sábado, 11 de agosto de 2012

Mística

Acredito verdadeiramente em conexões. Há quem diga que é coincidência, sincronismo ou qualquer outro nome que se queira dar. Ontem, em uma reunião profissional que, na verdade reúne várias amigas, surgiu uma proposta para comemorar o aniversário de 7 anos do nosso trabalho. A ideia em questão é uma mística. Adorei o nome, a ideia mais ainda, mas fiquei curiosa para saber qual seria a definição de "mística". Se todo mundo sabe o que é e a ignorância é só minha, peço desculpas, mas realmente não sabia do que se tratava, e até agora não estou bem certa se já sei o significado, mas, ao menos, eu tenho uma ideia. Mística, místico, misticismo sempre me remeteu a algo escondido, misterioso. Qual não foi a minha surpresa quando encontrei a resposta em uns sites católicos! Descobri que a mística é perceber algo que é real, porém invisível. Algo que se sente, mas não é tangível. Mas por que eu comecei o texto falando sobre conexões? Porque a mística pretende algo que sempre foi o meu objetivo com o blog... sensibilizar as pessoas para as coisas que não podemos ver, mas que estão aí, em algum lugar. É mostrar que precisamos nos tornar capazes de  perceber que o bem gera o bem. Na mística católica, fala-se da presença de um Deus que se sente. Eu acredito nisso, mas para quem prefere usar outra definição, pode chamar de energias positivas, boas vibrações e auras claras. A minha intenção com o blog é despertar a sensibilidade, exercitar o olhar de contemplação para que se possa admirar as coisas bonitas da vida. Quando escrevo um texto quero expor aos outros o que eu penso, mas acima disso quero tentar ajudar de alguma forma. Se eu consigo fazer com que algumas pessoas parem para pensar em seus atos, parem de lamentar o que deu errado e comecem a ver a vida de uma maneira mais positiva, todo mundo sai ganhando. Nada me deixa mais feliz, e eu já disse isso outras vezes, do que receber de alguém o reconhecimento de que o que eu escrevi serviu para ele como um alerta para refletir. Acho que o propósito passa por aí. Chega de ligar o piloto automático e sair por aí fazendo as coisas de forma mecânica. Somos humanos, pensamos, sentimos e afetamos o outro a cada pequena atitude. Quem nunca se sentiu tocado ao ouvir uma história emocionante de alguém que nem se conhece? Isso é a prova de que quando nos permitimos entrar em sintonia com o outro, coisas maravilhosas acontecem. É impossível sair ileso de uma relação, seja ela qual for. Relação presume troca, e não há como trocar o que quer que seja e com quer que seja, sem deixar um pouco de si e levar um pouco do outro. Se antes mesmo disso acontecer eu coloco à minha frente uma barreira de proteção, eu não permito que a troca aconteça. O que tiver que vir, bate e volta. Já parou para pensar que quando você rebate o que o outro está dizendo você nem mesmo está ouvindo o que ele está falando? Portanto, antes de dizer que não concorda, escute. Mais do que isso, ouça! Parece a mesma coisa, mas não é. Escutar é apenas captar os sons que vêm até você. Ouvir é transformar estes sons em sentido. Antes de dizer que mesmo assim você não concorda, procure entender qual foi o pensamento de quem falou e só então, emita a sua opinião. Não é para sair achando tudo lindo. É para desligar o piloto automático... simplesmente!
Tome o controle dos atos, mas permita-se sentir fragilizado...
Não perca a sensibilidade... Apenas se conscientize!

Até breve

10 comentários:

  1. Chumiga...nessa vc arrasou!!!! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Amei chumi... Nossa reunião ontem foi ótima e muito inspiradora. E vc como sempre dando um orgulho danado a gente.Pa- Ra- BÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, Bruna, obrigada pelo seu comentário! De fato, inspirou a todos...

      bjs

      Excluir
  3. Ei,Cris!!
    Que texto liiiindo!
    Vc, como sempre...arrasando!
    ...acho que por muitas vezes eu fico no "piloto automático", mas na maioria do tempo, eu não percebo.
    A-DO-REI o texto...ele mexeu comigo!
    Parabéns por conseguir, de forma tão nobre, tocar/sensibilizar cada um de seus leitores!
    Vc é MUITO especial!!
    Bjs, bom domingo e uma excelente semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Ana Paula, obrigada! Fico feliz de ter te tocado de alguma forma... acho q todos nós ficamos um pouco no piloto automático... é necessário à sobrevivência em alguns momentos... o que não podemos é transformar isto em regra... refletir sobre os atos é sempre bom! bjs e obrigada, novamente, pelo comentário tão carinhoso!

      Excluir
  4. Que texto maravilhoso, Crisinha!

    A mística vai além do que pode ser visto, mas que está presente, que nos atravessa, que nos afeta, que transcende o entendimento comum...

    O seu blog tem muito disso, de nos atravessar, de nos tocar, de nos despertar para um novo, que sempre esteve presente, mas que o tal do piloto automático nos desvia a atenção o tempo todo. É importante que saiba, que antes do blog, tudo isso já andava nos transformando, pq esta é vc! Vc é assim! E nos afeta o tempo todo! O blog não seria o sucesso que é, se não fosse seu! Este é um cantinho muito especial e agradeço a vc por isso, por compartilhar tanta coisa bacana, por nos fazer transbordar, quando tantas vezes, a correria diária nos enxuga.

    É muito bom ter cada uma de vcs por perto! E como vc disse, é mais que uma reunião meramente profissional, a nossa. É uma reunião entre amigas que sonham juntas, que acreditam juntas na transformação de quem faz parte, de quem tá muito interessado em olhar para o outro, de perceber, de descobrir linguagens de acesso sincero ao outro. E este outro é tão a gente, né? A gente se compõe a partir dele...

    AMEI o seu texto!!!

    Uma beijoca grande da amiga-chumi rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa, PAt... vc fala de um jeito tão bacana que eu fico até sem ter o que responder! Obrigada pelos comentários, pelos elogios e por sua presença. Se o meu blog é um sucesso por ser meu, ele existe por sua causa, afinal, quem me convenceu a escrevê-lo foi vc... não se esqueça! A ideia é mesmo a de transbordar, de mudar o instituído, de pensar naquilo que normalmente fazemos de forma automatizada... que possamos pensar e sentir mais!

      bjs

      Excluir