sábado, 7 de julho de 2012

Na matemática do tempo...

Ontem me dei conta de que não escrevo desde segunda-feira... me assustei! Eu que sempre me orgulhei de conseguir manter a calma e o descanso mesmo em meio a tantos afazeres percebi que nesta semana, ao menos, fui surpreendida com o passar do tempo. O que fizeram com o intevalo que existia entre a segunda e a sexta-feira? Costumavam ser 3 dias entre elas, mas por alguma razão "mágica" eles desapareceram... ou quase!
Estava ainda no meu cardiologista esta semana e ele falava da importância de diminuir o ritmo, de contemplar as coisas que acontecem ao nosso redor e, enquanto ele seguia na tarefa de me convencer, eu, do meu lado, pensava que aquele discurso não era para mim já que eu me considero (considerava?) alguém bastante capaz de parar, observar, admirar. Acabei de descobrir que talvez as coisas não sejam mais assim para mim. E como eu percebi? Ora, perdendo a noção de que uma semana inteira se passou sem que eu pudesse me dedicar ao blog, sem que eu me lembrasse todas as tarefas realizadas nestes dias, sem que eu conseguisse listar o tanto de lugares vistos. Estive, como sempre, em muitos locais e com muitas pessoas, mas desta vez elas passaram por mim como um filme projetado. Fiquei assustada. Foi um alerta!
Será que o meu médico tem mais razão do que eu imaginava? Tudo bem, esta foi uma semana atípica. Fim de semestre, aniversário de sobrinho, namorado com uma "folguinha" providencial... mas nada disso deveria ser motivo forte o suficiente para me esquecer de viver cada coisa de uma vez!
Observei, ainda agorinha, que havia mais de 24 horas que eu não ligava o computador... não é grande coisa, mas estando em casa, eu sempre estou com ele "no ar". Não desta vez!
Será que somos capazes de perceber quando é que precisamos desacelerar? Sempre fui daquelas que dá conselhos sobre parar de fumar, sobre fazer exercício, uma dietinha ou qualquer mudança de hábito que possa melhorar a qualidade de vida. Será que justo eu não estou percebendo a modificação que preciso fazer para melhorar a minha vida?
Não me considero alguém com uma qualidade ruim de hábitos. Não fumo, bebo eventualmente (e bem dentro do limite!), como frutas, verduras e legumes, e rio bastante. Mas a verdade é que eu trabalho demais, dirijo demais, durmo de menos, bebo pouca água e, sim, sou acelerada! Tenho aquilo que chamamos "síndrome da pressa". Percebo que corro mesmo quando não estou com pressa. Faço as coisas de forma acelerada, porém, como sou perfeccionista, faço bem feito... combinação desastrosa! Já diz o ditado: "A pressa é inimiga da perfeição". Ora, alguma coisa aí fica sacrificada e, neste caso, recai sobre mim. Lastimável! Gostaria de ter energia infinita, força e coragem na mesma medida. Mas não tenho. Preciso de sono, de descanso e de tempo para ficar a toa. Qual é o problema disso? Nenhum. Só que querer fazer 359 coisas em 24 horas e ainda por cima ter tempo para dormir, é uma matemática do impossível. Simplesmente não fecha...
Se no balanço o saldo está sendo negativo, é hora de rever os custos, diminuir os gastos, usar os recursos com parcimônia, porque na poupança do tempo, não há uma segunda chance de aumentar o patrimônio. É aqui e agora!

Preciso rever minhas prioridades...

Até!

4 comentários:

  1. É Cris, infelizmente na matemática da vida as coisas são diferentes, Nesse caso acho que a conclusão é realmente desacelerar. Mas tudo isso é devido aos "muitos" acontecimentos. Bjs e se cuida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Marcela... como eu disse esta foi uma semana atípica, mas preciso tomar cuidado para não arrumar desculpas demais para explicar o que está acontecendo e passar a achar q tudo isso é normal, pq não é! Eu me cuidarei... cuide de vc tb! bjs

      Excluir
  2. Não é nada disso...ou não é somente isso...não escrever no blog, depois daquele texto ma-ra-vi-lho-so (não é Amauri?) em que vc dedicou toda a sua energia, para homenagear pessoas "megaespeciais", te deu a sensação do tempo ter passado rápido demais...rsrsrsrs...brincadeirinha!!!
    Eu adorei estar com vc esta semana, no meio da correria!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas estas experiências foram mesmo maravilhosas... o que me coloca em alerta é não me dar conta da passagem do tempo... mas, faz parte! A coisa é tornar significativo para ser memorável! Estar com vcs esta semana, certamente fez diferença na minha vida! bjs

      Excluir