quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O que você tem feito...?

O que você tem feito para cuidar bem de você? Esta pergunta pode dar a impressão de que é inútil, afinal se eu não cuido de mim, quem vai? Mas pense friamente no assunto. Você tem realmente cuidado de você pensando no futuro? Tudo bem que não sabemos exatamente quanto futuro teremos, mas o fato é que independente do tempo de vida, é de consenso que se quer viver bem. A gente ouve falar tanto ultimamente no aumento da expectativa de vida que considero este um assunto importante para se pensar. Sobretudo porque eu li, em algum lugar, que as gerações que estão começando a viver agora podem ser as primeiras que viverão menos do que os próprios pais. Isto é muito sério, uma vez que a medicina tem avançado tanto. Chega a ser cruel. Mas voltando à pergunta inicial, o que você tem feito para cuidar bem de você? É importante dizer que cuidar bem não inclui apenas o corpo, mas a alma, a mente e o coração. Não o coração que é um músculo, mas o coração no sentido figurado, aquele que reúne em si todas as emoções que somos capazes de sentir. Isto é tão significativo que da última vez que eu fui ao cardiologista, um senhor muito simpático, ele falou pra mim da importância de estar feliz para ser saudável. Olha que coisa? Geralmente os médicos são tão técnicos e tão voltados para o que é comprovado cientificamente que chega a ser engraçado ouvi-lo falando do coração de maneira tão poética. Na ocasião falou-me da importância de estar apaixonado, não só por alguém, mas pelas coisas vida. Falou-me dos aborrecimentos e das tristezas que afetam o coração, desta vez o músculo. Achei bonita a sua compreensão sobre a relação tão direta e estreita entre os "dois" corações. Dentro desta perspectiva, buscar a alegria, a serenidade, a contemplação que eu tanto falo, passam a ter um sentido novo... como um remédio para o corpo. 
Cada vez mais eu me convenço dos efeitos do estresse na nossa vida. Ele sempre me pareceu tão distante, tão "dos outros" que não dei a devida importância. Alguém estressado para mim era alguém aborrecido, sisudo, mal humorado até. Sendo assim, eu sempre tão sorridente e, aparentemente, distante da turbulência do mundo, estaria imune a esta praga dos novos tempos. Qual não foi minha surpresa quando comecei a perceber em mim os efeitos de um estresse que eu desconhecia? Ele veio na minha direção através do trabalho em excesso, da falta de sono, da vida um tanto desregrada. Não que eu seja uma louca varrida a esta altura do campeonato, mas devo considerar que disciplina nunca foi muito o meu forte. Então, de maneira insana, sempre lutei contra a mania que a vida tem de nos tornar rotineiros,  o que, sem a menor dúvida, é estressante! 
Fiquei pensando, a partir disso, no que eu tenho feito para cuidar bem de mim. A meu favor tenho a terapia (que eu voltei, ainda bem!), tenho os sorrisos frequentes, a prática de exercício e a alimentação que não é completamente de se jogar fora. Tenho a companhia dos amigos, a família, o meu blog que me ajuda a exorcizar minha cabeça louca, e tenho o amor da minha vida.
Contra mim eu tenho a dificuldade de me disciplinar, o que faz muitas vezes os pontos positivos serem quase esporádicos, o sono deficitário, a dificuldade de esquecer o que me atormenta. Tenho a paixão por doces, a imensa vontade de fazer nada e a mania de achar que tudo de ruim acontece comigo. 
Coisas tão contraditórias, tão próprias de mim...
Coisas que eu preciso melhorar, e tantas outras que eu preciso simplesmente deixar passar...
Coisas que me fazem bem lutando incessantemente contra as que não fazem...

Projetos para uma vida inteira, afinal, cuidar-se bem é algo para se fazer todos os dias!

Até mais.

6 comentários:

  1. É muito difícil ficar imune ao estresse..É um trabalho diário mesmo..

    ResponderExcluir
  2. Também já me surpreendi com meu médico fazendo alusão a um coração figurativo, tal qual na sabedoria popular e na Bíblia Sagrada: "O coração calmo é a vida do organismo carnal" em Provérbios 14:30. Preciso cuidar + de mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É curioso quando isso acontece né? Realmente somos surpreendidos! Sobre cuidar bem de nós mesmos, sem dúvida é um exercício constante, já que nesta nossa vidinha louca o mais fácil é esquecermos disso... não podemos!
      bjs e obrigada pela visita e o comentário tão carinhoso!

      Excluir
  3. Olá professora, sou eu Gabriela Paim (CERB), porque você nao conta sua linda história de amor ? hahaha. Eu acho tão linda e emocionante *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gabriela, adorei encontrá-la por aqui. Bem, minha história já foi contada... de uma forma um pouquinho diferente, mas foi... o título é "Conto de Fadas". Se não me engano está no mês de setembro. Bjs

      Excluir