segunda-feira, 12 de março de 2012

Águas de Março

A meteorologia explica que fenômenos climáticos estão impedindo a chuva de chegar até aqui. E por aqui, o clima nem de longe lembra o de outros tempos.
É bem verdade que no Brasil as estações do ano nunca foram muito definidas, mas...
Sempre tivemos apenas duas estações: a fria e a quente. As outras duas são apenas caminho para elas.
Desde pequena ouvia a música que dizia "são as águas de março fechando o verão...". E onde elas estão? O clima quente anuncia que a chuva está próxima, mas por alguma razão, ela não emplacou tanto quanto nos versos da canção. Tom Jobim nos dias de hoje teria que arrumar outro mês para falar das águas, que, por conseguinte, fechariam outra estação.
O que está acontecendo com o planeta? Ainda me lembro dos muitos casacos usados no tempo de escola, em que nada parecia agasalhar o suficiente. Havia um charme especial em ver no termômetro apenas um dígito servir para a marcação das baixas temperaturas. Não sei se seria correto dizer que o tempo aqueceu. Eu diria, em seu lugar, que o clima virou do avesso, isso sim. Quando é para fazer calor, esfria. Quando é para chover, a seca toma seu lugar... e assim acontece com todo o resto. Ainda me lembro do tempo que algumas frutas só podiam ser encontradas nas suas épocas originais. Eram caras, raras e, por isso mesmo, valiosas. Se por um lado o acesso aumentou e tornou mais fácil encontrar-se de tudo, a beleza da raridade foi embora. Não há mais valor em conseguir comprar uma caixa de morangos porque elas, hoje, podem ser comidas durante todo o ano...
Até que ponto essa facilitação da vida moderna nos tornou consumidores implacáveis e sem consciência?
(...)
Curiosamente a chuva começa a cair nesse momento.
"...São as águas de março fechando o verão..."

Por um instante tenho a sensação de que a vida voltou ao normal!

Até mais.

4 comentários:

  1. Ontem questionávamos exatamente sobre o clima de Petròpolis e chegamos a conclusão que aqui não existe clima, apenas temperatura (rsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... concordo, mas curiosamente, desde que escrevi este post, tem chovido todos os dias... kkkkk...bj

      Excluir
  2. ♪ ♬ ...São as águas de março fechando o verão
    É a promessa de vida no teu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiiiii... amei essas notinhas musicais! Como se faz pra colocar? Me ensina?rs... bjs

      Excluir