sábado, 16 de junho de 2012

Raiou o dia...

Respeito quem dorme até tarde. Mas sinceramente, temo que elas percam o melhor das coisas. Tudo bem, eu posso estar exagerando, só que há determinadas situações que simplesmente acontecem no início do dia. Quem me conhece sabe que eu não sou muito fã de dormir, mas de verdade, a campanha é pelo bom da vida. Só isso!
Várias concepções apontam para a melhoria da saúde quando se acorda muito cedo e tal. Dizem que o organismo faz uma autolimpeza e que isso, segundo elas, só acontece no raiar do dia. Nem estou indo tão longe. Não sou assim tão filosófica. Muito menos ortodoxa.
Estou falando de coisas simples. Você já experimentou tentar ouvir os passarinhos cantando antes mesmo de abrir os olhos? Só pelo canto deles eu já sei se está chovendo ou se o dia está claro. Ora, se você deixar para acordar às onze os pobrezinhos já estão calados.
Hoje eu estava pegando a estrada quando me deparei com o lindíssimo dia de sol que fazia. O tom de azul do céu era de uma profundidade tão grande, e, ao mesmo tempo tão viva que não havia como não se encantar. Se você acorda ao meio-dia, o sol já está no mais alto de sua trajetória, e pela intensidade da luz, já não se faz mais azul, mas de um branco amarelado, como quando um farol se vira na sua direção. E aí, eu me dei conta, ainda mais, de como são lindos os dias de outono. Aliás, eles me lembram a minha adolescência. Curioso que se eu tivesse que comparar a adolescência a uma estação seria o verão, dada a sua efervescência, mas não comigo. Para mim, adolescência lembra outono. Dias lindos, noites frias, rito de passagem. Saudade.
Mas o texto não tem um tom nostálgico. Tem, ao contrário, um caráter de alerta, de chamado para aproveitar coisas simples e igualmente maravilhosas.
Já disse aqui, em outro texto, que sábado de manhã para mim tem cara de todas as possibilidades. Parece que o tempo é suficiente para se fazer de tudo um pouco. Uma caminhada no parque, lavar aquela blusa que você adora e precisa de um cuidado especial, começar a ler aquele livro que está a espera, fazer as unhas, combinar passeios com amigos ou com o seu amor. Mas se a gente acorda tarde, parte desse tempo já se foi e a preguiça que invade o corpo não nos deixa pensar em muitas coisas. Quando vemos, já é noite. Quando acordamos cedo, sobra um tempão para fazer coisas antes do almoço. E mais, pode até sobrar um tempinho para dar uma cochilada no meio da tarde. Uma delícia!
Por isso, para não me estender demais, sugiro que acorde cedo mais vezes. Se não for esta a sua "praia", o seu hábito, experimente pelo menos para fazer diferente!
O dia raiou, os passarinhos estão cantando, o sol começa a invadir todos os cantinhos... aproveite e curta cada minuto... porque estes momentos não voltam mais!

Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário