sexta-feira, 2 de novembro de 2012

E novembro chegou...

Novembro é um mês especial. É aquele mês que a gente reúne as últimas forças, respira fundo e acredita que o fim do ano realmente está próximo! Acho até que o exame de consciência feito habitualmente nessa época começa mesmo em novembro.
Tradicionalmente, este mês era o nono do calendário romano que começava em março. Para nós que baseamos frequentemente as contagens em dez, é bastante significativo que o penúltimo mês do ano seja o nono, não? Pois é, mas a verdade é que em se tratando de ano a base é doze... de um jeito, ou de outro, sendo o nono ou o décimo primeiro, o que não muda é que novembro é a porta de entrada para o ano novo. Pode reparar que nas ruas a decoração de Natal já começou a aparecer, as pessoas já estão entrando no clima de férias, os afazeres já começam a redobrar em virtude do término de mais um ciclo. E sabe de uma coisa? Eu A-DO-RO isso! Esse é o tipo do estresse que não me incomoda nem um pouco. 
Novembro é aquele mês que o horário de verão já começou, o calor já está "bombando" e o ritmo é frenético. Parecemos formiguinhas correndo de um lado para o outro buscando sabe-se lá o quê! Novembro nos lembra diariamente que muito tempo já se foi, que grande parte deste tempo passou despercebido e que é necessário fazer alguma coisa enquanto dá. E se temos 30 dias pela frente até o "início oficial" do fim do ano, aí vão algumas dicas para usá-los a seu favor.
Semana de 1 a 10 - Aproveite para adiantar algumas coisas que você puder. Algum trabalho para entregar, planejamento para fazer, colocar pautas e notas em dia (no caso dos meus colegas professores), encontrar alguns amigos que você não vai ter tempo quando ficar mais próximo das festas. 
Semana de 11 a 20 - Aproveite para pensar sobre presentes que você precisa comprar, para definir de que forma vai comemorar o Natal e o Ano Novo, veja se precisa encomendar algo ou se vai precisar de alguma roupa especial para os eventos do fim do ano. Desta forma, as tarefas não se acumulam no último mês. Ah! E ainda dá tempo de perder uns quilinhos para caber melhor na roupa que você quiser. 
Semana de 21 a 30 - Hora de tirar os papeizinhos de todos os sorteios de amigo oculto que você for participar. Nesse momento também é bom organizar as lembrancinhas que você vai dar para as pessoas que não vão passar as festas com você. Se você vai receber as pessoas na sua casa é hora de escolher os cardápios e fazer a lista do supermercado. Parece precipitado, mas deixar as compras para depois do dia 15 de dezembro é arriscado. Além dos preços subirem, alguns itens não são mais encontrados nas gôndolas. E ainda tem as confraternizações, formaturas e outras festas que vão tomar ainda mais o seu tempo, portanto, faça o que puder nessa última semana do mês.

Ah! E não se esqueça de curtir os momentos... todos eles. O fim do ano é para ser comemorado, celebrado e aproveitado. Não permita que a correria tome conta do bom humor e da sensibilidade. Viva cada momento como único... porque é assim que ele é!

E que venha novembro... 

Até mais.

6 comentários:

  1. Novembro prá mim é um mês prá lá de especial... É o mês de aniversário da minha mãe, do meu pai e do mais novo membro da família: meu genro! kkk Bjs. Kika

    ResponderExcluir
  2. Nossa... especial mesmo!!! Ainda mais com um genro? Como assim? Já? rs... adorei o comentário... bjs

    ResponderExcluir
  3. oi Cris... esse texto "cai como a luva" para nós, professores. Levei um susto ao consultar o calendário escolar semana passada, difícil encontrar datas para avaliações, com tantos feriados e outros eventos da escola; parece que não teremos tempo para mais nada, ao mesmo tempo que me preocupa, me dá um alívio imenso...sensação de férias, sinto até o cheirinho dela... srsrsr .
    muito bom mesmo!!! bjus, Dilcéa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, Dilcéa... que as dicas sirvam, então, para ajudar vc na sua organização... não é mesmo fácil, né? Sei bem do que vc está falando... rs... sinto as mesmas coisas que vc! rs... bjs

      Excluir
  4. Oi, estou de volta. A-do-ro esse mês também... tenho o hábito de dizer que é "o fim de um recomeço". Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!! Que bom que voltou... eu tb adoro este mês, Marcela... ele é o prenúncio de um tempo de coisas muito boas, né? bjs

      Excluir