domingo, 6 de maio de 2012

Eu tenho a força!

Ontem fui ao cinema. Fui ver um desses filmes que só mesmo por amor. Seria um desses que poderiam ficar em cartaz por seis meses que não me despertariam a vontade de ir ver. O título? Avengers. Em português, Os Vingadores. Para quem ainda não se situou, é a história de super-herois que se reunem, apesar de suas diferenças e rusgas nítidas, para salvar o mundo mais uma vez. O que espanta é perceber que, talvez, a extraterrestre da história fosse eu. O cinema estava lotado, isso porque não era a versão 3D, já que esta, na sessão anterior, havia arrastado uma multidão para a sala de projeção. E foi assim por todos os horários... imagino na semana de estreia!
Cartaz do Filme
Mas voltando ao filme, fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que se dispõem a ir assistir a um filme cujos personagens principais, locações e antagonistas não existem na vida real. Talvez seja esta, exatamente, a magia do cinema: viver por algumas horas uma vida que não é de verdade! O filme é longo, quase 2 horas e meia, e me deixou com a sensação de ter perdido o começo e o fim dele, já que eu não sendo fã do gênero, nunca vi os filmes anteriores, tampouco li sobre eles. É, sem dúvida, uma grande aventura com pitadas de humor, mas por vários momentos me remexi na cadeira buscando uma posição que me tornasse menos incômoda aquela situação... em vão, já que o incômodo era do lado de dentro. O que estava querendo dizer é que em uma dessas vezes, pude observar os rostos compenetrados dos espectadores que nem mesmo pareciam piscar os olhos, a custa de perderem alguma cena genial. Então fiquei pensando, porque crianças, homens e mulheres precisam deste tipo de filme? Se perguntar a alguns deles, dirão que é por diversão, mas desconfio que seja mais do que isso. Suponho que seja uma necessidade de acreditar, uma necessidade de entender porque coisas ruins acontecem e porque não temos capacidade, algumas vezes, de simplesmente acabar com elas. Os monstros de lata combatidos valentemente pelos nossos herois representam as coisas que não podemos controlar. Tudo aquilo que foge ao nosso domínio nos causa incômodo... e como seria bom que tivéssemos super poderes para exterminar nossos medos, ou aquilo que os causa. O desejo de ver esse tipo de filme esbarra na vontade, própria, de fazer o bem, de agir dentro das normas, mesmo que os meios para isso não sejam os mais ortodoxos. O que faz as pessoas se disporem a assistir a um filme desses é a maravilhosa crença, ainda que ingênua, de que o bem sempre vence. Não sei se na vida real é assim que acontece, mas quero acreditar que sim!
O que faz as pessoas irem em busca desses filmes é a procura por um sentido maior, por algo que as façam querer ser melhores, para que a luta do dia a dia se justifique em benefício de um "final feliz". O cinema nos mostra finais felizes. O que nos esquecemos, às vezes, é que os finais felizes da vida real são muito mais significativos. Mas não as culpo. Seria muito pesado viver sem ilusão. Pequenas ou grandes, elas nos fazem acreditar que o dia seguinte será sempre melhor. Que perder uma batalha hoje não significa ter perdido a guerra. Que talvez tenhamos mais poderes do que qualquer super-heroi dos quadrinhos.
Se eu fosse uma heroína, desejaria que meu poder fosse o de trazer à tona a beleza do mundo, o melhor de cada um. O traje? Rosa e bem brilhante, claro! (rs)
O que consola nisso tudo é que não precisamos de poderes fabulosos para fazer a vida acontecer aqui e agora! A vida é feita de bons e maus momentos, boas e más pessoas ao nosso redor... e mesmo sem raios que saem dos olhos, carros invisíveis ou a capacidade de voar, vamos nos esquivando aqui e ali e fazendo pequenos milagres a cada dia! Isso é viver...

Até!

15 comentários:

  1. É impressionante a falta de respeito! Super herois que se juntam??? Isso parece pelada de final de semana!! Na verdade são um grupo de defensores do planeta que se organizam para mais uma vez defender a Terra de ser dominada!!!
    Sensação de ter perdido o começo? Concordo! É interessante assistir antes: Capitão América, Thor, Homem de Ferro I e II, O Incrível Hulk no mínimo. Isso sem falar que a leitura de algumas revistas seriam interessantes, principalmente as dos personagens de Stan Lee.
    Tudo bem... sei que foi difícil..., mas fique tranquila esse ano ainda tem Batman e em breve Homem Aranha. Mas para esses vc vai estar totalmente preparada, pois irá assistir os filmes anteriores para entender toda a história.
    Relembrando; Espelho, Espelho Meu, Smurfs, Noite de Ano Novo, Meia Noite em Paris, Professora Sem Classe... Posso comentar? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, devo começar pedindo desculpas se fui ofensiva ao me referir ao filme! Acho q não fui, mas respeito sua opinião. Caso não tenha percebido, o "tom" do texto não foi uma crítica ao filme, mas a motivação que ele provoca nas pessoas...
      Não esqueço do bem que me fazem... tampouco o utilizo como moeda de troca... mas, enfim! Q venham Batman, Homem Aranha e todos os outros... colocarei meu "traje" e meus óculos de Raio-X, e estarei lá pronta para vê-los... kkkkkkk...
      Pq o q me move até lá não é um título interessante... é amor! (preciso falar mais? kkkkkk)

      Excluir
  2. PS: "Eu tenho a força!" era do He-Man... Isso mesmo!!! Aquele desenho que vc via todo dia na hora do almoço.. Onde tinha o Gorpo! Que cantava: "O Bem vence o Mal, espanta o temporal!" Veja o video!!! http://www.youtube.com/watch?v=wDepeskVU3Y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Are you kidding me???rsrsrsrs... Claro q eu sei quem fala essa frase! É que os herois do filme não têm uma frase marcante... ao menos não falaram ontem...rsrssrs... antes eu tinha pensado em Espada Justiceira, dê-me a visão além do alcance...rs... mas era mto grande! kkk
      Ah! E antes que vc critique tb, eu sei q visão de Raio-X é do Super Homem... mais alguma coisa?

      Excluir
  3. Rsrsrsrsrs

    Vcs são muito engraçados!!!

    Bom, este filme está dando o que falar mesmo. Já recebi alguns convites para assisti-lo, e vou acabar me rendendo...! Ontem, uma das minhas amigas foi embora mais cedo, pq precisava assistir Capitão América e Homem de Ferro, que são os que faltam para ela assistir Os Vingadores... rs

    Para vc, Cris, sugiro um filme lindooo, que está em cartaz! Sua cara, vai amar! "Um Homem de Sorte"!

    Beijocas procês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a dica, Pat... depois de ontem acho até q eu tenho crédito para arrastar alguém a ir comigo... kkkk... bjs

      Excluir
  4. Thunder! Thunder! Thundercats hooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  5. Exatamente isso Patrícia!!!!Sua amiga é uma pessoa preparada. Ela estará apta a assistir as 2:30 horas de filme compreendendo cada movimento feitos pelos herois, cada comentário!!
    Um homem de sorte??? Hahahaha esse sou eu!!!

    ResponderExcluir
  6. Sabe que me amarro em filmes de super-heróis... ainda bem, afinal eu tenho filho menino. E meu namorado é outro que adora! Fomos ver no domingo passado "os vingadores", aqui do ladinho de casa mesmo... e qdo. começa o filme, vem a pergunta que deixou eu e ch mudos... mãe qdo o filme começa a falar em portugues??? Putz... nem reparamos que o filme era com legendas... tadinho do Dude... teve que aprender a ler legenda rapidinho... é claro que tb. demos uma força lendo algumas pra ele... mas merecemos... como não reparamos isso?! rss. Bjs. Vanessa.ps- no fim saímos com a sensação que o filme faz o que se propõe... diverte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, Vanessa... ainda bem que os filmes desse tipo são tão "truculentos" que a cena quase fala por si só... rs... mas tb fiquei com pena do Dudu... kkk

      Excluir
  7. hahahaha
    antes q alguem ai brigue
    minha sugestao eh no proximo filme levar um pacote duplo de pipoca! e quando acabar, entre um e outro POW! uns beijos na boca resolvem os conflitos intergalaticos
    rsrsrsrs

    by the way, olha o tema do momento c citaçao em outro blog http://questoesdobritto.blogspot.com.br/2012/04/o-comportamento-introvertido-e-ruim.html

    tudo isso por causa da lionel shriver e seu livro/filme tai uma boa dica "PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN"

    bj
    depois explica p 'ele' quem sou eu ta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, "anônimo", como disse a Lu, sua escrita é tão singular que até ele já sabe quem vc é...rsrsrs...

      tá sumido por aqui, hein? bjs

      Excluir
  8. Gente, acho que esse filme mexeu com os ânimos de tooodo mundo!!! Quero falar: vamos lá...Amauri, realmente vc é um "homem de sorte" porque o meu homem, tadinho, nunca tem a minha companhia para esses filmes. Aff! Não tenho a menor paciencia! Kiki, só vc mesma e por muito amor, para encarar essa roubada!!!!! Vanessa, tadinho do Eduardo!!! Fiquei com peninha dele!!! Patricia, lindinha, eu não me renderei...prefiro ficar com sua segunda opção. E vc aí, anonimo, não precisa nem deixar o nome, né?...com essa "escrita ímpar" fica fácil, fácil saber quem vc é!!! A sua sugestão é boa, deve dar certo! Rsrsrsrs...Bjs para todos vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, Lu... esse filme está do tipo "falem mal, mas falem de mim"...kkkk... olha a quantidade de comentários sobre o post!
      Enfim... nem foi tão ruim assim, mas é q eu preciso fazer um charme, assim ele não pode reclamar dos meus filmes melosos... tem q ir comigo! rs
      Mas, pelo menos, ele reconhece que tem sorte! kkkk

      bjs

      Excluir