus desejos, ficam felizes pela simples presença do outro. Seja pela razão que for, ceder não é se anular. É dar ao outro maior importância do que a coisa que se almeja.
Eu escolhi ser feliz com a pessoa por quem esperei toda a minha vida. Confesso que somos bem parecidos, de certa forma até fisicamente, e isto facilita um bocado as coisas. Mas a questão é que ao seu lado eu exercito a doação com o maior prazer do mundo. Não existe imposição, tampouco submissão. Existe respeito, cumplicidade, companheirismo, dedicação, alegria em estar juntos e amor, muito amor. O sentimento, sozinho, não faz uma relação durar. É preciso, além disso, querer que dê certo.

Sobre a minha história, especificamente, fico muito emocionada ao perceber a torcida sincera das pessoas que me conhecem e se sentem tocadas por ela. É surpreendente ver os rostos perplexos e esperançosos de viverem o mesmo conto de fadas.

Desejo a todas elas, portanto, a oportunidade de experimentar não uma relação perfeita, mas a possibilidade de construi-la assim!

Até mais.

6 comentários:

  1. Adoreiiii... (como sempre)
    E levo fé nisso, levo fé nos gostos, no amor, na diferença q pode mudar e ser boa.
    Lindo, lindo.

    Carla Carrilho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carla!!! O grande barato das relações é que elas não têm receita... cada um busca a sua forma de ser feliz junto, não é?! Bj enorme...

      Excluir
  2. Cris, gosto de tudo o que escreve e nem sempre tenho tempo de comentar, mas sempre estou passando por aqui. Hoje não posso deixar de comentar... " Eu escolhi ser feliz com a pessoa por quem esperei toda a minha vida" Essa frase diz tudo o que eu acredito... Pois um relacionamento é construído no dia a dia sem forçar, e ele cresce naturalmente e nasce quando menos esperamos. Acredito que o amor tem sua hora de aparecer na vida da gente e que devemos viver sem pressioná-lo, pois se não podemos nos confundir e viver com o amor errado. Bjs!!! Marcinha

    ResponderExcluir
  3. ah, Marcinha! Seus comentários são sempre um presente pra mim. Fico muito feliz qdo sei que pessoas especiais na minha vida vêm me visitar! Vc é uma delas... ADORO!
    Sobre o texto, sei que vc é uma dessas pessoas que torcem pela história exatamente por acreditar neste amor que vem na hora certa e se desenvolve sem pressão... este é o verdadeiro sentimento que leva a uma relação perfeita, né? Que tenhamos todas uma experiência dessas... nós merecemos...rs... bjs

    ResponderExcluir
  4. Lindo! Eu também faço parte da torcida por vcs...vc sabe disso, né? Viver ao lado de quem se ama, sustentado pelo companheirismo e pelo respeito, é tudo de bom!!!!! Felicidades para vcs...sempre! BJs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sei da sua torcida e fico muito feliz com isso, pq vc não erra nos seus prognósticos... kkk... fico muito feliz tb por saber que vc já vive a sua relação perfeitamente construída! Obrigada pela visita... bjs

      Excluir