terça-feira, 17 de julho de 2012

Prioridades

Diversas vezes já li no facebook frases do tipo "Não trate com prioridade quem te deixa em segundo plano", ou algo do tipo. Confesso que tenho um certo problema com esses pensamentos com cara de filosofia-de-porta-de-banheiro. Mas por alguma razão, isto para mim faz sentido. O que é prioridade afinal?
Quando alguém nos pede para fazer algo para ela, temos a nítida sensação de que aquilo não é assim tão importante porque o que foi pedido é fundamental para o outro, e não para nós. Agora, se a pessoa que pediu nos é cara, tornamos o seu pedido uma coisa prioritária para nós. Ora, não é o que será feito que dá significado à atitude, mas o sentimento que temos por quem pediu. Prioridade não é algo que se solicite. É algo que vem do outro como um "presente". Por uma razão, ou por outra, elencamos aquilo que é importante e o colocamos em primeiro lugar. Simples assim.
Se pararmos para pensar, tudo (ou muita coisa!) é baseado em prioridades. Tempo, dinheiro, atenção, pessoas.
Voltando ao pensamento citado lá em cima, embora seja absolutamente clichê, porque nos sujeitamos a dar prioridade se o mesmo tratamento não nos é dispensado? Por que reservamos a nossa urgência para pessoas que colocam à sua frente 10000 outras coisas na lista de tarefas. Não sei dizer de que forma definimos as prioridades. Acho até que elas mudam com o passar do tempo e a necessidade. A questão, neste momento, é tentar entender por que isso acontece. Será que, de certa forma, tornar alguém prioridade na sua vida é uma forma de satisfazer a si mesmo? Uma forma de se sentir bem em permitir que o outro seja a razão das suas atitudes primeiras? Dar prioridade é gostoso, faz bem. Ser colocado em segundo plano, por sua vez, traz frustração. Traz uma sensação de não ser bom o suficiente para ser merecedor do "primeiro posto" na vida do outro. Como lidar com isso? Quando eu descobrir, eu conto!
Por agora, acho que a única coisa a fazer é estabelecer outras prioridades, começando por você mesmo! Se  para outra pessoa você não pertence ao topo da lista, passe você a fazer parte do ponto mais alto. Se dar prioridade é gostoso porque é natural do ser humano cuidar, ser a própria prioridade é reconfortante. Ninguém vive sozinho e isso é bem verdade, mas entre a coletividade e o amor próprio, não hesite em ficar com o segundo!
Sobre as prioridades, (ah!) há muita coisa interessante para se investir por aí. E com o resto do tempo? Aí você destina a quem te coloca em segundo plano... quem sabe assim o outro perceba que você é a coisa mais importante que existe!

Priorize-se!

Até...

2 comentários:

  1. Rumo ao amor próprio, não??
    As vezes confiamos nos outros e esquecemos de nós, pior é quando " a gente quebra a cara".
    Bjs

    ResponderExcluir