sábado, 26 de maio de 2012

Olha a chuva! É só bolinho...

Costumo dizer que sábado de manhã é aquele momento em que tudo é possível. A semana de trabalho acabou, o fim de semana está apenas começando e precisamente às 10 da manhã de sábado, tenho a impressão de que todo o tempo dos próximos dias está reservado para mim. Como o período está no comecinho, parece que qualquer planejamento pode ser executado. Uma viagem curta, uma festa com amigos, um cinema com o namorado, uma caminhada no parque. Dá tempo para tudo!
Este sábado, então, amanheceu particularmente especial. Um dia lindo convidava a sair de casa. A temperatura estava agradável, o céu de um azul indiscutível, umas poucas nuvens para dar uma "mesclada". O sol ajudava a aquecer o dia de outono. Tudo mais que perfeito!
As pessoas costumam reclamar do frio, mas o que elas não se dão conta é que enquanto se preocupam com o lado menos convidativo da temporada perdem os belos dias que a natureza nos dá de presente. Nesta época a temperatura varia menos ao longo do dia, as chuvas ocorrem com menos frequência, e o baixar do termômetro é uma ótima desculpa para ficar junto das pessoas queridas.
Temos uma tendência natural a querer prolongar o que é bom e afastar o que não nos agrada tanto. Precisamos nos lembrar, no entanto, que cada coisa tem seu tempo e agora, definitivamente, é hora de fazer frio. E que bom que é assim! Imagine viver em um eterno verão, onde não temos tempo nem para descansar direito? Imagine não ter clima para comer uma comida quentinha, ou ver um bom filme embaixo do edredom? Portanto, cada coisa a seu tempo. Agora é hora de aproveitar as boas coisas da estação fria. Posso até imaginar o final de tarde perfeito para um dia como este: com uma boa xícara de café ou chá e uns bolinhos de-li-ci-o-sos feitos rapidinho para o lanche. Quer aprender? Aí vai a receita:

Bolinho de Chuva

½ xícara leite
3 xícaras farinha de trigo
3 ovos
4 a 5 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher sobremesa fermento em pó
Açúcar e canela a gosto

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes em uma vasilha. Se a massa ficar muito dura, é só colocar um pouquinho mais de leite. Se ficar muito líquida, acrescente mais farinha. Quando a massa fica mais molinha o bolinho fica mais irregular. A massa mais consistente resulta em bolinhos mais redondinhos. Fica a critério do cozinheiro! Aqueça uma panela com bastante óleo. Depois de estar quente, é só molhar uma colher no óleo e pegar uma pequena porção de massa. Por causa da gordura, ela escorrega sozinha para dentro da panela. Os bolinhos costumam se virar sozinhos na fritura, mas se você perceber que já está ficando muito moreninho de um lado e ele ainda não tiver se virado, dê uma ajudinha. Importante: O óleo não pode estar quente demais, pois corre o risco do bolinho ficar cru por dentro. Vá regulando a temperatura do fogo para que isto não aconteça. Uma boa opção para variar é picar uns pedaços de banana na massa. Fica tudo de bom! Depois de fritar, deixe escorrer em um papel e polvilhe açúcar com canela. Rende uma média de 30 bolinhos. Fica uma delícia!

Importante 2: Coma sem culpa. É calórico mesmo, mas de vez em quando não é nenhum pecado mortal!

Ps.: Antes eu tinha postado a receita sem a foto, porque eu não tinha feito. Agora, eu resolvi deixar a preguiça de lado e executá-la. Olha aí o resultado!
Bon Appetit!
Até mais.

8 comentários:

  1. Muito bom'
    Melhor ainda se eu tivesse um 'namorado kkkk !
    Mas irei fazer a receita é comê-los debaixo de um edredom vendo um bom filme'
    beeijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim q é sucesso garantido... talvez, até, vc arrume um namorado com o bolinho! rsrsrsrs. bjs

      Excluir
  2. HUmmm delícia. Meu filho adora bolinhos de chuva, pena que quase não faço. Bjs e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah... é uma delícia mesmo... não sei se a sua receita é igual a esta, mas esta é muito boa! Eu garanto! rs... bjs

      Excluir
  3. Hummm este bolinho é muito delícia! Minha mãe faz e é maravilhoso. É a mesma receita!!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. hmmm... é bom mesmo... talvez até eu me anime a fazer hj... rs... bjs

    ResponderExcluir
  5. E a gente aprende a curtir mais esses momentos, até que o frio ñ é tão ruim assim...
    Adoreiii!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Carla, confesso q sou suspeita pq adoro o frio. Mas acredito de verdade que o negócio é aprender a lidar com as variações ao longo do ano. São naturais e necessárias! rs

      Q bom que vc já sabe curti-las...

      bjs

      Excluir