sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Felicidade hoje e sempre!

Uma aluna me pediu que escrevesse um texto. Sim, as pessoas me "encomendam" temas. Digo que aceito a sugestão, mas não sei quando ela será posta em prática. Pediu-me com toda a delicadeza que a define: - Professora, escreve um texto sobre pessoas felizes? - Na hora respondi que já havia feito isso, mas que como o tema era interessante e inesgotável, pensaria em algo apropriado quando a inspiração viesse me visitar. Pois bem. Como sou uma pessoa que gosta de desafios, resolvi escrever o tal texto justo no dia em que me sinto menos adequada para isso. E por quê? Ora, se devo falar de pessoas felizes deveria escolher um momento onde este sentimento, em mim, estivesse transbordando, certo? Errado. Ainda hoje de manhã eu perguntei a um grupo de alunos que falava sobre namoro, bem próprio da adolescência, se eles achavam possível ser feliz com alguém todos os dias. As respostas, obviamente divergentes, fizeram suas atenções se virarem para mim em busca de uma sentença única, indiscutível, capaz de convencê-los. E a minha resposta, para surpresa de alguns, foi: Sim. É possível. E complementei dizendo que eu sou feliz todos os dias. Os rostos se dividiram entre a esperança e a dúvida. 
Ainda agora postei no meu mural, no Facebook, uma frase que denotava um certo incômodo, indefinido porém perceptível, sobre este finzinho de sexta-feira, dia habitualmente tão festivo. E por que escrever um texto sobre pessoas felizes quando não está se sentindo na sua melhor forma? Simples. Exatamente para mostrar que ser feliz independe de pequenas oscilações do dia-a-dia. Ser feliz é um estado da alma. Pode-se estar triste, desanimado, inquieto, angustiado, mas quando se é feliz, tão logo passe esta onda de desconforto, retoma-se a forma original.
Ser feliz não é estar sempre com um sorriso no rosto aconteça o que acontecer, porque isso é insanidade. Ser feliz é entender que nem sempre as coisas estão bem, mas de uma forma ou de outra, depois da tempestade o céu se acalma novamente e tudo volta ao seu lugar. Ser feliz é aceitar quando tudo parece ir na contramão dos seus planos, mas você sabe que lá no final você chega ao seu destino. Ser feliz é perceber, inclusive, que mesmo quando contrariado, quando tudo a nossa volta parece feito para nos tirar do eixo, sabemos que é uma fase e vai passar. Acho que a serenidade é uma aliada da felicidade. Apesar da palavra nos remeter à festa, fogos de artifício e pessoas efusivas, a felicidade verdadeira está muito mais associada à calma do que à ebulição. Ser feliz é ter um olhar contemplativo para além - e apesar - de todo o  tumulto que nos cerca. É ver o mundo passar em câmera lenta enquanto se admira um por-do-sol. Ser feliz é esperar não que dias melhores virão, mas que os melhores dias são aqui e agora.
A felicidade é compreender, independente do humor do dia,  que a vida é a única oportunidade que nós temos de exercitá-la... sempre!

Seja feliz... seja você... seja como for.

Até a próxima

4 comentários:

  1. EU sou muito feliz, mesmo passando por esse "momento difícil". Acho que deixar a tristeza me consumir, só ia me afundar. Por isso sou feliz sim. Viva a felicidade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Marcela, não tenho dúvida de que vc é uma pessoa feliz! E está dando uma lição em todos à sua volta nesse "momento difícil"... que possamos ser felizes cada vez mais... a cada dia! Viva a felicidade!!! bjs, querida...

      Excluir
  2. Sou feliz...sempre...e agradeço a Deus todos os dias por tudo o que tenho! Agradeço por tê-la também como irmã, tão especial, tão completa, tão maravilhosa!!!!
    Esse texto está lindo!!!! Mais sucesso!!!!! Sempre!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh... q lindo!! Estava sentindo falta dos seus comentários... sem dúvida eu tb sou muuuuito feliz... e, com certeza, ser sua irmã é responsável por parte dessa felicidade! bjs e obrigada pelo cuidado de uma vida inteira...

      Excluir