sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia do amigo

Uma vez, ainda na adolescência, fui a um show. Daqueles que a gente só vai porque já estava com ingresso, em um daqueles dias que você gostaria mesmo é de ficar em casa. O show, em questão, era do MPB4. Era um desses festivais culturais que traziam vários nomes para a cidade. Tudo bem que a minha idade não condizia com o estilo do show, mas apesar de qualquer coisa eu sempre apreciei boa música, sobretudo quando composta por vozes poderosas. Como não estava muito a fim de ir, não criei qualquer expectativa. Estava na onda de "o que vier é lucro"! O grupo estava comemorando, naquela ocasião, 25 anos juntos e todo o show girava em torno da amizade dos quatro cantores. Falaram de amizades famosas e até vestidos de super-heróis os senhores do palco apareceram. Em dado momento, no entanto, eles falaram uma frase, que confesso não saber a autoria, mas que até hoje para mim faz todo sentido. Dizia: "Amigo que é amigo, é amigo apesar de tudo, mas amigo, amigo mesmo, é aquele que continua amigo apesar de nada!" De tão óbvia é genial. Faço destas as minhas palavras. 
Gosto da amizade por ser o tipo de relação mais democrático que existe. A amizade não tem cor, idade, sexo, classe social, não tem hora marcada, não tem troca nem exclusividade. Pode-se dividir entre vários, um só, um par constante, um imenso grupo. Você pode ter um milhão de amigos e se considerar tão sortudo quanto aquele que conta apenas com a amizade de um. Há as amizades temporárias, as duradouras. Há as eternas e as que retornam para a nossa vida depois de um tempo. Há os amigos para rir, ou para chorar. Existem amigos que gostam de contato frequente, mas há aqueles que continuam amigos mesmo quando não falamos por meses e meses. Tenho amigos recentes e outros de infância. Tenho aqueles para quem posso contar de tudo e tenho os que preciso resguardar algumas opiniões, mas nem por isso são menos amigos que os outros. Há quem barganhe amizade. Não acredito na amizade que exige em troca. Que é uma via de mão dupla ninguém duvida, mas deve-se ser tão espontâneo quanto feliz em compartilhar!
Certa vez em um texto aqui do blog, escrevi que sou feliz porque sei que tenho amigos queridos ao meu lado. E sei mesmo! Não divido as pessoas em colegas, parentes e amigos. Tenho aquelas com as quais não tenho intimidade, mas confesso que para mim não é necessariamente difícil ter intimidade com as pessoas. Não sei por qual razão, tenho uma característica que faz as pessoas me contarem as coisas, então, para mim é relativamente fácil sair por aí agregando novos amigos. A amizade é assim, ela agrega, conforta, consola, diverte, fortalece, distrai, doa, une, mas acima de tudo, a amizade completa. 
Sei que tenho amigos queridos ao meu lado porque faço questão de tê-los. A amizade é tão importante para mim, que o meu amor, além de qualquer coisa, precisa ser meu amigo, meu companheiro, torcer para o meu sucesso, aceitar meu ombro nos momentos necessários. 
Quem quiser ser meu amigo, deve dispor um pouquinho de si mesmo para compartilhar a vida comigo. Amigo pela metade não existe. Amigo é inteiro, é de verdade. Amigo é pra sempre, mesmo que um dia acabe.

Neste dia do amigo, que a gente possa olhar o outro com os olhos do coração, possa se doar a alguém, ou "muitos alguéns", e ser feliz acima de tudo!

Feliz dia do amigo a todos aqueles que passaram pela minha vida e deixaram um pouquinho de si...

Até

10 comentários:

  1. Parabéns por esse dia, minha amiga!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a vc tb que é minha amiga-irmã... ops... irmã-amiga! rs... bjs

      Excluir
  2. Que texto liiiindo!!!

    Ser sua amiga é tudo de bom mesmo!

    Um super abraço de "urso/felícia" em vc!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Patrícia... vc é uma amiga verdadeiramente especial para mim. Um beijo enorme e feliz todo dia pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Amiga é com muita alegria que faço parte do seu ciclo de amizades...Acho que estou entre as amigas amiga confidentes,kkkk!! Te adoro muito, você marcou minha vida de uma forma muito especial...Você me faz tanta falta...Cresci tanto convivendo com você!! Que saudades!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lu, eu é que te agradeço pelo tempo que convivemos... como nos divertimos, não? rs...Fico feliz por ter marcado a sua vida, assim como marcou a minha, estando presente, inclusive, em um desses momentos tão especiais (com cavalo e td...kkkk)... não estamos mais tão proximas fisicamente, mas as marcas levaremos pra sempre! bj grande e obrigada pela visita.. vamos matar a saudade!

      Excluir
  5. Só hoje consegui me atualizar com as postagens... mas como sou amiga mesmo... antes tarde do que nunca...rsss... adoro vc. minha amiga! Nunca vou esquecer naquele dia que eu estava tão mal e vc. foi lá em casa me visitar levando comidinhas e corujinhas lindas pra enfeitar minha parede. E o mais importante, levou seu ombro... Obrigada minha amiga, conte comigo sempre... estarei sempre aqui, com o ombro a disposição tb. De preferencia para receber notícias felizes e comemorarmos! bjo. gde. Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter uma amiga como vc é um grande privilégio... agora, ter uma amiga como vc em dois momentos distintos da vida, passa a ser inexplicável! Compartilhamos momentos bons e outros nem tanto, choramos e rimos mto em companhia uma da outra e certamente ainda faremos muito mais vida afora. bj enorme e conte comigo... sempre!
      Ps.:Fico feliz que se lembre desse dia. Um gesto tão simples, mas que foi bastante significativo, né?
      ... disso é feita a vida!

      Excluir
  6. Ficou na lembrança, nunca vou esquecer! bjo. gde. Vanessa
    PS- OBRIGADA PELAS PALAVRAS!

    ResponderExcluir