terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aceita um cafezinho?

Gosto de café. Na verdade gosto de tudo o que envolve o café. Ver os grãos, sentir o cheiro da moagem, participar do "ritual" que envolve a sua preparação. Adoro cafeteiras, garrafas térmicas e cafeterias. É como se isso me transportasse para um tempo (e um lugar!) que não é aqui, não é agora. Sempre que conheço uma cidade, busco por uma cafeteria. Nem tanto para saborear a bebida, até porque muitas vezes a experiência nem é agradável, mas para observar de que maneira as pessoas daquele lugar confraternizam. As cafeterias, na minha opinião, são os melhores lugares para isso. Embora o café seja uma bebida rápida, as pessoas que se dispõem a ela querem mais do que isso. Querem, em geral, desfrutar da companhia de outras pessoas que compartilham do mesmo gosto. Café não é coisa para se beber sozinho. A gente até encontra, aqui e ali, pessoas aparentemente sozinhas nas lojas, entretanto estão acompanhadas de seus celulares ou notebooks, certamente interagindo com alguém... ainda que apenas com seus pensamentos!
O café agrega. É comum ver pessoas rindo e conversando em torno de uma mesa enfeitada com xícaras e seus acompanhamentos (bolinhos, biscoitinhos e chocolates!). Existe uma certa magia em torno desse "pretinho". Há quem diga que faça mal, que é proibido para as crianças (que ficam ainda mais curiosas para saber quando poderão prová-lo e, orgulhosamente dizem: "Minha mãe deixa!").
Pelo sim, pelo não, cada um tem uma relação particular com o café... mesmo que não goste dele. Eu gosto!
Quando estive em Paris, em um restaurante da Champs Élysées, após o jantar resolvi tomar um cafezinho. Meu namorado, que sabe o quanto gosto de café, me passou o cardápio e a lista de bebidas era variada. Alguns eu conhecia de nome, outros não. Geralmente eu perguntaria ao garçom do que se tratava, mas desta vez, decidi experimentar sem perguntar. Gostei tanto que em todas as outras cafeterias que entrei e que ofereciam a mesma bebida eu experimentei, mas nenhum era igual a aquele do Café di Roma. E é por isso, que eu coloco aqui a "receita" (super difícil! rs) do café que eu tomei. Aproveite!

Café Viennois

Nada mais é do que um café com creme. Mas o que eu tomei no Café di Roma era quase creme com café, pois a proporção era essa. De-li-ci-o-so!
Então eu comprei uma garrafa de chantilly (facilmente encontrado em qualquer supermercado!). O meu, depois eu vi, é produto italiano, talvez por isso fosse tão parecido com o de lá.
Eu fiz assim: Em uma xícara coloque o creme do fundo até a borda.


Em seguida, coloque o café pelas laterais do creme. Ele vai derreter um pouco, mas isso não é problema. Se preferir, adoce o café antes. Complete com creme novamente para ficar bonito. Polvilhe canela se gostar e decore com um chocolate, pedacinho de canela ou anis estrelado, como eu fiz. Fica lindo para servir após um almoço ou apenas para fazer uma "graça" para seus convidados.

Café Viennois

Desde que cheguei de viagem, já repeti a dose algumas vezes. E já servi para outras pessoas também! Sucesso garantido.

Até breve.

17 comentários:

  1. Que charmoso. Está anotado !
    Karina

    ResponderExcluir
  2. Charmoso e gostoso! Pode fazer que vai agradar... bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei! Acredita que já me peguei sentindo o cheiro e o gosto dele desde aquele dia...delicioso!!!!! Quero outro, Kika!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu soubesse disso, teria feito hj pra vc! Fica pra próxima... bom demais, né... em um dia de TPM, com um chocolatinho com menta pra acompanhar...ai! Td de bom!... rs

      Excluir
  4. Eu sou uma apaixonada por café! Gosto do cheirinho, das diversas maneiras de como é servido...
    Amo cafeterias, também! Vou para encontrar gente querida, papear, e mesmo para estudar! Sem contar que existe um charme todo especial nestes lugares!!! É sempre muito acolhedor.
    E então, partiu tomar um café?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ou não é a sua cara esse post? Eu sabia!
      O melhor acompanhamento para um café é, sem dúvida, uma boa companhia! E isso, Pat, vc é sempre!
      bjs
      Ps.: Faz sim... é fácil e muuuuito bom!

      Excluir
  5. Ah, vou experimentar fazer, aqui, este "creme com café"!!!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Oi Inês! Que bom ver vc por aqui! Adorei a visita e o comentário... faz que vc vai gostar muito... fora que é lindo né? bjs... apareça sempre, viu?

      Excluir
  7. Tenho uma relação de longa data com o café. Logo, adorei o post!
    O café é bom... mas o que fazemos enquanto tomamos café, ah, isso sim é especial. Ficamos mais ligados no outro - e o outro em nós. A sagacidade passageira que este estimulante nos dá é ingrediente para ótimas sacadas e comentários engraçados - é como estar bêbado ao contrário.
    O calor do café convida, conforta a mão, a garganta e o coração. Como dito aqui, ele agrega.
    Não é a toa que um acordo, negócio ou encontro começa muito bem se uma das partes sugerir "vamos tomar um café?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Leonardo, é uma pena que os comentários só possam surgir após o post ser escrito, pois este seu texto seria mais do que perfeito para enriquecer o meu! Faço minhas as suas palavras... posso? rs
      Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Não precisa exagerar, hehehe. Como o café é um dos prazeres fundamentais da minha vida, já reflito sobre ele já faz um bom tempo. Fosse o post sobre outro assunto, eu apenas poderia dizer banalidades.
      Além do mais, minhas linhas só foram possíveis pelo fato da inspiração delas ter sido seu equilíbrio entre objetividade e lirismo, tudo isso conduzido em um raciocício muito gostoso - como um café.

      Excluir
  8. Ok, Leonardo. Vou aceitar o elogio! rs... a beleza do diálogo é que o texto se enriquece à medida que cada um coloca um pouquinho de si em suas palavras. Um não existe sem o outro, portanto... parabéns a nós! rs...
    Continue visitando este espaço, que é um pouco de todo mundo, sempre que quiser! Até.

    ResponderExcluir
  9. Ficou profissa mesmo amiga!
    bjs. Vanessa.

    ResponderExcluir
  10. Aprendi a gostar de café com o Rodrigo. Na verdade, prefiro o ritual ao gosto! rs O cheiro é... realmente d-e-l-i-c-i-o-s-o! Obrigada pelo texto (tão gostoso qt o aroma do café no ar...) e pela receita! Meu marido vai amar a surpresa!(eu tb!!! rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Sâmia... faça sim que vc e Rodrigo vão adorar... depois me conte! Que bom que gostou... bjs

      Excluir