terça-feira, 12 de junho de 2012

12 de junho

O mundo precisa de amor! Já ouvi esta frase milhões de vezes e em contextos diferentes. Em um tempo onde pessoas se beijam sem nem mesmo saberem os nomes uns dos outros, conservar um namoro é algo (quase!) de outro mundo! Os jovens buscam um par que lhes complete, lhes traga alegrias, lhes confira um novo status. Parece tão importante revelar nas redes sociais que estão em um relacionamento sério, que o próprio se extingue à medida que consumado. Quando acompanhados, percebem que manter-se unidos dá trabalho. Ter olhos para um único parceiro quando há tantos outros igualmente interessantes ao redor, exige um poder de escolha que não costumamos ter na pouca idade. Namoro deveria ser para os mais velhos. Mas não há, tampouco, como aprender a namorar, sem namorar! É preciso exercitar a capacidade de estar com o outro.
O amor que o mundo precisa, talvez não seja, propriamente, o amor romântico. O mundo precisa de um olhar apaixonado sobre ele. Um olhar que só é capaz de ter aquele que se entrega, o que é próprio de quem ama. As pessoas andam tão presas às coisas fúteis, que não sobra tempo - e disposição - para se apaixonarem.
Em tempos de comemorações como esta de hoje, todos querem pertencer ao grupo dos "comprometidos". Poucos querem, porém, continuar pertencendo a este grupo no dia seguinte. Por que permitimos que a banalidade do cotidiano nos tire a poesia das relações? Amar não é ter um namorado, marido, ou par constante. Amar é ter um olhar de contemplação, de novidade, de condescendência.
Amar é ver que dentre todas as possibilidades, ainda assim, é aquela escolha que te faz feliz... todos os dias.
Um certo dia, um professor disse: Amar não é achar que aquela pessoa que está com você é a mais linda que existe. É saber que mesmo não sendo, é com ela que você quer ficar. Eu achei a coisa mais romântica e realista do mundo! A beleza está nos olhos de quem vê. E se pararmos para pensar, nessas coisas de amor, agimos feito crianças. O que é bom, é belo!
Eu me considero uma apaixonada pelas coisas da vida. Sinto-me privilegiada por conseguir conservar esse espírito infantil de quem descobre novas coisas a cada dia. Tudo me encanta. E é de verdade! Tudo me fascina, faz brilhar meus olhos, me faz um pouquinho mais feliz. O amor é uma dessas coisas. Mesmo se as coisas não vão bem,  há sempre um jeito delas ficarem... (tudo bem, eu também tenho meus dramas, meus momentos de baixa, minhas inconstâncias, mas passa rapidinho, rapidinho!)
O amor que o mundo precisa é presente bem pertinho de mim. O amor tolerante, pacificador, construtivo.
Por isso, neste 12 de junho, dedico este texto aos belos exemplos de que, apesar de todos os pesares, ainda vale a pena acreditar no amor...
Meus pais, namorados há 49 anos.
Minha irmã e meu cunhado, namorados há 20 anos.
Meus avós, namorados há 74 anos.

Precisa mais?

Que a minha história de amor, que recomeçou após longos 17 anos de separação, possa ir tão longe, e maravilhosamente, como estas...

Feliz Dia dos Namorados!

Até breve.

2 comentários: