quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mentira?!!

Nunca fui boa em mentiras! Sempre que conto às pessoas que eu não colava em provas, recebo um olhar "reprovador" como quem não acredita! Certamente pensam que eu quero me fazer passar por santinha, mas logo explico que não é por uma questão moral, é por incompetência. Sempre foi difícil para mim disfarçar o desconforto sentido logo após cometer o "delito". Fico tão incomodada que pareço carregar na testa um letreiro luminoso indicando que eu menti. Felizmente descobri isto bem cedo, o que me possibilitou entender minhas limitações e nem tentar uma ousadia maior. Mentir dá trabalho! Exige desprendimento de si mesmo, da própria verdade para vestir um personagem que faz coisas que eu não faço. Mentir denota uma certa dificuldade de lidar com a realidade. Tanto é que as crianças, em plena fase da fantasia, mentem como quem respira. É claro que diante da sua então inocência, não é permitido ao adulto acreditar em tudo o que eles falam. O problema da mentira é quando ela se estende a outros momentos da vida. Não há mentira menor ou maior. Há mentira. E há quem minta com frequência. Ponto final. Mas é claro que a verdade absoluta nem sempre pode ser dita. Fosse assim não nos relacionaríamos com as pessoas. É o caso da "mentira social", que é aquela que você lança mão para não magoar quando não há outro jeito. Por exemplo, a resposta que você dá para aquela amiga que te pergunta se o cabelo, já cortado, ficou bom. Adianta dizer que não ficou? Vai fazer o cabelo crescer? Não! Vai, no máximo chatear a sua amiga que, no fundo, já sabe disso!
Há quem pense que omitir é um pouco melhor do que mentir. Talvez seja mesmo, mas o resultado não muda muito, eu acho. Omitir alguma coisa não é simplesmente não contá-la. Omitir é uma atitude planejada. É decidir não contar algo que é significativo para o outro. A diferença da omissão para a mentira é que não foi perguntada. Apenas isso!
Mentir é um ciclo. Dificilmente se para na primeira. Uma história inventada exige que vários outros fatos sejam agregados e aí, novas mentiras se fazem necessárias. Com a omissão não é muito diferente, por isso acho que no fim das contas, uma coisa está intimamente ligada à outra.
Não sei dizer se toda mentira é castigada. O que eu sei é que as poucas vezes que menti na vida sofri algum tipo de punição e, sinceramente, ela veio a jato. Aí entra outra questão do meu incômodo que é ser chamada atenção. Eu odeio ser chamada atenção! Por isso, faço o possível para que isto não ocorra.
Para encerrar, deixo duas frases sobre o assunto que ajudam a pensar um pouco mais...
"É possível enganar algumas pessoas por algum tempo. É possível enganar muitas pessoas por muito tempo. Mas não é possível enganar todas as pessoas o tempo todo!"
E a outra é: 
"A verdade encerra qualquer discussão."

Por isso na hora de mentir, pense bem se vale a pena. Pense se está disposto a abrir um ciclo, porque com toda certeza ele será fechado em algum momento e posso garantir que é com uma verdade. 

Até mais.

6 comentários:

  1. Muuuito bom,amei prof, muitas pessoas precisando passar por aqui e dar uma lidinha hahaah, beeeijos
    -Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, Ana (Letícia?)... rs... mtas pessoas mentem achando que enganam aos outros, qdo no fundo enganam a si mesmas!

      bjs

      Excluir
  2. Lindo texto!!! É.. mentir dá muito trabalho!! E a dor na consciência que vem depois é o pior de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... a dor na consciência é desesperadora...rssrsrs... embora,acho eu, quem mente com frequência nem sente isso! rs... bjs e obrigada pela perseverança em deixar seu comentário! rs

      Excluir
  3. Nossa, perfeito para mim neste momento. Acho tão ridícula a desculpa: "mas eu não menti, eu omiti" que talvez fique mais irritada ainda.
    E concordo com seu comentário acima, tem gente que já mente naturalmente, é como uma doença. Já conheci gente assim, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Andrea, a mentira definitivamente tem fim em algum momento, por mais que algumas pessoas neguem veementemente! É triste. Também conheço gente assim... bjs
      (Adorei receber sua visita, viu? Venha sempre que sentir vontade!)

      Excluir