terça-feira, 30 de outubro de 2012

Entre páginas e perfumes...

Ontem uma aluna me fez uma pergunta. Certamente me escolheu para fazê-la porque considerava que eu estaria apta a respondê-la. Seu questionamento, de tão simples, me deixou sem resposta. Disse ela que iria a uma feira de livros e gostaria de uma indicação sobre quais títulos deveria comprar. Fiquei sem palavras. Em parte por não conseguir organizar na minha cabeça o sem número de histórias que vieram de pronto. Em parte pelo constrangimento de perceber que há muito não exercito minha leitura franca, pelo simples e maravilhoso prazer de ler. 
Livros são como perfumes, na minha opinião. São particulares, pessoais e escolhidos de acordo com a personalidade de cada um. Assim como as fragrâncias, os livros bons são do tipo que ficam impregnados. Entram no corpo de uma forma tão intensa e arrebatadora que ficam como uma marca registrada. É difícil não mudar a forma de pensar depois de ler alguma coisa que lhe seja significativo. Já os livros ruins intoxicam assim como os perfumes baratos, de qualidade duvidosa. Muitas vezes classificamos as pessoas de acordo com o estilo literário com o qual se identificam. Assim também são os cheiros. Um perfume agradável atrai, traz para perto as pessoas que valorizam as boas coisas. Os textos interessantes têm o mesmo poder agregador. Através deles conhecemos melhor as pessoas, iniciamos conversas, compartilhamos ideias.
Os bons livros despertam memórias. Os bons perfumes também. O olfato tem uma relação direta com o afeto. Olfato = Afeto. Até as palavras combinam. E falando neles, que delícia é sentir o cheirinho daquele livro que estava guardado e que nem nos lembrávamos mais. É o resgate de outro tempo que remete a vivências tão significativas quanto o conteúdo do próprio livro encontrado. 
Uma boa história desperta sorrisos, lágrimas, reflexões. Um bom perfume desperta paixões, boas lembranças, aconchego.
Para que um livro seja envolvente é preciso que seja capaz de abrir um portal que conduza o leitor a um mundo de imaginação. Para que um perfume se torne parte de alguém, é preciso que ele traduza em aroma o momento vivido. Eis aí a dificuldade em responder a pergunta que me foi feita. Porque os cheiros e as histórias são como passaportes mágicos, prontos para imprimir em cada um a sua marca... indelével!

Até.

2 comentários:

  1. Haha, foi pra mim!!! Muito obrigada professora! A senhora sabe da minha admiração! Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Julia este foi mesmo pra vc! Que bom que gostou... fico feliz com isso... a admiração é recíproca, pode acreditar! bjs

      Excluir