quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Escolhas: difíceis, mas necessárias!

O ano estava acabando. Com ele, o prazo para decidir o que fazer da vida. O desejo de ir embora do lugar ao qual pertenceu por toda a vida se tornava cada vez maior. A vontade era estudar em outra cidade, ganhar independência, caminhar com as próprias pernas. A ruptura se fazia necessária. Não havia porque, nem como, desistir agora que estava tudo tão favorável. Naquele momento tudo parecia tão perfeitamente encaixado que não fazia sentido voltar atrás. O que poderia ir contra isso? Aparentemente nada! O que não se contava era sentir falta das menores coisas, ter que trabalhar em dobro para sustentar a própria vida, nem sacrificar-se tanto por algo que agora não parece significar tanto. O que aconteceu com o desejo irremediável de fazer tudo aquilo? Por que a certeza de outros tempos já não mais fazia parte de seus pensamentos? 
Histórias como esta acontecem todo o tempo com muitas pessoas. O desejo de conseguir algo se mostra tão forte que muitas vezes nem pensamos no caminho para consegui-lo, e indo mais longe, não pensamos, sequer, porque queremos! Seja estudar fora, trocar de emprego, mudar de cidade, casar, terminar um relacionamento, comprar um objeto de desejo... a questão é que parece que a vontade de alcançar o objetivo é tão grande que acaba sendo um querer esvaziado no próprio ato de conseguir. Isso acontece porque toda ação exige uma série de outras que interferem na vida como um todo. Ficamos tão presos ao fim do trajeto que desconsideramos o caminho até lá. Quando paramos para pensar em todas as modificações que temos que fazer, percebemos, muitas vezes, que não queremos tanto assim. Comprar algo muito caro exige que se deixe de comprar tantas outras coisas... às vezes por um longo tempo! Ir embora para outro lugar significa deixar para trás pessoas queridas, o conforto da família, a segurança de pertencer a aquele grupo. Casar, ou descasar, envolve desprendimento, maturidade, autoconhecimento. São tantas as mudanças que caem de "paraquedas" na nossa cabeça, que é realmente necessário pensar se vale a pena investir tanto. Fazer escolhas não é fácil... mas é necessário. Para facilitar quem está vivendo um impasse neste momento, aí vão algumas dicas:
1- Escreva de forma clara qual é o seu objetivo - isto ajuda a dar corpo ao seu pensamento. Queremos tantas coisas que não definimos exatamente o que queremos.

2 - Identifique as razões pelas quais você quer atingir este objetivo - esta etapa serve para você perceber se você realmente quer isto, qual é a real importância deste objetivo para você, ou se é apenas um desejo vazio.

3 - Liste os meios para alcançar o seu objetivo - neste ponto você deve fazer uma relação de tudo o que será necessário, enquanto planejamento, para você conseguir o que deseja.

4 - Relacione as vantagens e desvantagens do seu objetivo - este item serve para verificar se o seu objetivo tem mais prós ou contras. Se a segunda lista for maior, é necessário ter cuidado. Mas lembre-se que é necessária honestidade, porque quando desejamos algo temos uma tendência a só enxergar os pontos positivos e não é bem assim que funciona!

5 - Imagine-se vivendo o que você deseja - projete-se para o futuro e imagine que você já está vivendo a situação que deseja... com os prós e os contras. Tente perceber como se sente! Talvez você se descubra menos feliz do que imaginava.

Fora isso, converse com pessoas de várias idades e experiências para ouvir suas opiniões. Procure saber mais sobre o assunto, pesquise, analise e tire suas conclusões. Às vezes é apenas uma questão de tempo. O que pode não dar certo agora, pode ser a melhor opção mais tarde. Às vezes é uma questão de postura, algumas mudanças no próprio comportamento para que a coisa dê certo. Nada é totalmente certo, nem totalmente inadequado... é apenas uma questão de ponto de vista.

Faça sua escolha e seja feliz! Eu já fiz as minhas...

Até!

Ps.: Dedico este texto a todos os meus alunos que vivem este tipo de dilema todos os anos... que eles tenham discernimento, serenidade e boas oportunidades... sempre!


2 comentários:

  1. Professora, estou amando os textos da Senhora... Eles estão me ajudando muito!
    Parabéns e continue escrevendo, porque como eles me ajudaram, pode ajudar a outras pessoas também...!
    Beijos de sua Aluna Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Leticia, que gracinha o seu comentário! Fiquei muito feliz com a sua visita e se os textos servem para a sua vida, fico ainda mais contente! Venha sempre que quiser... adorei!!! bjs

      Excluir