sábado, 5 de maio de 2012

Penedo é logo ali!

Diz a música: "Nada melhor do que não fazer nada, só para deitar e rolar com você!" A isso eu acrescentaria um lugar aconchegante...
Ler esta frase, aliás, me remete exatamente a um monte de travesseiros e a um edredom fofo. Tenho adoração por edredons, por sinal.
No último fim de semana, tive oportunidade de exercitar a estimulante tarefa de não fazer nada! Conheci um lugar novo: Penedo! Tão perto daqui e ao mesmo tempo tão desconhecida para mim até recentemente... Fui advertida, porém, de que naquele lugar não havia nada para se fazer. Tirar fotos, então? Coisa difícil! Entretanto, o mesmo aviso, vinha seguido de um " mas é uma delícia de lugar!"
Eu e meu namorado - companheiro fiel de viagens - saímos rumo a Penedo com a ideia de descansar. Ainda que o local não nos oferecesse passeios animados ou relíquias históricas bem ao nosso gosto enquanto turistas, resolvemos ir lá ver qual era. A viagem não é longa e a estrada é boa. Não levamos mais do que três horas e qualquer coisa para chegar. Como em toda cidade turística, os preços não são propriamente convidativos, mas tenho certeza de que alguma hospedagem mais barata pode se achar por lá. Outra boa alternativa é pegar um fim de semana comum, já que não se demora a chegar. Dá perfeitamente para sair do Rio no início da noite de sexta e retornar no domingo. Lá perto há programa para quem gosta mais de atividades junto à natureza, mas como muita gente sabe, nós não somos propriamente um casal adepto deste tipo de passeio. Somos mais urbanos, o que, naquele lugar nos restringe um pouco.
A cidade é bonitinha, embora não tenha uma identidade muito bem definida. Não parece ser do tipo que conserve sua história como forma de expressão para atrair o turista, mas isso não diminui em nada o charme do lugar. Existe uma cultura finlandesa bastante forte por lá. Nas placas das lojas, inclusive, encontram-se palavras escritas em um idioma completamente estranho. O chocolate e as trutas fazem parte dos cardápios dos mais variados restaurantes e lojas.
www.villaluna.com.br
Como eu gosto de fazer quando visito um lugar, algumas dicas podem ser interessantes para quem quiser se aventurar nessa viagem.
Por indicação de uma amiga que esteve em Penedo no carnaval, ficamos hospedados na Pousada Villa Luna. Para quem quer conforto sem frescuras desnecessárias é uma ótima escolha. Minha amiga definiu muito bem ao dizer que a pousada faz o estilo "Rústico Chique"... é bem por aí! Outra grande vantagem da pousada é o fato de ser muito pertinho da rua principal. Dá tranquilamente para fazer tudo a pé, o que é muito bacana para o caso de você querer beber um vinho, por exemplo, que combina bastante com atmosfera do lugar.

Entrada da pousada
O atendimento da pousada é bom, tem um clima familiar. E para completar eles têm um pizzaria que funciona na frente. A pizza é bem gostosa, mas se estiver por lá sugiro que experimente o calzone de abobrinha também. É simplesmente delicioso. A massa é perfeita e o recheio combina maravilhosamente bem! Para a entrada, a burrata é uma ótima escolha. Aliás, comer em Penedo é uma tarefa fácil, pois a comida é gostosa e há bons lugares para conhecer. Um dos restaurantes que eu indico é o Parrilla. Sugestão do meu cunhado. É uma casa bonita, agradável e a comida, muito gostosa. Tem um cardápio baseado em carnes, mas há menu infantil e pratos com peixe. Vale a pena!
Para conhecer, já que este é um dos pontos fortes de Penedo, eu sugiro ir à Casa do Chocolate. O que não falta por lá é loja deste artigo, inclusive. Se estiver frio, tome um chocolate. É um copo de bebida bem quente e cremosa, que ainda vem acompanhada de uma barrinha para colocar dentro e esperar derreter. Imbatível! Eu não comprei, mas há o preparado em pó para levar e fazer em casa.
Se quiser um programa romântico e puder desembolsar um pouco mais de dinheiro, sugiro o restaurante Pérgola, da Chef Tatiana Martins. É um casa de especialidades italianas, com um ambiente muito acolhedor, apesar de refinado. Ele fica na mesma rua da pousada, a Avenida das Mangueiras e não é difícil de achar.
Se eu tivesse que resumir Penedo em três palavras, seriam "cama, mesa e banho"...

E precisa mais? Só uma boa companhia!

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Que bom que curtiram e fizeram o que Penedo tem de melhor a oferecer... paz e amor... bjs. Vanessa

    ResponderExcluir