terça-feira, 1 de maio de 2012

É maio!

E maio chegou!
Maio é aquele mês que ainda traz uma sensação de que o ano apenas começou. Quase não nos lembramos que o próximo mês já é o meio do ano. Como o recesso escolar é em julho, acabamos atribuindo a este, a metade do período, mas é apenas uma convenção equivocada!
Maio é um mês que nos dá a certeza de que o tempo já está frio. Já não temos coragem de sair de casa sem levar um casaco - e é bom que seja assim! -  pois percebemos que após o "sumiço" do sol, a temperatura cai vertiginosamente. Confesso que maio para mim tem um certo charme. O trabalho já engrenou, as coisas já estão no "piloto automático" e logo, logo o período do descanso se aproxima. Os programas começam a se transferir para os ambientes fechados, e o aconchego dos edredons e almofadas toma conta das casas.
Maio representa o tempo em que começamos a "inaugurar" o uso de roupas da estação mais charmosa do ano. Época de novidades nas vitrines. O vento é frio, o céu um pouco mais cinzento, as manhãs mais preguiçosas. A vontade de ficar na cama até mais tarde lembra a cada um que o dia será longo. O ar geladinho que entra pela fresta da janela é um convite a uma bebida quentinha e a uma companhia agradável. Garante a cada um o direito de desejar ter uma lareira por perto. Neste mês todas as noites deveriam ser de sábado, todos os encontros deveriam ser românticos, todos os programas reservados a receber os amigos. No mês de maio, uma nostalgia gostosa invade o espaço. Uma vontade de resgatar o que nos é caro se faz cada vez mais presente. Uma espécie de contemplação incita o espírito a se preparar para os tempos de reclusão que se fazem necessários com a chegada do inverno.
Em maio, finalmente nos damos conta de que o verão ficou para trás. A consciência do tempo passado torna toda atitude urgente, visto que perdemos muitas oportunidades de pensar na vida nos últimos meses. Afinal, os dias e as noites do verão não foram feitos para análises. Eles foram estrategicamente arquitetados para deixar a vida nos levar. Se eu pensar no verão como um elemento natural, diria que é uma grande onda, morna e cheirosa que nos carrega para lá e para cá. Agora a "farra" acabou. Em maio, é o vento quem dita as regras. Ele também no leva para todos os lados, mas por alguma razão desconhecida, conseguimos navegar esse gigante. Parece que as ações estão mais pensadas, o ir e vir de cada um é proposital, o planejamento faz parte do dia. Logo ao acordar nos preocupamos com a roupa que vestiremos, os objetos que levaremos, os lugares onde iremos. Cada pequena atitude é pensada com antecedência. A temperatura e o clima variam com as horas e é necessário estar no controle de cada mudança. A natureza é mesmo perfeita. Muda dentro de seu tempo para nos mostrar que é hora de fazer o mesmo!
Maio é para isso! Para planejar os meses do inverno, para se reestruturar antes de uma nova primavera, é tempo de equilibrar os exageros do verão. É outono com cheirinho de inverno...
Não temos aqui por perto tantas árvores que perdem suas folhas nessa época, mas certamente as nossas folhas já apontam para a necessidade de trocá-las.

Que maio nos traga força!

Até logo.

9 comentários:

  1. Que seja mais um mês lindo.
    Adorei, como sempre. =))

    ResponderExcluir
  2. É, Carla... q seja mais um mÊs lindo! Maio é um mês cheio de clichês né, mas ele vai mto além disso... que possamos ver a sua beleza independente dos seus rótulos! bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina, e não é que esse fundo é igual a um papel de parede que tinha na casa da minha vó?!... bjs. Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... jura? Eu amei esse papel de parede!!! e amo os de "papel" mesmo...rs... bjs

      Excluir
    2. É sim, o da minha vó só era um pouquinho mais clarinho... mas eram essas folhas mesmo... bjs.

      Excluir
  4. Amei suas palavras!!! Lindas!!! Verdadeiras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Fernanda... q carinho vc aparecer aqui... obrigada pelo comentário e venha sempre que tiver vontade... esse espaço é um pouquinho de todo mundo que o frequenta! bjs

      Excluir
  5. Ai ai... Eu já peguei tantas reflexões deste texto pra mim... Inevitável passar por aqui e não reler!

    Sobre a natureza mudar "dentro de seu tempo para nos mostrar que é hora de fazer o mesmo" tem sido a frase que levo.

    Maio, sem dúvida, provoca muitas mudanças, apresenta muitas características... Mas, bom mesmo é ler suas impressões sobre este mês que é caminho para tanta coisa!

    Beijocas!

    P.S: Mais uma frase que tenho levado: "as nossas folhas já apontam para a necessidade de trocá-las."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, Pat... O que torna alguma coisa especial é o tanto q cada um a deixa penetrar no seu recanto mais íntimo...

      Q bom que isso, de alguma forma, acontece entre os textos e vc...

      que mtas outras reflexões possam vir deles...

      bjs

      Excluir