terça-feira, 24 de julho de 2012

Efeito Sanfona

Emagrecer não é fácil! Acho que todo mundo concorda com esta afirmação. Diz-se por aí, que toda mulher sempre quer emagrecer uns 2 quilinhos pelo menos. Com a atual ditadura da magreza, acho que este número já subiu um bocado. Há quem se sinta plenamente feliz com o ponteiro da balança lá nas alturas, mas a grande maioria anda mesmo insatisfeita com a própria aparência. Acho que isto é predominantemente um problema feminino, já que a maioria de nós ganha um peso extra após alguma idade. Brincadeiras para explicar o fenômeno não faltam, mas a questão é que a natureza parece mesmo ser mais generosa com os homens do que com as mulheres.
Antes de qualquer coisa, emagrecer é uma questão de saúde, em tempos de um mundo obeso! Venho me deparando com uma situação pessoal que é a busca por um corpo magro em troca de uns anos a mais sem ter que tomar remédios para a hipertensão, prognóstico bastante provável dentro da família a qual eu pertenço.
Não posso negar que muitos outros benefícios vêm acompanhando a boa saúde. A facilidade de vestir roupas que estavam esquecidas no armário devido à diferença entre o manequim e a sua circunferência, a pele mais radiante, a autoestima que melhora e arrasta, por tabela, muitos elogios. É um ciclo. Dizem que eliminar 5% do seu peso já seria suficiente para uma mudança de qualidade de vida. Já cheguei a este patamar e posso dizer que realmente funciona. Tenho percebido que estou mais bem disposta, e a pressão arterial, que era o meu objetivo, já normalizou.
Voltando à primeira frase do texto, muitas vezes a gente desanima só de pensar em emagrecer. Vemos aqui e ali um sem número de programas de incentivo à uma vida saudável, reeducação alimentar, prática de exercícios físicos, blá, blá, blá... feliz ou infelizmente, para emagrecer não existe fórmula milagrosa. Vale a regra: quanto mais facilidade para emagrecer, mais facilidade para engordar depois. Isto acontece porque não dá tempo do organismo se acostumar com o novo peso e a memória que ele tem é a do peso anterior, o que faz com que ele, rapidamente, queira voltar à antiga forma. 
Quem quer emagrecer é porque engordou mais do que deveria. Ou seja, o sacrifício faz parte do negócio. É claro que as loucuras estão banidas do "cardápio" de quem busca saúde. As máximas da dieta continuam as mesmas desde que o mundo é mundo. Se você ingere mais calorias do que gasta você vai engordar. Como em uma conta bancária, se você gasta mais do que tem, você fica no "vermelho". O corpo é uma engrenagem fabulosa, de uma perfeição que assusta e bastante sábia. Ele poupa energia se você não come direito, se arma para estar sempre a postos se você vive estressado, ao passo que entra em um ciclo virtuoso se você se dispõe ao exercício. Outra coisa importante é buscar ajuda profissional se você está fazendo a sua parte e nada acontece. Foi o que ocorreu comigo. Entrei na academia em janeiro, e apesar de não estar me dedicando tanto quanto deveria, precisava considerar que ao sair de uma condição de sedentarismo para a de algum exercício, o efeito deveria aparecer, ainda que de forma lenta. Pois o que aconteceu foi o contrário. Em 4 meses ganhei 3 quilos e nem foi de músculos. Primeiro eu fiquei péssima, tentei entender o que havia com o meu corpo e, por fim, resolvi que precisava ir a um endocrinologista. Apesar do ganho de peso, felizmente, as minhas taxas estavam todas normais. Mesmo assim, a médica me explicou que minha tireoide estava meio preguiçosa e me deu um remédio para normalizar a função. Resultado: Emagreci quase 5 quilos em 2 meses. Além dos remédios, passei a me dedicar mais à academia e foquei na corrida de rua como incentivo para melhorar meu desempenho. Ainda estou infinitamente longe de um bom resultado, mas fico feliz de completar as 3 provas de 5km que fiz este ano e consegui reduzir, em virtude da perda de peso, 6 minutos no total da prova. É uma vitória e tanto para quem, até pouco tempo atrás, não conseguia correr 100 metros sem ficar com um palmo de língua para fora.
Não tenho uma solução milagrosa para quem está insatisfeito com o próprio peso, mas espero servir de inspiração e incentivo para quem quer se dedicar a melhorar a própria qualidade de vida.
Comece hoje... persista sempre!


Boa sorte!


Até mais

8 comentários:

  1. Ameeei prof,o importante é que cada um esteja de bem com o próprio corpo e tenha uma excelente qualidade de vida, beijo:)
    Ana Letícia - 3001 Cerb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Ana Letícia! O importante é ser feliz com o que tem, mas ter força suficiente para mudar o que não está legal! Viva a qualidade de vida! rs.. bjs

      Excluir
  2. Oi, Cristiane
    Finalmente consegui ler o seu blog. Adorei!! Você escreve muito bem. Já pensou em escrever um livro?
    Esta questão do peso é realmente complicada. Vivo este problema diariamente e aconteceu quase o mesmo que você. Entrei na academia e ganhei peso em vez de perder; dá um desestímulo danado. Pelo menos estou perdendo percentual de gordura e bem devagar. Vamos ver! Acho que a mídia interfere demais nesse aspecto para as mulheres, pois vemos diariamente (e os homens muito mais) atrizes e modelos macérrimas e lindas! A comparação é inevitável. Acho que muitas vezes nos escondemos atrás da busca pela saúde e qualidade de vida quando, na verdade, buscamos a beleza. Será?????
    Um beijo e boas férias
    Janaína (CERB)

    ResponderExcluir
  3. oi Janaína, que prazer abrir o blog e encontrar este seu comentário! Espero que volte outras vezes... sei que sua rotina é muito corrida, mas quando quiser, a "casa" é sua!
    Concordo que usamos artifícios para parecermos menos vaidosas.(rs). Acho que até pouco tempo atrás, meu objetivo era estético, mas posso afirmar que, neste momento, ele está em segundo plano. De qqr forma, viva a beleza, afinal ela tb é um aspecto da saúde, não? bjs e até!

    ResponderExcluir
  4. rsrsrs quem mais fala de emagrecer com uma foto de pizza???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora ora anônimo... se fosse um rabanete não haveria efeito sanfona... são essas gostosuras - pizzas, chocolates, e outras coisas maravilhosas - que nos fazem ficar assim!!! rs...

      Excluir
  5. Já confessei que você está servindo de exemplo pra mim!
    Comece hoje... persista sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Marcela, que orgulho ouvir isso! Espero fazer jus às suas expectativas...rs... comece hoje e persista sempre!
      bjs

      Excluir