quinta-feira, 17 de maio de 2012

Por quê?

Acho que já disse aqui outras vezes que tenho uma necessidade vital de entender. Entender tudo e qualquer coisa. Fico com a minha atenção focada naquilo que não consigo compreender. A esta altura você pode estar pensando que eu era daquelas alunas que copiavam até o espirro do professor e perguntava tudo o que se relacionava com a matéria até entendê-la completamente. Não, eu não era assim! Em geral a minha necessidade se refere mais às relações. Se estou em um ambiente e chega um casal que aparentemente não tem uma ligação direta, fico observando até conseguir entender o que acontece. E isso se estende a fatos, atitudes e comportamentos que eu, simplesmente, não consigo elaborar. Sou do tipo "perguntadeira". Do tipo mais irritante deles! Sei que desestruturo as minhas "vítimas", mas é mais forte que eu... Quando me dou conta vejo que já lancei em direção ao outro um milhão de "porquês". Não sei se o que os incomoda é o fato de eu perguntar ou de tornar claro para eles o que, por muitas vezes, nem eles mesmos pararam para questionar. Minhas perguntas não param! Quero saber, quero analisar, quero entender. Algumas coisas, simplesmente, não têm respostas... há quem me diga que eu não me satisfaço quando não escuto a resposta que quero. Não sei se é bem assim. O que sei é que somente a partir do momento que questionamos a nós mesmo, somos capazes de planejar uma ação diferente da anterior. Eu gosto tanto de perguntas que queria que me perguntassem mais coisas! Eu me sinto pouco desafiada nesse sentido. Analiso tanto as coisas que acontecem que eu adoraria ser mais questionada. Por que será que o ser humano tem tanta dificuldade de parar para pensar? É como se ainda vivéssemos em um tempo onde as coisas da vida fossem explicadas através da presença de deuses e outros seres míticos. Em uma época onde podemos questionar de tudo, o fazemos cada vez menos. Por que aceitar os acontecimentos passivamente se podemos discutir sobre eles e repensar se determinadas atitudes são as mais indicadas para o momento? Por que continuar seguindo um modelo "falido" quando temos todas as ferramentas, e um cérebro cada vez mais poderoso? Engraçado, não sou de perguntar coisas como "de onde viemos?" e "para onde irá a humanidade?". Minhas questões vêm, basicamente, de coisas do cotidiano. Por que homens e mulheres pensam de modo tão diferente? Por que as pessoas não nos tratam da forma como gostam de ser tratadas? Por que, em geral, nos sentimos mais atraídos por quem nos desafia, quem é "difícil"? Mas tem também perguntas do tipo: Por que buscamos um padrão, ainda que inconscientemente? Ou, por que as pessoas mentem quando sabem que a mentira nunca vai muito longe? Para todas estas perguntas a resposta é a mesma: Não sei!
O que eu sei é que nunca terei todas as respostas do mundo, mas para ser muito sincera, acho que nem gostaria... assim não teria mais perguntas a fazer!

E você? O que gostaria de saber?

Até a próxima.

3 comentários: