domingo, 15 de julho de 2012

Enfim, férias!

Que preguiça!!!!
Desde sempre minha mãe me ensinou a me desapegar das coisas. Acho que com isso, acabei ficando desapegada demais. Não ligo muito para coisas materiais, assim como não as conservo. São poucos os objetos dos quais tenho realmente ciúme. Por um lado isso é muito bom, pois não sofro muito quando me desfaço deles ou quando, pela própria ação do tempo, eles acabam. Em todas as férias eu tinha a tarefa, desde pequena, de abrir as gavetas e escolher aquelas peças que passaria adiante. Geralmente eram roupas que não me serviam mais, ou que eu já havia "enjoado" de usar, e brinquedos que pelo meu próprio amadurecimento já não faziam mais os meus olhos brilharem... assim, ficava apenas na memória aquilo que um dia me fizera muito feliz!
E assim as coisas continuam até hoje. Em todos os períodos de descanso, mergulho no guarda-roupa e separo aquilo que não me serve mais no momento... reza a lenda que tudo o que você não usa no período de seis meses, não faz falta. Para ser mais cautelosa, vamos considerar as estações do ano. Tudo o que você não usou no inverno passado, já pode ser dado para alguém que vá aproveitá-lo melhor. Se der muita tristeza na hora de separar as roupas, pense pelo lado positivo: sobra mais espaço para roupas novas!
Até pouco tempo atrás, eu achava que falar nesse assunto era "chover no molhado". Como isso sempre foi muito natural para mim eu não poderia imaginar que para alguém não fosse. Mas, relatando o meu "ritual de férias" por aí, me deparei com um monte de gente que não faz o mesmo. Foi então que eu pensei em algumas sugestões para serem feitas nestes 15 dias de descanso que além de mim, tenho certeza, são compartilhados por muitos leitores deste blog. Aí vão:

1 - Despeje todas as roupas das gavetas e cabides em cima da cama. Dá um certo pânico, porque fica uma bagunça danada, mas vá por mim. Se fizer a tarefa por etapas não fica tão bom. Se o seu armário for muito grande, faça um lado, depois o outro, mas é importante tirar tudo, pois assim você pode passar um paninho umedecido com água e vinagre por dentro e visualizar o tanto de roupas desnecessárias que você tem. Neste momento, separe em uma pilha, sem pensar muito, todas as roupas que serão dadas. De preferência, peça a alguém para passar as roupas adiante, pois se você fizer isso, cairá na tentação de salvar algumas pecinhas.

2 - Repita a operação com as gavetas de papeis. Temos uma tendência absurdamente grande de acumular papeis. Também não pense muito. Livros que não te interessam mais devem ir para um sebo, serem doados para uma biblioteca comunitária ou, até mesmo, dados aos amigos que já demonstraram interesse pelos temas. Isso ajuda a reciclar a energia das coisas. Boas intenções geram boas intenções. Outra questão é o próprio prazer de dar fim em algo que estava ali apenas ocupando espaço e a sua cabeça, que certamente, se incomodava com a situação de tempos em tempos!

3 - Dedique algum tempo desses quinze dias para fazer alguma coisa que você realmente gosta. De preferência coisas que você não tenha tempo normalmente, ou que você estava esperando uma oportunidade para aprender. Um trabalho manual, uma comida, um passeio, uma visita, um exercício físico. Se escolher algo que precise de regularidade as férias são boas para isso, pois o tempo livre que você terá, é suficiente para criar o hábito e ter vontade de continuar com a atividade depois que voltar para o batente.

4 - Leia um livro. Peça um livro emprestado, empreste um para alguém. Cadastre-se em uma biblioteca ou mesmo compre um livro e comece uma coleção. Bons títulos não faltam, assim como não vai faltar oportunidade de compartilhar com alguém a ideia que você acabou de conhecer. Ler é um vício. Lamento não ter mais tempo para a leitura, mas certamente durante as férias, este será um dos meus programas.

5 - E por último, mas não menos importante, permita-se sentir preguiça. Permita-se não fazer nada. O descanso é tão ou mais significativo que os períodos de "luta". Deixe-se levar pelo sol quentinho na varanda, pelo vento do lado de fora, pelo cochilo da tarde embalado por uma chuvinha na janela. Permita-se demorar no banho, cantar no chuveiro, ficar de toalha enrolada no cabelo até escova nenhuma dar jeito no penteado. Ficar de bobeira a manhã toda, para então à tarde não fazer nada também. Permita-se um dia de coisa nenhuma... nos outros 14, vamos viver!

Boas Férias.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Adorei as dicas, prometo fazer algumas, mas principalmente a última (kkkk). Ao separar as roupas, pense em mim, afinal de contas seu manequim já está menor. Quero ver se tomo vergonha e mudo meus hábitos também. Tenha certeza que vou me inspirar em você. Bj grande e boas férias :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que presente, servir de inspiração!!!! Pode deixar que lembrarei de vc nas arrumações...rsrsrs... bj grande e na volta das férias, vc me conta dos seus progressos...!

      Excluir
  2. Nossa, tenho feito tanta coisa que eu gosto nessas férias...ir para o meu cantinho inventar, inventar, inventar, tem sido maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lu... sabe que as minhas férias passaram e eu nem vi? Acho q nunca tive um período tão improdutivo... mas valeu.. ficar a toa tb faz parte da vida! Rs... Q tenhamos um bom retorno! bjs

      Excluir